Reflexões sobre a manutenção da saúde mental
São as reflexões sobre a manutenção da saúde mental que nos ajudam a ter uma nova perspectiva sobre as questões que nos provocam tristeza, tédio, desânimo, angústia, ansiedade e tantos outros sentimentos negativos. Cuidar da sua mente é tão importante quanto cuidar do seu corpo, então, consulte-se com um(a) profissional da psicologia sempre que possível. Existem transtornos mentais que podem ser fatais! Não deixe para depois o exercício de autocuidado e de autoconhecimento que é refletir sobre aquilo que o preocupa. Se você não está se sentindo bem, procure ajuda. A sua vida importa e você faz muita diferença positiva no mundo!
Use um espelho diferenteCom a imposição dos padrões de beleza, é compreensível que as pessoas não consigam enxergar a própria e única beleza. Olhamos para o espelho e vemos todos os julgamentos que fazem sobre cada aparência, e isso prejudica a saúde mental de qualquer um. Olhe para um espelho diferente, no qual só a sua opinião sobre você importa. Sua autoestima irá aumentar com o tempo, se você for capaz de reconhecer a beleza da sua essência.
CopiarCompartilhar
Reconhecer o próprio potencialReconhecer o próprio potencial é difícil quando somos criticados ou quando fazemos algo errado. A saúde mental pode ser comprometida nessas situações, porque perdemos a dimensão de tudo o que somos capazes e nos reduzimos a um evento ou a uma opinião. Não deixe as críticas e os resultados ruins o abalarem. Você é o conjunto de uma série de momentos e errar faz parte de algum deles, mas não o define.
Auxilie a pessoa que sofre de depressão com mensagens de compreensão
CopiarCompartilhar
As escolhas que não nos agradamAlguma vez você já tomou uma decisão que se revelou a pior possível no final das contas? Você deve ter sentido a sua saúde mental ruir ao relembrar todos os cenários que poderiam ter sido escolhidos em vez daquele. Por pior que essa sensação seja, é importante que você reconheça que o passado não pode ter poder sobre o seu futuro. Sempre é possível consertar o que não nos agrada, mesmo que levemos um tempo para alcançar resultados diferentes.
CopiarCompartilhar
O mundo está indo muito malÉ difícil viver em um mundo que tem tanta desigualdade e tanto sofrimento. Ser privilegiado(a) não traz alívio, porque ainda sentimos que temos um dever para com as outras pessoas. A sua saúde mental será prejudicada se você tentar carregar o mundo nas costas, então, foque atividades efetivas e em grupo, para que você tenha outras pessoas com quem compartilhar a responsabilidade de construir um mundo melhor para todos.
CopiarCompartilhar
Quando tudo parece perder o sentidoO fim de um relacionamento, de qualquer tipo, pode trazer uma sensação de vazio. Inúmeros questionamentos começam a rondar nossa mente e nos despedimos de uma boa saúde mental. É em um momento como esse que você precisa lembrar que o amor que sente por si não pode depender de outra pessoa. Faça as pazes com você, reconheça suas qualidades e aprenda a se amar pelos seus olhos, sem o aval de outra pessoa.
CopiarCompartilhar
Todas as pessoas merecem respeitoVivenciar situações de opressão é um ataque à existência e à saúde mental de uma pessoa. Não existe explicação para ataques verbais, físicos ou psicológicos. Se você tem passado por situações assim e não consegue ver todo o seu valor, procure apoio de pessoas que se identificam com você, crie novas referências e abrace a possibilidade de estar entre aqueles que te valorizam e te respeitam.
Lute contra a opressão que você sofre com coragem
CopiarCompartilhar
Hora de fazer novos amigosVocê já teve um amigo que não parecia feliz com as suas conquistas? Ou descobriu que ele não era sincero com você? Ter a confiança traída sempre é uma experiência triste e enfurecedora, que dificulta a manutenção de uma boa saúde mental. Em vez de se questionar onde você errou com essa pessoa, aceite que ela não deve fazer parte da sua vida e que está na hora de fazer novos amigos. Não mude sua essência para agradar alguém!
CopiarCompartilhar
Nem sempre o amor vem da famíliaExistem muitas situações que podem nos fazer questionar o amor que nossas famílias sentem por quem somos. Por mais que a ideia de que a família é a base do amor seja muito difundida, nem sempre isso é verdade. Buscar aprovação de pessoas que não respeitam quem você é pode comprometer a sua saúde mental. Construa uma nova família com quem te entende, te respeita e reconhece a sua importância no mundo!
CopiarCompartilhar
Alguém em quem confiarTer alguém em quem confiar é a melhor forma de preservar a sua saúde mental. Essa pessoa pode ser alguém da sua família, uma pessoa do seu círculo de amigos ou algum(a) profissional da saúde. Encontre forças para procurar ajuda sempre que sentir que a depressão, a ansiedade, a tristeza, o estresse e a angústia estão lhe consumindo. Você importa! Cuide da sua saúde física e da sua saúde mental com muito empenho!
CopiarCompartilhar
A cobrança nunca chega ao fimNinguém gosta de receber cobranças o tempo inteiro. No trabalho, na escola ou no ambiente familiar, sentir a pressão de terceiros é um dos agravantes para os problemas que envolvem a saúde mental. Demonstre como você se sente, organize seu tempo para dar conta de tudo e continue ciente do seu potencial. Se não estiver conseguindo lidar com a pressão, busque auxílio psicológico ou mude de ambiente, na medida do possível.
Conheça os efeitos negativos que a pressão pode causar
CopiarCompartilhar