15 situações comuns em um relacionamento tóxico
Muitas vezes, pessoas próximas estão vivendo um relacionamento tóxico. Algumas vezes, até nós mesmos estamos sujeitos a isso. Saiba como reconhecer se o seu relacionamento está te prejudicando.
Chantagem emocionalQuase sempre, a pessoa com quem você se relaciona apela para a chantagem emocional, que é um típico comportamento manipulador. Ela usa o medo e a culpa para controlar você psicologicamente, alertando-o das consequências se você não fizer o que ela quer. Ela pode se valer de várias “técnicas”, como vitimização, ameaças de punição ou autopunição, condicionamento de recompensas (quando promete dar algo em troca pelo que ela quer, porém quase nunca cumpre tal promessa).
CopiarCompartilhar
Controle extremoSe a pessoa com quem você se relaciona te controla excessivamente, querendo saber a todo momento onde e com quem você está e a que horas vai voltar, isso é um grande sinal de que você está vivenciando um relacionamento tóxico… Relações saudáveis são construídas na base do espaço e da confiança, e não do aprisionamento. Se você se sentir confortável, procure alguém de confiança e tente descobrir a melhor forma de lidar com essa situação delicada.
CopiarCompartilhar
Impõe limitaçõesSe a outra pessoa impõe limites às suas ações e à sua vida, fique alerta: esse é um forte indício de que o relacionamento que você vive pode ser tóxico. As pessoas devem se sentir livres e independentes sempre, mesmo quando estão ao lado de alguém, e não como passarinhos em uma gaiola, com hora certa de cantar, de comer e de dormir. As melhores pessoas do mundo são leves e livres, e não presas pelo peso das barreiras impostas por outro alguém.
CopiarCompartilhar
Ciúme possessivoTodos sabem que um pouquinho de ciúme na relação faz bem, é saudável, mas tudo com limite. E quando esse limite é ultrapassado, como reagir? Ou melhor, como identificar? Quando o parceiro não a deixa falar com outras pessoas, vasculha suas redes sociais, contatos telefônicos entre outros, em busca de qualquer aproximação sua com alguém, então isso não é normal e precisa ser freado agora para as consequências não serem graves.
CopiarCompartilhar
Controle excessivoHomens que tentam controlar demais a parceira, como se fossem donos delas, merecem uma atenção especial. Afinal, o que temem? Por que precisam ter a mulher em uma redoma para se sentirem satisfeitos? Isso é uma das características marcantes em um relacionamento abusivo.
CopiarCompartilhar
Relacionamentos tóxicosRelacionamentos tóxicos existem e todos nós estamos sujeitos a nos deparar com eles. Mas, como identificá-los? Às vezes não são apenas situações extremas, como uma agressão, que caracterizam o abuso de poder e má influência em uma relação. Por trás dos gestos, atitudes e falas, existem muitas evidências. Confira abaixo 15 maneiras de reconhecer um relacionamento prejudicial:
CopiarCompartilhar
IsolamentoPor medo e insegurança, a pessoa que convive contigo te afasta das pessoas queridas, como amigos e familiares, pois em sua mente o importante é tê-la com exclusividade e o contato muito próximo com outras pessoas pode atrapalhar isso, porque podem perceber o abuso causado.
CopiarCompartilhar
Perfil explosivoQualquer coisa é motivo para ele explodir, não é mesmo? Até um alfinete caído no chão pode desencadear uma discussão, gritos e acusações sem sentido, o que faz você se sentir impotente e culpada por algo que nem mesmo você sabe o que.
CopiarCompartilhar
Crítico ao extremoTudo o que você faz ou fala, é motivo para crítica. Se cortou o cabelo, vai ouvir uma palavra áspera. Se derrubou algo, se falou diferente, aquela roupa que comprou, o preço que pagou, tudo, absolutamente tudo virá acompanhado de uma retaliação.
CopiarCompartilhar
BarreirasSeus sonhos são barreiras para o futuro a dois, então ele lhe desencoraja, diz que não dará certo e pede até que desista, insistindo assim a conquistar os sonhos dele, do modo que ele ditar a você.
CopiarCompartilhar
A culpa é dos outrosEle nunca faz nada, ou melhor, se faz, é porque alguém começou e ele precisou “se defender”. Seu parceiro nunca é culpado de nada e tem sempre uma justificativa na ponta da língua para sair pela tangente dos problemas criados por ele.
CopiarCompartilhar
EgoísmoEm primeiro lugar é sempre ele. Nem mesmo seus pais ou filhos ocupam essa posição, então quando ele age, faz por impulso e sem se importar com o que as consequências lhe causarão. Se vão te magoar, não é culpa dele, afinal, de um jeito ou de outro ele culpará você.
CopiarCompartilhar
OfensasEssas passam a ser constantes no relacionamento e tendem a aumentar conforme o tempo passa. O que pode começar com uma palavra como “burra”, pode terminar com xingamentos de baixo calão até mesmo em público.
CopiarCompartilhar
InvejaVocê ter um reconhecimento maior no trabalho pode significar uma afronta muito grande a ele, pois em sua mente, ele precisa ter o poder total de todas as situações, inclusive financeira. Se você está feliz, ganhou uma bolsa de estudos ou foi promovida, isso será motivo de raiva e muita instabilidade emocional para ele.
CopiarCompartilhar
Regras quebradasO seu parceiro encara as regras como se fossem para ser quebradas. Então, se combinaram algo, ele não cumprirá e não dará a menor importância para o fato, mesmo que esse para você seja de extrema importância.
CopiarCompartilhar
Bebida alcoólicaBeber é sempre sinal de perigo. Afinal, ele fica agressivo, diz mais besteiras ainda e não se importa com quem está ao redor. Ele age como se fosse o centro do mundo e não dá a mínima para o que você diz, podendo até mesmo olhar e se aproximar de outras mulheres.
CopiarCompartilhar
Mudança de comportamentoQuando vocês saem, estão com pessoas conhecidas, seu parceiro é um doce de pessoa, prestativo e até engraçado, às vezes. Mas depois, a sós, se transforma. Ou seja, na frente dos outros ele mantém as aparências.
CopiarCompartilhar
Não se submetaHá casos que além das situações citadas acima, também acontecem agressões físicas. Se ocorrer isso, chame imediatamente a polícia, pois é crime perante a lei. Relacionamentos tóxicos devem ser tratados por especialistas da saúde, como psicólogos, psicanalistas e terapeutas, pois se agravam rapidamente e podem ter grandes estragos psicológicos e físicos.
CopiarCompartilhar
Desculpas em vãoDepois de um ataque de fúria, ele pode até chegar a lhe pedir perdão, chorar e dizer que isso não voltará a se repetir. Mas na primeira oportunidade coloca tudo a perder fazendo novamente, ou até pior, o que prometeu não mais fazer.
CopiarCompartilhar
Tudo é dramaSe você se sentir magoada com alguma atitude dele e reclamar, chorar ou dizer que está triste, ele dirá que é drama. Nada do que você sinta terá importância para ele, afinal, quem encarna o papel de ofendido no final de toda discussão é ele.
CopiarCompartilhar