Como identificar um relacionamento abusivo
Normalmente pessoas que enfrentam relacionamentos abusivos demoram muito para identificá-los. Depois, para conseguir sair dele, sofrem com o medo e com a dependência, mas o que verdadeiramente importa é que você não está sozinha, então não deve se calar diante de uma situação de abuso.
Se você fica mais triste do que feliz ao lado deleNão é normal existirem mais momentos tristes do que felizes em uma relação. Nem toda relação que dá errado ou era infeliz realmente era abusiva, mas isso é um sinal para o qual você precisa sempre estar atenta. Ele sempre te deixa deprimida, mas você o ama e não consegue sair desse ciclo vicioso mesmo infeliz? Talvez esse seja um sinal amarelo... Pare e repense!
CopiarCompartilhar
Ele sempre “te surpreende” no trabalho ou na faculdadeQuando a gente ama alguém, a gente quer estar com essa pessoa e isso é normal. Mas não é normal o seu namorado te levar e buscar em todos os lugares, aparecer de surpresa no almoço ou no meio da tarde com flores sempre. Para tudo existem limites e aparecer o tempo todo para te “surpreender” pode significar uma forma de controle. Avalie com cuidado.
Leia algumas mensagens para quem já viveu um relacionamento abusivo e saiba como sair dessa fase
CopiarCompartilhar
Ele bate em você “de vez em quando”Não é normal, em hipótese alguma, bater em alguém! Especialmente se esse alguém é a pessoa que você diz que ama, sua companheira. Se ele bate em você “de vez em quando”, ele pode muito bem fazer coisas piores. Isso não é amor, é violência!
CopiarCompartilhar
Ele é o seu mundo inteiroMuitas de nós amam com todo o coração e não há problema algum nisso, o problema está em depender completamente da outra pessoa. Depender de corpo e alma e não conseguir enxergar o mundo ao redor.
CopiarCompartilhar
Você sempre se sente errada nas discussõesNem sempre a gente está certa, isso é verdade, mas não é normal sempre, sempre, estar errada em uma discussão em um relacionamento. Especialmente se você começa o debate se sentindo na razão e acaba pedindo desculpas no final. Fique atenta!
CopiarCompartilhar
Se você não vê mais os seus amigos e família com frequênciaA vida adulta é bem corrida, de fato, e faz com que a gente nem sempre consiga ver as pessoas que amamos com a frequência que gostaríamos. Mas se você simplesmente está afastada dos seus amigos e família desde que começou esse relacionamento, talvez você deva parar para pensar se isso aconteceu devido à correria do dia a dia ou por conta do seu companheiro...
Veja as 15 situações comuns vividas em um relacionamento abusivo e identifique-as no seu
CopiarCompartilhar
Se ele faz com que você se sinta menor, burra ou incapazTambém não é normal você sempre se sentir menor, burra ou incapaz quando está ao lado dele. Não é normal que ele te faça pensar que tudo o que você fala ou faz é errado, te deixando sempre mais insegura ainda.
CopiarCompartilhar
Ele te fez excluir todos os seus ex da sua vida (ou das suas redes sociais)Não é porque a pessoa é ex que não é uma boa pessoa. E, muitas vezes, a gente mantém, sim, contato com aqueles que foram importantes e não há nada de errado nisso. O seu atual companheiro não pode te obrigar a se afastar de seus ex-namorados, de excluí-los de redes sociais ou da sua vida.
Conheça as frases típicas do relacionamentos abusivos e fuja dessa furada!
CopiarCompartilhar
Se ele não tolera que você converse com outros homensO ciúme não é e nunca será saudável, ciúme em excesso é mais assustador ainda. Se o seu companheiro não tolera que você converse ou conviva com outros homens, então, há um grande problema aí.
CopiarCompartilhar
Se ele te pede para mandar uma foto sua “de agora”Alguns caras pedem para que a companheira envie uma foto daquele momento em específico, pode parecer fofo no início, mas também pode ser uma forma de controle. Fique atenta!
CopiarCompartilhar
Ele te agride verbalmenteXingamentos também são uma forma de violência. Se ele te machuca psicologicamente e se te agride com palavras, provavelmente, ele não é tão bom para você quanto você pensa.
CopiarCompartilhar
Se ele controla o seu dinheiroNinguém pode controlar o seu dinheiro a não ser você. Você não deve e não precisa dar o seu dinheiro ou compartilhar sua conta com o seu companheiro. Isso não é normal e não é saudável!
Descubra se você está vivendo uma relação tóxica e entenda os motivos
CopiarCompartilhar
Ele não te “deixa” sair com as suas amigasSuas amigas, suas regras! Você deve, sim, poder sair com as suas amigas mesmo se tiver um relacionamento. Se ele não “permite” que você faça isso, então, há algum problema na sua relação. Avalie isso o quanto antes!
CopiarCompartilhar
Ele não “permite” que você trabalheMuitos homens “pedem” para que as mulheres fiquem em casa, cuidando das tarefas domésticas ou dos filhos. Se ele não quer que você trabalhe fora, mesmo que você queira trabalhar, é melhor você ficar atenta. Tudo tem que ser uma escolha sua, não dele. Afinal, vocês vivem como um casal, mas a sua vida sempre será apenas sua!
Seu parceiro é controlador? Visite a página e descubra os sinais
CopiarCompartilhar
Você já não se sente bonita, confiante ou confortável com si mesmaA maioria dos relacionamentos abusivos fazem com que a gente se sinta feia, insegura e nada confortável com quem somos. Os homens abusivos têm esse poder absurdo de fazer a gente acreditar que, se não estivermos ao lado deles, nunca mais seremos amadas porque não somos boas, bonitas ou inteligentes o suficiente. Se ele faz você se sentir assim, minha amiga, fuja! Fuja imediatamente!
CopiarCompartilhar