Dicas para ter lembranças inesquecíveis
Não deixe as coisas ruins tomarem conta de suas memórias. Faça das más recordações uma exceção. Deixe apenas os pensamentos e recordações positivas serem inesquecíveis!
Relembre seus sonhosDe manhã, nem sempre é fácil conseguir reconstruir tudo que sonhamos à noite, mas nossos sonhos podem revelar aspectos de nossa mente que precisamos conhecer, fortalecer nossa memória, além de serem uma história divertida de lembrar. Ao acordar, tente reconstruir seus sonhos antes de se mexer, comece a escrever um diário, conte aqueles mais interessantes para alguém. Lembrar de seus sonhos ficará mais fácil quanto mais você tentar.
CopiarCompartilhar
Exercite sua menteMente sã, corpo são, já diziam os romanos. Não é só seu corpo que precisa de exercícios regulares para se manter saudável. Para fortalecer a memória e lembrar-se com mais facilidade de coisas importantes, também é fundamental treinar o cérebro. Não caia na rotina: isso não significa fazer algo diferente todo dia, mas sim fazer as mesmas coisas de formas criativas e inovadoras. Dessa forma, sua mente e, por consequência, sua memória ficarão sempre afiadíssimas.
CopiarCompartilhar
Faça vídeos e filmes de momentos especiaisPode ser apenas um vídeo de alguns segundos com amigos queridos, ou a filmagem de todo o seu casamento. É sempre bom rever cenas de um dia especial. Nos dias de hoje, fica ainda mais fácil registrar esses momentos com o celular, então esse é um hábito fácil de criar. Com algumas habilidades de edição de vídeo, as filmagens se tornarão ainda melhores. Peça para algum amigo ou aprenda você mesmo e veja seus momentos únicos se tornarem lembranças inesquecíveis.
CopiarCompartilhar
Tire fotosPara guardar aquele momento especial, nada melhor do que registrá-lo numa fotografia! Não é preciso ser um profissional para ter belas imagens de acontecimentos que nos emocionam, basta escolher a hora e o local certo e pronto: com um clique, você vai poder reviver essa alegria sempre que quiser. Só não cometa o erro de, principalmente em viagens, ficar mais preocupado com a foto do que em curtir o momento. A fotografia só importa quando é o registro de algo que se viveu!
CopiarCompartilhar
Faça álbuns de fotografiasNão basta só tirar as fotos, é preciso preservá-las também. Hoje em dia, é comum deixarmos as fotos no computador, mas nada se compara a ter um álbum para observá-las. Revele suas fotos favoritas e capriche no álbum onde você irá guardá-las. Você pode comprar um pronto ou até fazer o seu, em um caderno apropriado. Use seus dotes de artesanato e faça um álbum perfeito para mostrar aos amigos as fotos mais lindas daquela viagem, festa ou momento especial!
CopiarCompartilhar
Concentre-seIndependente do que você esteja fazendo (conversando, assistindo a uma aula, a um filme, lendo um livro), concentre-se apenas naquela tarefa. Ser multitasking pode ser uma característica apreciada, mas a verdade é que se você realizar múltiplas coisas ao mesmo tempo, corre o risco de esquecer algo sobre todas elas. Tanto no trabalho quanto na vida social, quantas vezes você teve que perguntar do que um amigo estava falando porque estava olhando para o celular? Ao se focar em uma coisa de cada vez, você tem mais chances de se lembrar dos detalhes sobre tudo.
CopiarCompartilhar
Leia muitoA leitura alia o fato de ser algo relaxante com uma atividade que exige concentração e que ensina coisas novas. Ou seja, todos os fatores necessários para fortalecer a memória. Ao lermos, estamos absorvendo informações e expandindo a capacidade de nosso cérebro de reter esses novos fatos. Além disso, quanto mais você lê, mais o hábito se torna natural em sua vida, trazendo benefícios constantes para a sua memória.
