Cantigas de Dom Dinis
Dinis I foi o sexto Rei de Portugal, era chamado de "O lavrador" por impulsionar a agricultura e também de "Rei-poeta" devido às suas obras literárias. Aprecie as melhores cantigas e poesias deste grande trovador de Portugal.
A mia senhor que eu por mal de mi Dom Dinis Ler livroChegaram até nós três colectâneas de poesias: o Cancioneiro da Vaticana, o Cancioneiro da Biblioteca Nacional e o Cancioneiro da Ajuda, todos eles contendo composições que vão do século XII ao século XIV. Um dos trovadores mais famosos foi o rei D. Dinis de Portugal, entre suas cantigas A mia senhor que eu por mal de mi.
CopiarCompartilhar
Ai falsamigue sen lealdade Dom Dinis Ler livroA mentalidade da época baseada no teocentrismo serviu como base para a estrutura da cantiga de amigo, como essa, em que o amor espiritual e inatingível é retratado.
CopiarCompartilhar
Ai senhor fremosa por Deus Dom Dinis Ler livroEm uma cantiga de amor como essa, o cavalheiro se dirige à mulher amada como uma figura idealizada, distante. O poeta, na posição de fiel vassalo, se põe a serviço de sua senhora, dama da corte, tornando esse amor um objeto de sonho, distante, impossível. Mas nunca consegue conquistá-la, porque tem medo e também porque ela rejeita sua canção.
CopiarCompartilhar
Amiga bom gradhaja Deus Dom Dinis Ler livroConstituem a variedade mais importante e original da nossa produção lírica da Idade Média, estas composições que se enquadram na poesia trovadoresca, mas que incluem a particularidade de conferirem estatuto de enunciação à mulher, embora sejam sujeitos masculinos a compô-las.
CopiarCompartilhar
Como me Deus aguisou que vivesse Dom Dinis Ler livroCantiga de amor; de mestria. O trovador propõe-se deixar de trovar e ir-se, cheio de pena, viver longe da sua amada, visto que ela não gosta da sua proximidade.
CopiarCompartilhar
Quanteau fremosa mia senhor Dom Dinis Ler livroCantiga de amor; de mestria. O poeta, dirigindo-se à sua amada, manifesta-se convencido de que não poderá evitar a própria morte (de amor), mas consola-se pensando que esse dia se verá livre de coitas.
CopiarCompartilhar
Que razom cuidades vos mia senhor Dom Dinis Ler livroCantiga de amor; de mestria. Dirigindo-se à amada, o trovador adverte-lhe que, quando ela morrer e se encontrar ante Deus, não poderá justificar a morte de amor que deu ao seu amador.
CopiarCompartilhar
A pastor ben talhada Dom Dinis Ler livroTrovadores eram aqueles que compunham as poesias e as melodias que as acompanhavam, e cantigas são as poesias cantadas, como exemplo de A pastor ben talhada.
CopiarCompartilhar
A tal estado madusse senhor Dom Dinis Ler livroNeste tipo de cantiga, originária de Provença, no sul de França, o eu-lírico é masculino e sofredor. Sua amada é chamada de senhor. Canta as qualidades de seu amor, a minha senhor, a quem ele trata como superior revelando sua condição hierárquica. Ele canta a dor de amar e está sempre acometido da coita, palavra frequente nas cantigas de amor que significa sofrimento por amor.
CopiarCompartilhar
Ai flores, ai flores do verde pino Dom Dinis Ler livroD. Dinis protagoniza um dos mais longos e também mais brilhantes reinados portugueses, em parte beneficiando da paz que o final da guerra de reconquista cristã na faixa ocidental da Península tinha tornado efetiva, entre seus principais hobbies, a poesia, em formato de cantiga.
CopiarCompartilhar
Amade meu amigo Dom Dinis Ler livroA figura feminina que as cantigas de amigo desenham é, pois, a da jovem que se inicia no universo do amor, por vezes lamentando a ausência do amado, por vezes cantando a sua alegria pelo próximo encontro.
CopiarCompartilhar
Pois que vos Deus amigo quer guisar Dom Dinis Ler livroA um amigo que vai para a terra da sua amada, o poeta encomenda-lhe que interceda ante ela para que tenha compaixão dele.
CopiarCompartilhar
Prazm a mi senhor de morrer Dom Dinis Ler livroCantiga de amor; de mestria. A morte de amor: dirigindo-se à sua amada, o poeta declara esperar e desejar a morte; mas assegura-lhe que, depois que ele morrer, ela sentirá a sua falta.
CopiarCompartilhar
Se hojem vos ha nenhum mal senhor Dom Dinis Ler livroCantiga de amor; de mestria. Dirigindo-se à amada, o poeta afirma que o único mal dela é que faz morrer de amor o seu amador.
CopiarCompartilhar