Livro Cântico dos Cânticos - Bíblia sagrada online
O livro Cântico dos Cânticos, também conhecido como Cantares, Cânticos de Salomão ou Cântico Superlativo, é um livro da Bíblia (e talvez o único) que celebra o amor sexual e emocional entre um casal, mostrando-nos o quanto isso é abençoado por Deus. Além disso, sua mensagem enfatiza que o amor deve seguir seu curso natural, nunca forçado, e que o prazer de comer e o prazer sexual vêm de Deus. Apesar de não seguir uma trama, o livro é repleto de poesias e metáforas apaixonantes. Reflita sobre como Deus se revela por meio do amor humano!
Direto ao pontoSignificado do nome Cântico dos Cânticos
Quem escreveu o livro Cântico dos Cânticos?
Quando e onde foi escrito o livro Cântico dos Cânticos?
Versículos populares de Cântico dos Cânticos
Resumo de Cântico dos Cânticos
Curiosidades sobre Cântico dos Cânticos
Livro Cântico dos Cânticos em áudio
Livro Cântico dos Cânticos em vídeo
Significado do nome Cântico dos Cânticos
A palavra "cântico" significa uma ode com tema religioso e é cantada em igrejas. Em outro significado, trata-se de um poema ou hino que busca louvar ou homenagear algo ou alguém. O nome Cântico dos Cânticos é um superlativo utilizado na Bíblia com o propósito de exaltar algo que se mostra como o mais belo de todos. Presente nos Livros Poéticos e Sapienciais, o livro Cântico dos Cânticos fica entre o Eclesiastes e o Livro da Sabedoria.
CopiarCompartilhar
Capítulos do livro Cântico dos Cânticos
O livro Cântico dos Cânticos se organiza em poemas, com 8 capítulos, alguns apresentando uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão. Na obra, a história de amor entre um rei e sua esposa é relatado, apresentando todas as etapas do relacionamento, do namoro ao amadurecimento da relação.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8
CopiarCompartilhar
Quem escreveu o livro Cântico dos Cânticos?
Existem controvérsias sobre sua autoria, contudo o livro Cântico dos Cânticos é, normalmente, atribuído a Salomão (990 a.C.-931 a.C.), rei da Israel, filho do rei Davi e da rainha consorte Bate-Seba. Autor também do Livro de Provérbios, Eclesiastes e da literatura sapiencial, Salomão recebeu de Deus sua grande sabedoria, conforme conta o I Reis, um dos livros do Tanakh e do Antigo Testamento. Tinha 700 esposas e 300 concubinas.
CopiarCompartilhar
Quando e onde foi escrito o livro Cântico dos Cânticos?Da mesma forma que a sua autoria é questionada, não há um "quando" ou mesmo um "onde" o Livro Cântico dos Cânticos foi, de fato, escrito. Algumas evidências seguem a linha da língua utilizada: o aramaico. Como o aramaico começou a substituir o hebraico depois do cativeiro da Babilônia, no final do séc. VI a.C., especula-se que os textos não foram escritos no período do rei Salomão. Muitos até o relacionam a antigas poesias românticas da Mesopotâmia e Egito.
CopiarCompartilhar
Versículos populares de Cântico dos Cânticos
Cânticos 1:2“Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.”
CopiarCompartilhar
Cânticos 1:4“Leva-me tu; correremos após ti. O rei me introduziu nas suas câmaras; em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam.”
CopiarCompartilhar
Cânticos 2:3“Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.”
CopiarCompartilhar
Cânticos 3:4“Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma; agarrei-me a ele, e não o larguei, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.”
CopiarCompartilhar
Cânticos 4:10“Que belos são os teus amores, minha irmã, esposa minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! E o aroma dos teus unguentos do que o de todas as especiarias!”
CopiarCompartilhar
Cânticos 5:8“Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que, se achardes o meu amado, lhe digais que estou enferma de amor.”
CopiarCompartilhar
Cânticos 8:6“Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.”
CopiarCompartilhar
Livro Cântico dos Cânticos em áudio
Spotify ouça a música
CopiarCompartilhar
Resumo de Cântico dos Cânticos
O desejo da mulher por seu amado
Versículos 1 a 17: neste primeiro momento, a obra começa narrando o desejo da mulher por seu amado, alegando que seus beijos são melhores do que vinho e que está ansiosa por encontrá-lo. Posteriormente o texto apresenta o flerte entre os amantes, que trocam uma série de elogios entre si: "O meu amado é para mim como um ramalhete de mirra, posto entre os meus seios" (Cânticos 1:13). Enquanto isso, ele replica: "Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas" (Cânticos 1:15). Seus poemas demonstram o primeiro momento de uma relação, envolto em conquista, com ambos enamorados.
A intimidade do casal
Versículos 1 a 17: neste texto, o diálogo continua, com os amantes trocando palavras doces, já envoltos em um namoro, demonstrando a intimidade que o casal começou a desenvolver. Em meio aos versos, a mulher sugere a suas companheiras calma na hora de buscarem o amor, a fim de encontrarem uma relação no tempo certo. Outro enfoque é descrito no trecho "pequenas raposas", que significariam os obstáculos no caminho de uma relação e como a reciprocidade entre os amados é importante para manter o relacionamento feliz.
O sonho da amada que perde o seu amor
Versículos 1 a 11: neste capítulo, a amada sonha que perdeu seu amor. Ela percorre as ruas, encontra guardas nas ruas e pergunta a eles onde está seu amado. Até que ela o encontra e não se afasta mais dele e o introduz à casa de quem a gerou, momento em que ela anseia que se casem. Nos versos seguintes, agora noivo e noiva, dá-se início à cerimônia nupcial.
