Reflexões para o Dia de Finados
Anualmente, em 2 de novembro, no Dia de Finados, o Brasil homenageia as pessoas falecidas. Familiares e amigos vão aos cemitérios levar flores, velas e fazer orações diante dos túmulos dos entes queridos que partiram. A forma de encarar a morte pode ser muito diferente entre as pessoas, de acordo com a religiosidade, crenças e tradições. No entanto, há sempre uma reflexão a se fazer sobre ela. É comum sentir saudade, tristeza e dor, porque a ausência se faz mais presente. Constatar a nossa impotência e indistintamente o destino de todos leva-nos a fazer reflexões para o Dia de Finados. Encontre algumas questões a serem aprendidas e compartilhe com carinho. Incentive a viver com intensidade!
Compreender o momento do desligamentoÉ difícil para qualquer um aceitar a morte de um ente querido, independente do motivo. Desejamos ter a pessoa no nosso convívio. Alguns não vão ao cemitério nem no Dia de Finados, para não tomar contato com a realidade de que somos incompetentes para compreender o momento do desligamento. A compreensão desse mistério pode vir com a evolução espiritual – ou talvez nem venha –, cabendo-nos apenas assimilar a vida como passageira. Viva com intensidade!
CopiarCompartilhar
Brevidade da vidaNo Dia de Finados, reservamos um momento para ir ao cemitério visitar o túmulo de um ente querido. Dedicamos uma prece com respeito e memória pelo que ele representa na nossa vida. Manifestamos a nossa saudade e o sentimento de ausência. Colocamos flores, acendemos velas e podemos adotar outros rituais. Porém o mais importante é refletir sobre a brevidade da vida, para aproveitá-la com intensidade e dignidade. Pense sobre isso nessa oportunidade!
Demonstre a saudade que você sente por um falecido querido
CopiarCompartilhar
Desapego materialO Dia de Finados é especial para refletirmos se a nossa vida é exemplar, se as nossas ações cotidianas convergem também para o benefício das pessoas que nos cercam. É o momento de pensarmos sobre a nossa evolução espiritual nesta vida e sobre o nosso desapego das coisas materiais, que são efêmeras. De fato, nada levaremos conosco. Reflita sobre como você se relaciona com a espiritualidade e sobre o que acredita existir após a morte.
CopiarCompartilhar
PlaylistLeia nossas reflexões ouvindo músicas para lembrar de quem sempre estará em seu coração.
Siga-nos no Spotify e acompanhe essa e outras playlists exclusivas.Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
O amor é o que vale deixarNo Dia de Finados, é saudável pensar sobre o quanto demonstramos às pessoas da nossa vida, a profundidade do amor que sentimos por elas, o quanto elas nos são importantes e queridas. É a ocasião para lembrarmos sobre o quanto fomos amados por alguém que nos deixou e trazer à tona esse exemplo que podemos seguir. Por isso, manifeste sempre o seu afeto, pois é isso que permanece na memória e marca a nossa alma. O amor é o que vale deixar!
Deixe o melhor de você e torne-se eterno na vida de alguém!
CopiarCompartilhar
Bom exemploO Dia de Finados existe para que nos lembremos dos familiares e amigos já falecidos e agradeçamos por termos recebido amor, exemplo, lições de vida e, principalmente, momentos compartilhados de alegria que nos fazem ter uma boa recordação. Nessa data, fazemos uma prece e pedimos a Deus pela paz aos nossos finados queridos. Reflita se a sua vida é um bom exemplo a ponto de trazer a mesma saudade e os bons sentimentos que você sente por quem já partiu.
CopiarCompartilhar
Mais sobre o Dia de FinadosDia de Finados
Frases para o Dia de Finados
Mensagens de Dia dos Finados para whatsapp
Mensagens de saudade para o Dia de Finados
Poemas sobre o Dia de Finados
Ser feliz sem prejudicarO Dia de Finados é também conhecido como o Dia dos Mortos. Nessa data, podemos homenagear as pessoas que foram significativas na nossa vida, estiveram conosco e deixaram saudade. Fazemos orações e nos aproximamos da realidade de que um dia também o túmulo será a morada do nosso corpo físico sem vida. A nossa constatação nos remete a refletir sobre a necessidade de viver intensamente e buscar ser feliz, sem prejudicar ninguém. Pense sobre isso.
CopiarCompartilhar
Viver bem, com amor e alegriaConstatamos, no Dia de Finados, a nossa impotência diante da morte, a nossa pequenez e o indistinto destino de todos. Percebemos a importância de viver bem, com amor e alegria, pois a nossa existência nesse corpo tem fim. A dúvida constante é sempre sobre quando e como a morte vai acontecer para nós. Desejamos que seja sem sofrimento. Se o fim da sua vida fosse hoje, o que ela representaria? Quanto você faz para que ela valha a pena? Avalie!
CopiarCompartilhar
Marca positiva na vidaDependendo do cemitério que visitamos no Dia de Finados, vemos lápides com epitáfios. Alguns são frases simples e padronizadas, que não expressam o que a pessoa falecida representou na vida de quem conviveu com ela. Por isso, construir memórias positivas nos relacionamentos é tão importante para se fazer especialmente lembrado. Mesmo as pessoas famosas são lembradas pelos entes queridos com particularidades. Deixe a sua marca positiva na vida!
Saiba viver intensamente. A vida é feita de momentos!
CopiarCompartilhar
Tudo é revividoÉ devastador ter que conviver com a perda de um filho que tirou a própria vida, em meio a dúvidas e, muitas vezes, críticas. No Dia de Finados, muitas questões e dores vêm à tona, e parece que tudo é revivido. Por isso, quando o comportamento de ir ao cemitério não fizer bem, não há por que insistir. Vale mais fazer uma oração em casa, focar uma lembrança feliz, dedicar palavras de amor e permitir-se sentir saudades, evitando conflitos internos.
CopiarCompartilhar
Consolo para uma perdaPrecisamos acreditar que após a morte existe um lugar melhor, uma vida mais feliz e de paz, para encarar a morte na frieza que ela representa, principalmente se ela decorrer de uma situação inesperada. É um consolo para uma perda. No Dia de Finados, há pessoas que oram pelos entes falecidos para fortalecer essa crença e para, mais uma vez, encontrar conforto. Permita-se sentir saudade e faça o que for necessário para obter alento.
Conforte alguém querido com versículos da Bíblia sobre luto
CopiarCompartilhar