10 contos de fadas
Toda criança conhece uma porção de contos de fadas, seja porque se apaixonou por essa leitura, seja, como é mais comum, porque seus pais ou avós leram algum conto para ela na hora de dormir. Essas histórias, transmitidas durante gerações, são repletas de magia, heroísmo, aventura. Elas ensinam lições e carregam alguma moral. Os contos de fada não apenas entretêm, eles também ensinam! Relembre aqui alguns dos mais famosos contos de fadas e emocione-se com essas divertidas histórias. Compartilhe seus favoritos e leia-os para os pequenos, como seus filhos, netos ou alunos, continuando essa encantadora tradição!
O patinho feio"E abaixou a cabeça, aguardando a morte. Ao fazer isso, viu a própria imagem
refletida na água, então seu coração entristecido deu um pulo. O que via não era a
criatura desengonçada, cinzenta e sem graça de outrora. Enxergava as penas
brancas, as grandes asas e um pescoço longo e sinuoso.
Ele era um cisne! Um cisne, como as aves que tanto admirava."
O conto tem suas origens na Dinamarca, foi escrito por Hans Christian Andersen e publicado pela primeira vez em 1843. A história fala sobre um filhote de cisne que foi chocado em um ninho de patos. Por toda a vida, ele foi zombado por ser diferente dos demais. Depois de ser muito humilhado enquanto vagava por aí, o cisne avista um grupo de outros cisnes e fica encantando com a beleza deles. Ao se aproximar, ele vê nas águas sua verdadeira imagem.
CopiarCompartilhar
Cinderela Charles Perrault“‘Mas será que vou assim, tão maltrapilha?’ Bastou que a madrinha a tocasse com sua varinha, e no mesmo instante suas roupas foram transformadas em trajes de brocado de ouro e prata incrustados de pedrarias. Depois ela lhe deu um par de sapatinhos de vidro, os mais lindos do mundo.”
Cinderela é uma menina órfã que é tratada como escrava por sua madrasta e as duas filhas da mulher. Quando o rei dá um baile em honra ao príncipe, Cinderela tem finalmente a chance de escapar de sua dura realidade. Com a ajuda de uma fada madrinha, a jovem chega até o palácio. Lá, ela e o príncipe se apaixonam à primeira vista. A bondade no coração de Cinderela tornou-a mais forte do que toda a maldade que cometeram a ela.
CopiarCompartilhar
Os três porquinhos"Era uma vez, na época em que os animais falavam, três porquinhos que viviam felizes e despreocupados na casa da mãe.
A mãe era ótima, cozinhava, passava e fazia tudo pelos filhos. Porém dois dos filhos não a ajudavam em nada e o terceiro sofria por ver sua mãe trabalhando sem parar.
Certo dia, a mãe chamou os porquinhos e disse:
– Queridos filhos, vocês já estão bem crescidos. Já é hora de terem mais responsabilidades para isso, então é bom morarem sozinhos."
“Os três porquinhos” é um dos contos mais conhecidos e possui várias versões devido à sua popularidade. As primeiras edições do conto datam do século XVIII, porém imagina-se que a história possa ser ainda mais antiga. O conto narra a história dos três personagens, que constroem, cada um, uma casinha de acordo com o que achavam mais seguro. Eles apenas não contavam com a chegada de um Lobo Mau, pronto para derrubá-las.
CopiarCompartilhar
Chapeuzinho Vermelho Irmãos Grimm“- Oh, vovó, que olhos tão grandes tens
- São para melhor te ver.
- Oh, vovó, que mãos enormes tens!
- São para melhor te agarrar.
- Mas vovó, que boca medonha tens!
- É para melhor te devorar.
Dizendo isso, o lobo pulou da cama e engoliu a pobre Chapeuzinho Vermelho.”
