Valorizando as mulheres da literatura
A literatura é algo ótimo para relaxar e ampliar nosso conhecimento. Que tal usá-la para conhecer um pouco mais sobre a história de luta das mulheres? Separamos grandes obras de escritoras incríveis para você conhecer.
A Cor Púrpura Alice WalkerEsse é um romance feminista que narra as angústias de uma mulher negra nos Estados Unidos racista do começo do século XX. É uma ótima leitura para conhecer uma realidade de uma época distante, mas que contém sentimentos e ideias que estão vivos até hoje.
CopiarCompartilhar
Ou Isto ou Aquilo Cecília MeirelesUma obra de poesia que demonstra toda a sensibilidade da autora frente as escolhas que a vida coloca em nossos caminhos.
CopiarCompartilhar
Jane Eyre Charlotte BrontëUm romance que serve como apoio à ideia da emancipação da mulher frente a uma sociedade machista que ainda a coloca como dependente do homem. Defende a ideia de que a mulher pode ser independente e trabalhar, sem necessariamente ter que casar.
CopiarCompartilhar
A Hora da Estrela Clarice LispectorUm dos livros mais conhecidos de Clarice Lispector e uma obra-prima da literatura brasileira. Conta a história de uma imigrante nordestina e suas dificuldades na sociedade carioca da época.
CopiarCompartilhar
Orgulho e Preconceito Jane AustenUm clássico da literatura britânica, Orgulho e Preconceito trata, entre outras coisas, sobre o desenvolvimento do caráter e da moral dos jovens. Apesar de o livro ter sido escrito no século XIX, ele toca em assuntos que são polêmicos até hoje.
CopiarCompartilhar
O Segundo Sexo Simone de BeauvoirUm livro obrigatório para quem tem interesse em adotar uma postura mais feminista. As ideias e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade são expostas por essa talentosa escritora.
CopiarCompartilhar
Dalloway Virginia WoolfUm dos livros mais conhecidos de Virginia Woolf e publicado no mundo todo, Dolloway é um romance que conta a história que se passa em um dia da personagem Clarissa Dolloway. É um romance psicológico com reflexões filosóficas, além de um retrato dos anos 20.
CopiarCompartilhar
Eu Sou Malala Malala YousafzaiUma história verídica que denuncia a crueldade de um mundo que sofre com o terrorismo, mas defende a esperança de que a educação e a valorização da mulher podem mudar o planeta para melhor.
CopiarCompartilhar
Americanah Chimamanda Ngozi AdichieA visão de uma imigrante nigeriana nos Estados Unidos, que volta para o seu país de origem depois de anos. Um livro que nos leva a refletir sobre questões como imigração, racismo e desigualdade de gênero.
CopiarCompartilhar
Vida Querida Alice MunroEscritora canadense e detentora de um prêmio Nobel, Alice Munro conta nesse livro quatorze histórias de uma maneira única e característica de seu estilo literário. Tensão, sutileza e loucura entrelaçam os caminhos dos diversos personagens do livro.
CopiarCompartilhar
A Menina sem Qualidades Juli ZehUma das escritoras contemporâneas que mais se destacam na Alemanha e Europa, Juli Zeh nos leva em seu livro aos conflitos e problemas do status quo que o velho continente passa hoje em dia.
CopiarCompartilhar
Todos Nós Adorávamos Caubóis Carol BensimonUm romance que conta a história do reencontro de duas amigas da faculdade e os conflitos que cada uma delas passam depois de anos separadas. Vale a pena conhecer a obra dessa escritora gaúcha.
CopiarCompartilhar
A Casa dos Espíritos Isabel AllendeUm clássico da literatura latino-americana. Conta a história da família Trueba com um contexto político e social em destaque no romance.
CopiarCompartilhar
Meu Coração de Pedra-pomes Juliana FrankUm romance que conta a história de Lawanda, mulher cheia de peculiaridades que trabalha na limpeza de um hospital enquanto lida com as dificuldades da esperança de conseguir o homem desejado.
CopiarCompartilhar
Ariel Sylvia PlathQuando a emoção e a técnica se unem para expressar sofrimento em poesia, não tem como dar errado. Recomendado para os amantes de poesia e simpatizantes do sofrimento humano.
CopiarCompartilhar