Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Frases de Benedito Ruy Barbosa

Jornalista, Benedito Ruy Barbosa chegou à dramaturgia através do teatro. Há anos na TV Globo, o autor coleciona sucessos. Entre eles, Pantanal, O Rei do Gado e Terra Nostra.

17/04/1931
Sem pressão Benedito Ruy Barbosa

Muitas vezes, quando você escala o elenco de uma novela, joga tudo em certos personagens. São os básicos, os que vão dar o esteio da história. Mas você também cria outros personagens para sustentar as tramas paralelas, o que frutifica e ajuda. Na hora de espichar a novela, se você não tiver isso, cai do cavalo. Nunca mudei a trama central de uma história. Jamais. E sempre terminei do jeito que quis. Nunca aceitei nenhum tipo de pressão. Não escrevo dois, três finais para uma novela: ela termina daquele jeito, e ponto final. Tenho a obrigação de contar a minha história. Então, não mudo. Mas, às vezes, há um ator que surpreende, que agarra aquele trabalho com tanta vontade que começa a crescer. De repente, quando a gente se dá conta, ele está correndo junto com os outros. Mas isso acontece porque, antes de satisfazer o público, satisfaz o autor.


Copiar
Compartilhar
Criatividade Benedito Ruy Barbosa

A criatividade do brasileiro me espanta, e me deixa orgulhoso. Converso com americanos que vêm aqui ver a nossa novela, e eles ficam abismados com a rapidez com que as cenas são gravadas. Não acreditam que a gente grave 40, 50 cenas num dia, com tamanha qualidade. Nunca me esqueço de que a gente botava a câmera dentro de um carrinho de mão, com o câmera sentado de perna aberta, e ia empurrando para fazer uma tomada. Era maravilhoso.


Copiar
Compartilhar
Pantanal no SBT Benedito Ruy Barbosa

Roubaram Pantanal, não me pagaram até hoje. O limite da criatividade do Silvio Santos chama-se Chaves. Levei [o projeto] para o Silvio Santos porque eu queria fazer no SBT. Ele não quis porque achou que podia ficar caro. Eu fiz na Manchete. Pra ele (Silvio) saiu de graça.


Copiar
Compartilhar
Novelas Benedito Ruy Barbosa

Antes de mais nada, uma novela precisa ter uma grande história de amor. Se não tiver isso, nem homem gosta. Aliás, dizer que homem não gosta de novela é conversa. Os caras torcem à beça. Mas, se a novela não estiver fundamentada numa grande história de amor, não funciona. Pode ter o pano de fundo que tiver que o público abandona na primeira semana. Você tem que pegar o público no laço, no primeiro capítulo. Mas também há momentos que o interesse afrouxa, sobe e desce. Afinal, toda novela pode ser resumida em dez capítulos, se você quiser. Então, tem que saber lidar com calma, com vagar, para não esgotar o seu arsenal de histórias. Senão, você se ferra. Mas sem uma grande história de amor, a novela não vai para frente.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Famosos que fazem aniversário dia 17 de Abril

Significado do nome Benedito

Idade Benedito Ruy Barbosa

Na nossa idade, jogo, só de cartas. Sexo sim, mas sem mexer.


Copiar
Compartilhar
Trabalho Benedito Ruy Barbosa

Estou totalmente voltado para a novela. Já escrevi 107 capítulos. Quero ficar tranquilo lá na frente. Não quero que aconteça como em Esperança, quando enfrentei problemas de saúde e os últimos capítulos foram escritos por Walcyr (Carrasco). Ele estragou tudo.


Copiar
Compartilhar
 
Histórico Benedito Ruy Barbosa

Tenho 34 novelas nas costas, não é brincadeira. Comecei na Tupi e depois fui para a Excelsior, a escola de novelas. Vim do Teatro de Arena, meu diretor era o Augusto Boal. Comecei a trabalhar com novelas sem querer. Nasci dentro de um jornal. Meu avô fundou vários jornais pelo interior, meu pai fundou o jornal de Vera Cruz. Vim aprender mesmo no jornalismo. Fui revisor no Estado e comecei como jornalista na Última Hora, em esportes.


Copiar
Compartilhar
Lar Benedito Ruy Barbosa

Eu moro mesmo em Sorocaba, no meu sítio, que eu adoro. Tenho tudo lá, poderia escrever lá, mas os médicos me falaram para ficar aqui, de medo que me acontecesse alguma coisa. Eles disseram: "Ruy, se você estiver no sítio, não chega aqui em tempo, ainda mais se estiver sozinho", como fico muito.


Copiar
Compartilhar
Personagens Benedito Ruy Barbosa

O caráter é o que marca os meus personagens – o bom caráter, a determinação para a luta, a crença nos valores positivos. Não que eu seja moralista. Mas existem coisas que procuro preservar nas minhas novelas. Por exemplo, eu considero a família a base de tudo. Só quem não tem uma família bem constituída pode negar isso. Eu tive uma vida familiar muito boa, apesar de haver perdido meu pai muito cedo. Mas tive meus avós. Tentei criar meus filhos com essa base familiar, para que eles se sentissem seguros. Acho importante preservar esses valores na novela. Embora, numa história, você tenha que lidar também com o outro lado, o da maldade. Mas detesto novela maniqueísta.


Copiar
Compartilhar
De volta Benedito Ruy Barbosa, sobre a volta ao trabalho

Minhas filhas tocaram Cabocla e eu acompanhei tudo, depois foi Sinha Moça e Paraíso. Quer dizer, eu não era peso morto na Globo, mas agora comecei a achar que estava na hora de começar a trabalhar.


Copiar
Compartilhar
Universo Brasil Benedito Ruy Barbosa

O meu universo é o Brasil. Normalmente, um ator vai a Paris ou Nova York quando termina de gravar uma novela. Eu vou para o Pantanal, para o sul de Minas ou para o Araguaia. Estou sempre mexendo com esse sertão, porque tenho uma ligação muito grande com a terra. É uma força telúrica mesmo. O ser humano é muito importante. Se você parar para observar os personagens numa roda, vai se encantar. Cada um tem uma história para contar, seja ela cômica ou trágica. Se você souber ouvir, vai se enriquecer com essas histórias. É legal falar do ser humano. No interior, há personagens fantásticos, que deixamos morrer na memória porque ninguém quer transformar suas histórias em contos, versos, seriados ou filmes. Mas eles são muito ricos. Eu vivo um pouco nesse universo. Tenho fama de ser falador, gosto de uma boa prosa, mas, quando chego nesses redutos, só fico ouvindo. Não tenho nada para falar. Tenho mais é que ouvir.


Copiar
Compartilhar
fechar