Mensagens de whatsapp sobre o Novembro Roxo
A Organização Mundial da Saúde alerta que o nascimento prematuro (antes das 37 semanas de gestação) é um problema mundial de saúde pública infantil. Novembro é o mês da conscientização sobre a prematuridade neonatal. São desenvolvidas ações que incentivam a realização do pré-natal, as informações sobre os sinais de complicações gestacionais ou de parto pré-termo, a amamentação, o acompanhamento dos pais na UTI neonatal e sobre os avanços na área. O roxo, símbolo da sensibilidade e da individualidade, significa transformação. Com o objetivo de informar, incentivar e apoiar os pais em relação ao assunto, criamos as mensagens de WhatsApp sobre o Novembro Roxo. Compartilhe, com sensibilidade!
Participe dos cuidados com o bebêQuando um bebê nasce a pré-termo, os pais sentem ansiedade e insegurança, o que é muito normal; afinal, há desafios a serem enfrentados. Entretanto, para eles, a interação com o bebê começa no hospital, no período em que ele está sendo cuidado para se fortalecer e se desenvolver. Então pegar no colo, dar banho, amamentar, se for possível, e participar dos cuidados diários do bebê prematuro são oportunidades para os pais interagirem e vê-lo crescer!
CopiarCompartilhar
Permita-se estar tristeDependendo dos motivos que levaram um bebê a nascer prematuramente, os pais enfrentam desafios que incluem “altos e baixos” na saúde do bebê, podendo vivenciar momentos de alegria e de tristeza o tempo todo, com queda nas próprias forças. É importante permitir-se ter esses sentimentos e buscar conforto em quem puder oferecê-lo, pois ajuda a desestressar e renovar as energias. Os pais podem aumentar a cumplicidade, apoiando-se mutuamente!
CopiarCompartilhar
Mais sobre Novembro RoxoNovembro Roxo
Reflexões sobre Novembro Roxo
Frases para status sobre o Novembro Roxo
Mensagens de consicientização sobre o Novembro Roxo
Frases de saúde sobre o Novembro Roxo
Legendas para fotos osbre o Novembro Roxo
Frases de apoio ao Novembro Roxo
Incerteza e insegurançaPais de bebê prematuro normalmente enfrentam a incerteza e a insegurança sobre tudo que a criança já cedo vai enfrentar e sobre o quanto ela terá que lutar. O importante é que se façam presentes, acolham e acompanhem todo o período em que o bebê estiver reunindo forças para deixar o hospital. Alguns bebês, mesmo sendo frágeis fisicamente, têm uma força poderosa dentro de si. Os pais fazem essa força emergir quando demonstram amor e incentivo!
Combata a prematuridade neonatal com conscientização
CopiarCompartilhar
Amadureça tambémEnquanto o bebê prematuro permanece no hospital, os pais conhecem outras famílias nas mesmas circunstâncias. É saudável uns ajudarem os outros, conversando sobre as dúvidas, conhecendo as histórias dos bebês, transmitindo recados, buscando comida, dando carona, acompanhando as vitórias e fazendo qualquer gentileza que tenha um valor enorme nessa hora. É possível ampliar a visão de mundo e amadurecer ainda mais com esse momento!
CopiarCompartilhar
Nascimento prematuro de gêmeosCerca de 30% das mães com gestação gemelar entram em trabalho de parto prematuramente. Os médicos fazem o máximo para que os bebês cheguem a pelo menos 34 semanas no ventre materno. Os pais normalmente já sabem que os bebês gêmeos poderão nascer a pré-termo. O período em que ficam crescendo no hospital requer dos pais atenção e trabalho conjunto. Assim, pais de gêmeos prematuros precisam apoiar-se para viver e transpor esse momento desafiador!
Alerte as mães de gêmeos sobre tudo em dobro, também o amor!
CopiarCompartilhar
O neonatoQuando nasce um bebê, o pai é também o neonato. Ao se deparar com o nascimento prematuro de seu filho, ele enfrenta a frustração, a incerteza do desconhecido e trava uma luta em que tudo pode ser muito novo. Encontra uma energia que mal sabia ter e faz tudo para manter a esperança pelo melhor. Ele deseja levar para a casa a sua continuidade de vida e mostrar o seu amor, com serenidade, no aconchego do lar. Ele quer viver o lindo sonho de ser pai.
CopiarCompartilhar
Aceite ajudaOs pais precisam dedicar-se à nova vida que está no hospital porque veio ao mundo prematuramente. Todo o resto fica por fazer em casa, com outros filhos e até em relação à própria alimentação. Pedir e aceitar a ajuda de pessoas com as quais se pode contar e que se dispõem a auxiliar permite focar o bebê prematuro. A rotina é exaustiva e custosa. Quando tudo passar, os gestos de amor e solidariedade poderão ser retribuídos com muito carinho.
CopiarCompartilhar
Acompanhamento pré-natalPara qualquer mulher que será mãe, é fundamental saber que o acompanhamento pré-natal é muito importante para minimizar os riscos de prematuridade do bebê, inclusive com exames que podem identificar qualquer complicação gestacional. Mas a mãe que acabou de ter um bebê pré-termo precisa saber que há inúmeros fatores que levam a isso, e alguns são imprevisíveis. O foco deve ser ficar bem e dedicar ao bebê todo o carinho que ele merece e do qual ele precisa!
Inspire-se para uma gravidez de amor a si e ao bebê
CopiarCompartilhar
Pai heróiO pai do bebê prematuro é um herói real. Além de lidar com as próprias inseguranças, ele acompanha o seu pequeno ser, que já luta pela vida, e ainda apoia a mãe, que, recém-saída do parto e com toda a situação, pode estar muito fragilizada – principalmente se for a primeira experiência. Mesmo sendo um momento difícil, esse homem tem a oportunidade de enxergar a vida de uma forma totalmente nova. Ele mostra proteção e cuidado, adquirindo fortalecimento.
CopiarCompartilhar
Classificação dos prematurosA classificação para os prematuros individuais envolve: os extremos (até 28 semanas), muito prematuros (até 32), moderados (até 34) e tardios (até 37 semanas). Esse parâmetro serve de base para que o médico defina quais ações serão tomadas. A tecnologia e a Medicina estão muito avançadas, o que dá confiança para a mãe do bebê prematuro lutar junto com o seu filho para que ele resista e adquira o peso e a saúde necessários para deixar o hospital e crescer como qualquer bebê nascido a termo.
Fortaleça com incentivos a mãe que acabou de dar à luz!
CopiarCompartilhar
Informe-se sobre as campanhas de conscientização de outros mesesJaneiro branco | Janeiro roxo
Conheça outras campanhas de Conscientização
Fevereiro laranja | Fevereiro roxo
Março Vermelho | Março azul
Abril verde | Abril azul
Maio amarelo | Maio cinza
Maio laranja |Junho vermelho
Junho verde | Julho amarelo
Julho verde | Agosto dourado
Agosto verde-claro | Setembro amarelo
Setembro verde | Outubro rosa
Novembro azul | Novembro roxo
Dezembro laranja | Dezembro vermelho