O casamento
Versículos 1 a 16: neste momento, é como se os amantes estivessem trocando elogios em um momento muito íntimo para ambos, o do casamento. Apesar de tamanha intimidade, por meio do versículo 12 é possível ver que a moça ainda é virgem: "Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". Estudiosos apontam que a relação sexual entre os amantes ocorre apenas diante dos preceitos do casamento cristão.
As dificuldades iniciais do casamento
Versículos 1 a 16: este capítulo apresenta as dificuldades iniciais do casamento, que ensejam na amada um difícil sonho em que, primeiro, o seu amado está presente e, em seguida, não está mais. Neste momento, a esposa relata às filhas de Jerusalém que está enferma de amor (suas amigas, que são testemunhas desse amor). Após isso, ela busca colocar o seu amado em um pedestal, apresentando suas máximas qualidades em comparação com outros amados.
Declaração de amor
Versículos 1 a 13: neste capítulo reside uma das mais tocantes declarações de pertencimento, com a amada declarando ao seu amor que é dele, e ele é dela. Esse texto também mostra a situação do casamento em meio à realidade daqueles tempos, em que havia "sessenta são as rainhas, e oitenta as concubinas, e as virgens sem número" (versículo 8). Ou seja, o rei vivia a poligamia. Apesar disso, o amado exalta a singularidade da esposa diante de todas, considerando-a "a mais imaculada, a única de sua mãe" (versículo 9).
Admiração do homem pela sua esposa
Versículos 1 a 13: momento mais íntimo entre o casal, apresentando versos que demonstram a admiração do homem com sua esposa, no que se refere, sobretudo, aos seus atributos físicos. Nessa demonstração de afeto, o texto se utiliza de subsídios poéticos para tratar do amor sexual, da primazia do desejo que ambos sentem um pelo outro.
Sofrimento por não poder demonstrar seu amor
Versículos 1 a 14: ao final, a amada afirma sofrer um pouco com a condição em que se encontra, em que não pode demonstrar publicamente seu amor ao seu amado, sobretudo por sua ascendência mais humilde em relação a ele. Seu grande amor por ele foi expresso no versículo 6: "Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas".
CopiarCompartilhar
Curiosidades sobre Cântico dos Cânticos
• Segundo a tradição cristã, esse livro é uma alegoria de Cristo à sua esposa, a Igreja Cristã.
• Um dos cinco Megillot (livros santos), este livro é lido no sabá (descanso semanal no judaísmo) durante a Pascoa judaica.
• Na interpretação judaica, ele representa o amor de Deus a Israel, e é considerado herege quem o vê de uma outra forma.
• O pintor surrealista judeu bielorrusso-francês Marc Chagall é autor de um ciclo de cinco quadros chamado “Cântico dos Cânticos” e que está exposto em Nice, França.
CopiarCompartilhar
Livros sobre Cântico dos Cânticos
“O Cântico dos Cânticos” (2013) - Obra de Angela Lago, o livro interpretou o Cântico dos Cânticos por meio de um livro-imagem, que pode ser lido de forma livre, de trás para frente ou de cima para baixo. Além disso, organizou dando a liberdade para o leitor escolher acompanhar a história do homem ou da mulher.
Veja este livro na Amazon
“Cântico dos Cânticos – com Comentários” (2021) - O livro de autoria de Adolpho Wasserman, que apresenta o livro bíblico com os comentários do autor e demonstra a alegoria existente na obra por meio da relação de Deus – o noivo – e o povo de Israel – a noiva.
Veja este livro na Amazon
“O Cântico dos Cânticos: A Sabedoria do Amor” (2019) – É um livro escrito por Jean-Yves Leloup que, além de demonstrar a multifacetada relação de significados do livro bíblico, apresenta sua relação com a história de Israel e a jornada de seu povo rumo à redenção messiânica.
Veja este livro na Amazon
CopiarCompartilhar
Livro Cântico dos Cânticos em vídeo
Narrado por Cid Moreira
CopiarCompartilhar
Livros Antigo Testamento
O Antigo Testamento, também conhecido como Velho Testamento, é a primeira parte da Bíblia Cristã. É constituído por 39 livros.Pentateuco
Gênesis | Êxodo | Levítico
Números | Deuteronômio
Livros Históricos
Josué | Juízes | Rute
1 Samuel | 2 Samuel | 1 Reis
2 Reis | 1 Crônicas | 2 Crônicas
Esdras | Neemias | Ester
Livros Poéticos
Jó | Salmos | Provérbios
Eclesiastes | Cânticos
Livros Proféticos
Isaías | Jeremias | Lamentações
Ezequiel | Daniel | Oseias
Joel | Amós | Malaquias
Abdias | Jonas | Miquéias
Naum | Habacuc | Sofonias
Ageu | Zacarias
Ver bíblia sagrada completa
Livros Novo Testamento
Escrita após o nascimento de Jesus, essa parte da Bíblia Cristã contém 27 livros que também são conhecidos por Nova Aliança.Evangelhos
Mateus | Marcos | Lucas | João
Livros Históricos
Atos dos Apóstolos
Epístolas do apóstolo Paulo
1 Coríntios | 2 Coríntios | Efésios
Filipenses | Colossenses
1 Tessalonicenses | 2 Tessalonicenses
1 Timóteo | 2 Timóteo | Romanos
Gálatas | Filêmon
Epístolas de autores diversos
Tito | Hebereus | Judas
1 João | 2 João | 3 João
Tiago | 1 Pedro | 2 Pedro
Revelações
Apocalipse