CopiarCompartilhar
Ouça novamente antigas históriasConversar com nossos parentes mais velhos - pais, tios e avós - mantém viva a memória da família. Eles sempre irão gostar de contar histórias do passado, que, por sua vez, são muito divertidas de ouvir. E se você quiser, peça a eles para contá-las mais de uma vez. Os detalhes ficarão mais ricos em sua mente e, no futuro, quando alguém lhe pedir para relatar como sua família era, você vai ter um grande arsenal de memórias para contar e encantar.
CopiarCompartilhar
Escreva um diárioPode parecer antiquado - em tempos de atualizações online instantâneas sobre tudo - se dedicar a escrever um relato sobre as coisas importantes que vivemos. Mas essa ainda é uma das formas mais interessantes de relembrar dias e momentos bons. Você pode escrever no papel ou até no computador, o que tiver mais a ver com você. Qualquer que seja o formato, um diário para guardar suas memórias será um item muito valioso no futuro, sempre que você quiser relê-lo e se encantar de novo com tantas recordações especiais!
CopiarCompartilhar
Mantenha uma agendaOrganização também é a chave para uma boa memória. Não se engane pensando que “lembrar tudo de cabeça” é melhor. Ao anotar tarefas e datas importantes, você já está reforçando essas informações em seu cérebro. Lê-las novamente no início do dia é a garantia de que elas ficarão guardadas. Além disso, uma agenda pode ter a sua cara: só um bloco de notas, um caderno para também anotar frases ou escrever histórias, a agenda do celular para quem vive conectado...
CopiarCompartilhar
Use seus cinco sentidosTransforme seus dias em ricas experiências sensoriais. Não se atenha apenas a visão ou a audição ao vivenciar algo, preste atenção nos sons, cheiros, luzes, cores e sabores. Assim, ao pensar em algo, sua mente será inundada de mais de um tipo de lembranças. Isso não apenas expandirá sua memória, como também lhe dará recordações ainda mais encantadoras ao longo do tempo. Um perfume irá te lembrar de uma viagem, uma imagem de trará recordações de um amigo e assim vai...
CopiarCompartilhar
Faça associaçõesOs exercícios mnemônicos são um coringa para ajudar a memória, como todo estudante que vai prestar vestibular bem sabe. A técnica é simples: basta associar uma informação difícil a algo familiar. Isso vale tanto para frases representando elementos químicos na tabela periódica, quanto algo que você mesmo inventar para lembrar números de telefones, nomes e endereços.
CopiarCompartilhar
DescanseReconheça o valor das férias, das pausas durante o trabalho, dos momentos de lazer e relaxamento e das tarefas que não exigem muita concentração mental. Seu cérebro precisa de uma pausa para evitar lapsos de memória e aumentar a sua disposição. Exigir demais da mente também tem seu preço, já que sem descanso nosso cérebro deixa de ser criativo, perdemos a motivação, e a memória é uma das primeiras prejudicadas. Aquelas oito horas de sono? São extremamente necessárias.
CopiarCompartilhar
Valorize suas emoçõesTemos mais chances de lembrar de coisas e eventos se estes estiverem ligados as nossas emoções. Por isso, temos que aproveitar com intensidade os melhores momentos que a vida nos der. Aproveitar dias e noites com amigos, família e pessoas queridas, e revivê-los depois por meio das fotos, vídeos e recordações fará com que sua mente se esforce cada vez mais para manter esses momentos vivos em suas recordações. Sua memória não apenas será mais forte, como as lembranças boas irão superar as ruins.
CopiarCompartilhar
Não desistaÉ importante persistir e acreditar em si mesmo para ter lembranças duradouras. Não acredite que sua memória simplesmente é ruim. Nosso cérebro pode ser treinado para funcionar com mais eficiência e, com alguma dedicação, é possível reter tanto informações do dia a dia, quanto lições aprendidas e momentos vividos. Ao aprender ou viver algo novo, reviva os fatos em sua mente. Dê aquela força para que eles fiquem armazenados em sua memória.
CopiarCompartilhar