Dicas para não criar expectativas
Deixe as expectativas de lado e seja mais realista para aproveitar o momento. Permita-se voar apenas com a verdade. Empolgue-se menos e aproveite mais!
Não deixe de sonharÉ impossível simplesmente deixarmos de criar expectativas: são elas que nos fazem querer realizar sonhos, cumprir metas e traçar planos. Perder tudo isso seria como ter uma vida cinza, no “modo automático” – até mesmo porque as expectativas podem ser atingidas e até superadas (e o sentimento que se tem com isso é o melhor que existe). O grande segredo, portanto, é contar sempre com a possibilidade de reviravoltas e manter expectativas reais e possíveis.
CopiarCompartilhar
Entender o que é “desapegar”“Desapega dessas roupas!”, “Pega e não se apega”, “Ih, já desapega deste aí porque ouvi dizer que ele é o maior babaca!”. Sem dúvidas, o termo “desapegar” está em alta, já que estamos em um mundo cada vez mais individualista e menos sentimental. Mas desapegar-se seria, por acaso, só mais uma maneira de dizer “Joga fora”?, “Não ame”? Sim e não. Sim, porque é uma forma de você saber selecionar o que é bom e o que não é; e não, porque desapegar não é somente isso: é viver um dia de cada vez, não cobrar do outro mais do que ele possa oferecer, saber encarar as derrotas (para poder se reerguer) e contar com imprevistos e falhas. E para conseguir ter este tipo de desapego, não é necessário excluir todos de seu mundo e evitar sentimentos, e sim apenas ter a cabeça firme para mudanças e não esquecer-se de que a vida é feita de altos e baixos.
CopiarCompartilhar
“Faça o bem sem olhar a quem”Siga esta máxima sempre que possível, pois, desta forma, as chances de você se decepcionar com o beneficiado será muito menor. Só nos decepcionamos quando colocamos expectativas e, mesmo que inconscientemente, esperamos algum tipo de retorno ou compensação. Faça apenas o que for de coração, pois desta forma você só terá compromisso com a sua consciência e não com o possível reconhecimento do outro.
CopiarCompartilhar
Você colhe o que plantaNão responsabilize o outro por suas frustrações pessoais, somente você é responsável pelos seus atos e consequências.
CopiarCompartilhar
Reforce mentalmente que cada um tem seu caminhoTenha em mente sempre que as pessoas estão na sua vida como companheiras de jornada, mas não como propriedade sua. Seja consciente de que todos nós temos individualidades e não temos compromisso com as expectativas alheias.
CopiarCompartilhar
Não premeditar as ações e reações do outroMais uma vez, somos diferentes. Portanto, montar aquele roteiro de relacionamento perfeito – ao seu ver – antes mesmo de ser algo concreto, trará grandes chances de você se desapontar. Não se apaixone por conceitos ou ideias, se apaixone por pessoas reais.
CopiarCompartilhar
Seja “pé no chão”Faça planos, tenha objetivos e sonhos, mas não crie expectativas irreais. Tenha os pés no chão e, se possível, desenvolva um plano “B”. E se, apesar de tudo, o resultado não for o esperado, não deixe que a frustração tome conta de você. Recue, analise os fatos, e aprenda com os erros. E, obviamente, tente outra vez.
CopiarCompartilhar
Saiba lidar com a derrotaSaiba perder. Seja uma partida de futebol, uma aposta, uma discussão ou um emprego, entenda que essas derrotas fazem parte da vida. Tendo isso em mente, você consegue sonhar e ter seus objetivos, mas sempre pensando que há uma possibilidade de eles não se concretizarem (pelo menos, não no momento). Mas lembre-se: nunca deixe de insistir em seus sonhos!
CopiarCompartilhar
Ganhos e perdasAlimente o seu relacionamento com coisas boas e faça de tudo para que dê certo, mas esteja preparado para uma possível recusa e rejeição. Sendo assim, não “force a barra”, saiba a hora de recuar e não esperar da pessoa mais do que ela possa oferecer. Não cobre ou espere do outro uma retribuição à sua dedicação e, se for o caso, saiba a hora de colocar um fim na situação.
CopiarCompartilhar
Um sonho de cada vezNenhum objetivo é impossível de ser alcançado quando há empenho e determinação, mas é comum traçarmos um plano de vida contando com fatores que ainda nem existem e não incluindo um imprevisto sequer. Por isso, vá com calma. Se dedique a um sonho por vez, pois, assim, as chances de ter todas as suas vontades realizadas são maiores.
CopiarCompartilhar