Chapeuzinho Vermelho é uma menina que precisa atravessar uma perigosa floresta para levar doces até sua avó doente. A mãe de Chapeuzinho manda que ela não se distraia, nem saia da trilha. A menina, porém, não dá ouvidos a mãe e acaba se distraindo, até que encontra um terrível lobo. O animal traiçoeiro finge ser simpático para enganar a menina e chega primeiro a casa da avó. Após devorar a velhinha, ele se veste como ela para conseguir devorar Chapeuzinho também. As duas são salvas por um caçador e os três juntos conseguem matar o lobo. A lição de Chapeuzinho Vermelho é aprendida: não desobedecer sua mãe. E não ficar de conversa com lobos!
CopiarCompartilhar
A Princesa e a ervilha Hans Christian Andersen"Era uma moça que dizia ser uma princesa. Mas estava encharcada de tal maneira, os cabelos escorrendo, as roupas grudadas ao corpo, os sapatos quase desmanchando... que era difícil acreditar que fosse realmente uma princesa real. A moça tanto afirmou que era uma princesa que a rainha pensou numa forma de provar se o que ela dizia era verdade. Ordenou que sua criada de confiança empilhasse vinte colchões no quarto de hóspedes e colocou sob eles uma ervilha. Aquela seria a cama da ‘princesa’."
O conto trata da história de um príncipe que só poderia se casar com uma verdadeira princesa, mas ele não conseguia encontrar uma, mesmo depois de muito procurar. Até que, numa noite de tempestade, uma jovem maltrapilha chega a seu palácio, alegando ser uma princesa. A rainha então arma um truque para descobrir se isso é verdade: esconde uma ervilha dentre muitas camadas de colchões na cama onde a jovem vai dormir, pois uma princesa de verdade teria a pele tão sensível que seria capaz de sentir a ervilha. Assim, eles descobrem que a moça é realmente da realeza. Segundo o autor, a pele sensível da princesa seria uma referência à sensibilidade de caráter das pessoas boas.
CopiarCompartilhar
O Pequeno Polegar Irmãos Grimm"Houve, uma vez, um camponês que, estando durante a noite sentado junto da lareira atiçando o fogo, disse à mulher que fiava aí ao lado:
– Como é triste não ter filhos! Nossa casa é tão silenciosa, ao passo que nas outras há tanto barulho e alegria!
– É verdade, – respondeu a mulher, suspirando – mesmo que tivéssemos um único filho, nem que fosse do tamanho deste polegar, eu já me sentiria feliz, e o amaríamos de todo o coração.
Ora, aconteceu que a mulher começou a sentir-se indisposta e, passados sete meses, deu à luz um menino, perfeitamente formado, mas do tamanhinho de um polegar. Então o denominaram: Pequeno Polegar."
O conto "O Pequeno Polegar" conta a história de uma família muito simples e grande, que tinha um filho tão pequenino que era chamado de Pequeno Polegar. Mesmo com o seu pequeno tamanho, o menino era extremamente inteligente! Em um determinado momento da história, Pequeno Polegar fica sozinho com seus irmãos e acaba salvando-os de um ogro malvado, tornando-se um rei por conta de seus feitos corajosos.
CopiarCompartilhar
João e Maria Irmãos Grimm“Pouco tempo depois, eles estavam diante de uma casa toda feita de doces e bolo. Havia sorvete, balas e bombons no jardim. Famintos, João e Maria começaram a comer parte da casa até que, subitamente, a porta se abriu e de lá saiu uma velhinha que não enxergava bem. Ela era, na verdade, uma bruxa.”
Saiba mais sobre os Irmãos Grimm, os mais famosos autores de contos de fadas
Abandonados na floresta por seu pai e sua madrasta malvada, camponeses pobres que não podem mais alimentá-los, João e Maria se perdem, até encontrarem uma casa feita de bolo. Lá, uma terrível bruxa que se alimenta de crianças quer engordá-los para os devorar. Graças à esperteza dos dois irmãos, a bruxa é derrotada e não pode mais fazer mal. Quando conseguem voltar para casa, João e Maria descobrem que seu pai se separou da madrasta e se arrependeu muito de tê-los deixado na floresta. Após tantas desventuras, a família finalmente consegue viver feliz.
