10 coisas sobre a autoestima que você precisa saber
Ao falar sobre a importância de desenvolver a própria autoestima, poucas pessoas falam sobre os efeitos reais que esse processo irá promover em você. Você pensa que a autoestima fará com que você se sinta bem o tempo todo? Ou que você vai começar a pensar que é uma pessoa perfeita, que não precisa melhorar nenhum aspecto da sua personalidade? Não é nada disso! Desenvolver a sua autoestima é um processo de autoconhecimento que pode ser difícil e inconstante, mas que trará ótimos resultados. Aprenda mais sobre isso com 10 coisas sobre a autoestima que você precisa saber e sinta a diferença na sua vida cotidiana!
Tchau, autocrítica!A maior parte dos danos à nossa autoestima é prescrita. Muitas vezes respondemos às rejeições e falhas nos tornando autocríticos, listando todos os nossos defeitos e deficiências, depreciando a nós mesmos e basicamente nos punindo quando já estamos para baixo. Em seguida, usamos fracas justificativas para o dano à nossa autoestima quando ela já está machucada. Diga adeus a essa autocrítica desnecessária e a essa conversa interna punitiva.
CopiarCompartilhar
Controle é tudoTer uma autoestima muito alta não é necessariamente o melhor. Idealmente, sua autoestima deve ser alta, mas não muito alta. Os narcisistas tendem a ter elevados sentimentos de autoestima, mas ela também é frágil e instável. É por isso que pessoas com uma autoestima boa e estável tendem a ser muito mais saudáveis psicologicamente do que pessoas com autoestima alta, que são mais frágeis e dependentes.
CopiarCompartilhar
Sistema imunológico e emocionalA alta autoestima funciona como um sistema imunológico emocional. Quando nossa autoestima é mais elevada, somos menos afetados pelo estresse e ansiedade, experimentamos rejeições e fracassos com menos sofrimento e nos recuperamos deles de forma mais rápida. Assim, cultive melhor sua autoestima para ter um poderoso sistema imunológico emocional que te protege de danos emocionais e psicológicos.
Reflita sobre amor-próprio com mensagens sobre autoestima
CopiarCompartilhar
Diferentes tiposExistem diferentes tipos de autoestima. Os cientistas geralmente concordam que nossos sentimentos de autoestima são globais (como você se sente sobre si mesmo em geral) e específicos (como você se sente sobre si mesmo em funções e domínios específicos de sua vida). Embora todos nós tenhamos vários domínios de autoestima específica, nem todos eles são igualmente importantes. É importante saber analisar e aproveitar cada um deles em seu benefício.
CopiarCompartilhar
Aceite o feedbackPessoas com baixa autoestima são resistentes em receber um feedback positivo. Ter baixa autoestima nos torna resistente aos próprios elogios e agradecimentos que possam melhorar nosso sentimento de autoaceitação. Quando nossa autoestima está baixa, nos sentimos indignos de elogios e, na verdade, ficamos estressados com as expectativas elevadas que acreditamos que o elogio pode trazer. Portanto, aceitar e retribuir são remédios poderosos!
Aprenda a manter a autoestima alta todo dia
CopiarCompartilhar
Tudo a ver com vocêA autoestima não está relacionada à atração física. Às vezes o mundo interno nos acha bonita, mas não enxergamos isso. O que faz a diferença é a forma como nos apresentamos e nos vemos. Autoconfiança está diretamente ligada a isso, é preciso trabalhar e isso nos fortalece. Não é fácil, mas precisamos nos tornar maiores e cultivar o amor-próprio. Isso não tem a ver com a beleza ou atração física. Tem a ver com você.
CopiarCompartilhar
Atenção para dentro de vocêUsar produtos ou completar cursos e workshops para impulsioná-la não resolve. O remédio está dentro de cada um. Nossa memória nos prega peças e pode distorcer tudo fazendo com que acreditemos que nunca alcançaremos o modelo ideal. Então acreditar apenas também não resolve. É importante saber o que causa a baixa autoestima e se conhecer e valorizar. As coisas começam internamente e transbordam para fora da gente.
Encante-se com mensagens que vão levantar sua autoestima
CopiarCompartilhar
O impacto que a vida te causaAcompanhe uma péssima partida de futebol. O que ela te causou? Se for o seu esporte favorito, muitos danos, se não for algo importante para você, nenhum. Se seu sonho for ser um jogador de futebol profissional, é certo que esse momento vira uma escola. Aprenda a dosar os acontecimentos e como eles te afetam. Tire proveito de tudo que puder e siga uma vida de sucesso. Atente-se ao impacto que cada acontecimento da vida lhe proporciona.
CopiarCompartilhar
Afirmações positivasImpressionante como as afirmações positivas podem fazer pessoas com baixa autoestima se sentirem pior. Irônico pensar que são elas que precisam de afirmações positivas, mas tendem a se sentir pior consigo mesmas. Quando uma afirmação está muito fora de nosso sistema de crenças, tendemos a rejeitá-la. A chavinha precisa virar e construir uma alta autoestima, que se beneficia dos elogios cada vez mais e crescer rumo à felicidade plena.
CopiarCompartilhar
Inconstância no dia a diaNossa autoestima flutua dia a dia e hora a hora. Temos dias diferentes, podemos acordar em um momento nos sentindo bem, nos aceitando e totalmente inseguros em outro instante. Tendemos a pensar em nossa autoestima como sendo geralmente boa ou ruim, mas é muito mais fluida do que isso, ela muda continuamente para cima e para baixo com base no feedback interno que damos a nós mesmos e no externo que recebemos de nosso ambiente. Por isso, atenção!
Veja o que você precisa saber sobre quem tem baixa autoestima
CopiarCompartilhar