Poemas da Auta de Souza
Poemas sobre religião, fé, nostalgia e amor. Leia os poemas incríveis de Auta de Souza e compartilhe.
Saudade Auta de Souza Ler livroPoesia de Auta de Souza, dedicada a Eugênia, irmã de consideração. Poema de saudade, assim como o nome já diz.
CopiarCompartilhar
No Álbum de Eugênia Auta de Souza Ler livroNa poesia No Álbum de Eugenia o Simbolismo presente contém os símbolos de uma forma que a ponte entre realidade e mundo oculto se faz numa contínua via de mão dupla, em que a realidade se vê constantemente criticada pelo mundo simbólico e nessa crítica se percebe como o Simbolismo pode ser mais participante e analítico da realidade do que o oportuno engajamento de ocasião.
CopiarCompartilhar
Melancolia Auta de Souza Ler livroA poesia Melancolia tem como tema a morte. Auta de Souza, considerada a poetisa mística buscava uma resposta para todos os seus questionamentos, ato bem plausível se considerarmos a perda dos pais, do irmão e logo em seguida a descoberta da tuberculose.
CopiarCompartilhar
Crianças Auta de Souza Ler livroPoesia dedicada a Antônia Araújo, companheira de colégio de Auta de Souza, poema de pura inocência, sutileza e nostalgia.
CopiarCompartilhar
Bohemias Auta de Souza Ler livroPoesia dedicada a Rosa Monteiro, datada de 1897, retrata os lamúrios e ao mesmo tempo procura confortar sobre suas lágrimas.
CopiarCompartilhar
Ao Cair da Noite Auta de Souza Ler livroPoesia integrada no livro Horto de Auta de Souza, com o foco nas forças da natureza.
CopiarCompartilhar
Adeus Auta de Souza Ler livroO autor do perfil de Auta de Souza publicado na página virtual de sua cidade natal diz que a poesia lírica desta autora se deve à paixão por um jovem promotor paraibano. O romance teria sido vetado pelos irmãos mais velhos, preocupados com os reflexos destas emoções sobre a sua saúde. O rapaz foi transferido da região e em seguida faleceu. Mais um para o álbum mortuário de Auta de Souza, já que a doença e o falecimento de muitos parentes e amigos deram à sua poesia a tônica da morte.
CopiarCompartilhar
Recuerdo Auta de Souza Ler livroPoesia de Auta de Souza dedicada a Chiquinha Pinheiro. Como se pode ver claramente em todas as suas poesias, o sentimento de saudade da infância e lamento por não poder voltar ou ser livre perdura ao longo de sua vida.
CopiarCompartilhar
Pobre Flor Auta de Souza Ler livroPoesia escrita em 1896, Pobre Flor. Apresenta a nostalgia a época da adolescência, a flor que ao final, murchou, assim como os anos da poetisa que lentamente se esvaíram.
CopiarCompartilhar
Morta Auta de Souza Ler livroEm Morta, Auta de Sousa, descreve a morte de Laura, apenas uma menina.
CopiarCompartilhar
Mater Auta de Souza Ler livroMais uma obra de Auta de Souza homenageando a morte dos pais.
CopiarCompartilhar
Chorando Auta de Souza Ler livroCom a morte dos pais, Auta de Souza ficou órfã aos 4 anos. Saudosa e melancólica, como homenagem escreveu sobre eles em suas poesias, entre elas Chorando.
CopiarCompartilhar
Ao Senhor do Bonfim Auta de Souza Ler livroPoema de cunho religioso visto que Auta de Souza buscava respostas e acalentos para as questões da vida.
CopiarCompartilhar
Agonia do Coração Auta de Souza Ler livroNo poema Agonia do Coração pode-se ver claramente o sentimento de morte e angústia da poetisa, considerando que essa possuía tuberculose e estava sempre caminhando com o luto.
CopiarCompartilhar
Adoração dos Reis Magos Auta de Souza Ler livroDe uma natureza mística, buscando encontrar o espiritual e achar respostas para o oculto, Auta de Souza, escreveu entre suas poesias Adoração dos Reis Magos, poesia de cunho religioso.
CopiarCompartilhar