CopiarCompartilhar
Bela Adormecida Irmãos Grimm“‘A princesa não morrerá, mas cairá em sono profundo, que durará cem anos.’ O rei, que desejava a todo custo preservar a filhinha querida de tal desventura, deus ordens para que se queimassem todos os fusos existentes no reino. Os demais dons das fadas confirmaram-se; a menina era tão linda, amável, gentil e inteligente, que era impossível olhar para ela sem admirá-la e querer-lhe bem.”
Bela Adormecida é uma princesa amaldiçoada a um sono de 100 anos. Durante sua festa de batizado, uma fada cruel que não havia sido convidada para a celebração, amaldiçoou a bebê à morte assim que ela completasse 15 anos. Uma das fadas boas conseguiu contornar a maldição: ela não morreria, mas cairia num sono profundo por um século. Junto à princesa, toda a corte adormeceu. Quando os 100 anos se passaram, um príncipe chegou ao reino e, movido pela força do amor verdadeiro, conseguiu atravessar os obstáculos do castelo e alcançar a princesa, a quem despertou com um beijo, provando que nada é impossível para quem ama de verdade.
CopiarCompartilhar
A Rainha da Neve Hans Christian Andersen"’Quem e você?’, perguntou Kai para a mulher desconhecida. ‘Ah, eu sou a Rainha da Neve! Que bom conhecer você, Kai!’, disse ela enquanto puxava as rédeas dos cavalos com tal força, que se poderia pensar que ela não era um ser humano. Os cavalos e o trenó foram subindo, subindo até chegarem em outra terra, lá em cima. Acima das nuvens."
Na história, um espelho criado pelos trolls faz com que as pessoas se tornem más, vejam o mundo distorcido e cruel. O jovem Kai sofre os efeitos desse espelho quando um pedaço cai em seu olho. Ao se tornar cruel, ele é levado pela Rainha do Gelo para seu castelo e ela se torna. Sua amiga Gerda precisa resgatá-lo e fazer com que ele volte a ver a beleza do mundo. Para isso, ela precisa cruzar o mundo mágico das estações até chegar no castelo da Rainha. A bondade, a inocência e o calor humano de Gerda se provam mais fortes do que a dureza do inverno!
CopiarCompartilhar
Branca de Neve Irmãos Grimm“Costurava distraída, olhando os flocos de neve que caíam lá fora e, por isso, espetou o dedo com a agulha e três gotas de sangue caíram na neve. Aquele vermelho em cima do branco ficou tão bonito que ela pensou: "Eu queria ter um bebê assim, que fosse branco como a neve, vermelho como o sangue e negro como a madeira da moldura desta janela.""
Conheça algumas fascinantes curiosidades sobre os contos de fadas
Branca de Neve é a linda filha do rei e de sua primeira esposa, a rainha que desejou ter um bebê branco como a neve. E assim como o pedido, Branca de Neve tem a pele branca, cabelos negros como o ébano e bochechas e lábios coradas de vermelho. Após a morte de sua mãe, seu pai casa-se com uma rainha vaidosa que deseja ser a mais bela do reino. Quando o espelho mágico dela diz que a mais bela é, na verdade, Branca de Neve, a rainha trama a morte de sua enteada. Branca de Neve escapa para a floresta e é salva por anões, mas é enganada e come uma maçã envenenada. Só o beijo do príncipe pode salvá-la. A história de Branca de Neve mostra como a verdadeira beleza é a que está no coração das pessoas.
