Conselhos para quem vive relações sufocantes
Relações sufocantes são caracterizadas pelo controle que uma pessoa tem sobre a outra, que sempre se desdobra em manipulação emocional. Pessoas que são vítimas desse tipo de relação demoram a perceber isso, mas a partir do momento em que o mal é reconhecido, as forças para quebrar as correntes se tornam ainda maiores. Porém essa força não depende somente de uma simples atitude, e sim de um conjunto de coisas, como apoio dos amigos, processos de autoconhecimento, aceitar e aproveitar a própria companhia e até mesmo sessões de terapia com psicólogos. Se você está nesse processo, aqui temos alguns conselhos para quem vive relações sufocantes. Isso pode te ajudar!
Transponha as relações que te sufocamMúsicas que te motivarão a dar adeus a quem te toma o ar
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Quanto mais informação, melhorSe você sempre sente que precisa medir as palavras ou está frequentemente assustada e com medo, já é um sinal de que algo não está indo bem. Não tenha medo de se informar e entender o que é sadio e o que é nocivo em uma relação. Assista a vídeos no YouTube, leia livros sobre o tema e busque toda a informação que julgar necessária! Essa é uma boa maneira de se libertar de algo que esteja te sufocando sem ao menos você perceber.
CopiarCompartilhar
Estabeleça limitesUm relacionamento sufocante não está associado sempre a relações amorosas. Pode estar presente também no ambiente profissional. Mas saiba que você não está exagerando! Só você sabe pelo que está passando! Primeiro, estabeleça limites emocionais. Tente conversar e exponha suas insatisfações perante a situação. Não ceda a ameaças e chantagens. Se, mesmo assim, os abusos continuarem, é hora de dar um basta na situação e se desligar desse local.
CopiarCompartilhar
Você não está sozinha!Não se isole! Encontre uma rede de apoio e compartilhe suas angústias com alguém de sua confiança. Lembre-se: você não está sozinha! Se esse relacionamento te afastou de pessoas que podem te ajudar a sair dele, não tenha vergonha de se reaproximar de amigos ou de recorrer a eles para te ajudar momentaneamente. Essa pode ser uma ajuda emocional fundamental para que você se fortaleça e encontre forças para se libertar de um relacionamento sufocante.
Mensagens de apoio que podem te confortar
CopiarCompartilhar
Proteja-seÉ importante seguir a sua vida, mas atente-se aos riscos e se proteja! Evite frequentar os mesmos lugares ou realizar atividades que fazia durante esse antigo relacionamento. Além do distanciamento psicológico, o afastamento físico é fundamental para a sua segurança. Se for o caso de um ex-parceiro com o qual você teve filhos e/ou você precisa sair de casa ou de uma medida protetiva, procure uma advogada para se informar melhor e se amparar legalmente.
CopiarCompartilhar
Seja o amor da sua vidaAo sair de um relacionamento sufocante, você pode se ver perdida. Isso é normal, já que você foi privada por tanto tempo da liberdade. Meditação e busca por autoconhecimento podem ser grandes aliados nesse momento. Lembre-se de quem você era antes daquela pessoa surgir em sua vida, fortaleça a sua autoestima e coloque-se em primeiro lugar em sua rotina. Não é egoísmo priorizar os seus sentimentos. Faça apenas o que te faz verdadeiramente bem!
Lide com a solidão e aprenda com a independência emocional
CopiarCompartilhar
Afaste-se de quem te faz malÉ mais difícil identificar relações sufocantes quando elas ocorrem no núcleo familiar e a pessoa que te faz mal é aquela que deve te proteger e acolher. Afastar-se de pais tóxicos não significa fugir, mas sim cuidar de si e preservar seu equilíbrio mental e emocional. Se seus familiares te fazem mal, afaste-se psicologicamente e, assim que possível, fisicamente deles. Não se sinta culpado por querer o seu próprio bem!
CopiarCompartilhar
Não tenha medo de buscar ajudaPor mais que não seja fácil admitir que você está em um relacionamento sufocante, o primeiro passo para sair de um é justamente identificá-lo para, consequentemente, fortalecer-se e poder se libertar. Busque a psicoterapia, pois um olhar profissional e imparcial te ajudará a identificar os sinais nocivos do seu relacionamento e como ele distorceu a sua autopercepção. Isso também evitará que você caia em outro relacionamento não saudável no futuro.
CopiarCompartilhar
Sempre há uma saídaMuitas mulheres ao redor do mundo já estiveram em relacionamentos nos quais sentiam-se controladas e sufocadas. Sempre há uma saída e você certamente encontrará o melhor caminho para seguir! Sua força já está aí dentro e cabe a você encontrá-la! Leia sobre o tema, informe-se ou converse com outras mulheres que já passaram por situações semelhantes para trocar informações e receber ajuda para superar esse momento.
Mensagens de amor-próprio para se colocar em primeiro lugar
CopiarCompartilhar
Dê um passo de cada vezSó quem vive um relacionamento sufocante dentro de casa sabe a dor que é e que nem sempre é um problema de fácil resolução. Isto porque, muitas vezes, o abusador usa a questão financeira como forma de manipulação. Antes de mais nada, crie condições seguras para sair de casa e invista em sua independência financeira. Se você sai sem essa base sólida e precisa voltar, por exemplo, pode sofrer ainda mais violências que antes.
CopiarCompartilhar
Corte todos os laços com a pessoaUma vez fora de um relacionamento sufocante, corte todos os laços com a pessoa. Tome cuidado com lembranças de épocas específicas e não se deixe levar pelas emoções. Tente analisar os acontecimentos de forma racional. A culpa e a dúvida podem fazer você se confundir e retornar para aquele ciclo de abusos. Volte aos poucos à sua rotina e não responda mensagens "por educação" nem verifique as redes sociais da pessoa ou dos amigos dela.
5 coisas para fazer após um término
CopiarCompartilhar