CopiarCompartilhar
Compartilhe das trilhas sonoras que marcaram a infância de qualquer um!Aventura, amor e magia! São as características necessárias para um bom conto de fadas. Confira nossa playlist de música e inspire-se!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
A Bela e a Fera Madame de Beaumont“Era uma vez um rico comerciante que tinha três filhas, cada uma mais encantadora que a outra. A mais moça era tão linda — de mente, corpo e coração — que a chamavam de Bela. O pai dava às filhas tudo o que queriam, e também uma boa educação. As duas irmãs mais velhas não ligavam muito para essa parte, gostavam mesmo era de se vestir elegantemente e
dançar a noite inteira. Já Bela adorava livros.”
Na versão original deste conto, Bela é a filha mais nova de um mercador que perdeu toda a sua riqueza. Numa viagem, tentando agradar Bela, que é a sua filha mais gentil e só pediu rosas de presente, o mercador entra no castelo de uma terrível Fera: um príncipe que foi amaldiçoado por se importar apenas com as aparências. A Fera só voltaria a sua forma normal se alguém fosse capaz de amá-lo, por isso ele aprisiona Bela em troca de seu pai, com a esperança de que ela se apaixone pelo que ele é por dentro. Esse conto é uma história de como as aparências podem enganar e que a verdadeira beleza é um coração puro e bondoso.
CopiarCompartilhar
Rapunzel Irmãos Grimm“A torre não possuía nem escada, nem porta: apenas uma janelinha, no lugar mais alto. Quando a velha desejava entrar, ficava embaixo da janela e gritava:
- Rapunzel, Rapunzel! Joga abaixo tuas tranças!
Rapunzel tinha magníficos cabelos compridos, finos como fios de ouro. Quando ouvia o chamado da velha, abria a janela, desenrolava as tranças e jogava-as para fora. As tranças caíam vinte metros abaixo, e por elas a feiticeira subia.”
Rapunzel é uma jovem de longos cabelos que foi aprisionada numa torre por uma bruxa má. Esse castigo foi a vingança imposta pela bruxa após o pai de Rapunzel ter roubado rabanetes da horta da bruxa para sua mulher grávida. Rapunzel não tem contato nenhum com o mundo exterior até um príncipe chegar à torre após ouvir a linda voz da jovem. O desejo de sair da torre e ter novamente uma família é realizado na história de Rapunzel.
CopiarCompartilhar
Os músicos de Bremen Irmãos Grimm“O burro teve uma ideia. Pediu ao cachorro que subisse em suas costas. Depois, pediu ao gato que subisse sobre as costas do cachorro e por fim, que o galo subisse sobre as costas do gato. Todos juntos começaram a fazer um grande barulho. O burro relinchava, o cachorro latia, o gato miava e o galo cocoricava”
Emocione-se com frases de contos de fadas
Os músicos de Bremen são quatro animais, um burro, um cachorro, um gato e um galo que, fugindo dos maus tratos de seus donos decidem ir até a cidade de Bremen para tornarem-se músicos. Porém, antes de alcançarem o local, encontram ladrões numa casa e, juntos, conseguem derrotar os vilões e salvar os tesouros roubados. Depois disso, os animais são recebidos como heróis em seu vilarejo. Esse conto tornou-se famoso no Brasil com a adaptação Os Saltimbancos, um peça escrita por Chico Buarque em 1977.
CopiarCompartilhar
O Gato de Botas Charles Perrault“Um lavrador, ao falecer, deixou de herança um sítio para o filho mais velho, um burrinho para o filho do meio e um gato para o filho mais novo. O caçula não ficou nada satisfeito com o que recebera na partilha, mas o gato resolveu ajudá-lo. ‘Tenho um plano, patrãozinho. Consiga-me um par de botas e um saco de pano e deixe o resto comigo’ disse o esperto bichano.”
Relembre frases divertidas dos seus desenhos animados favoritos
O filho caçula de um lavrador, que herdou o Gato de Botas, acreditava ser o maior dos azarados. Mal sabia ele que o esperto gatinho tinha um plano perfeito para trazer riqueza e amor para a vida de seu dono. O Gato de Botas é um protagonista malandro, mas bem intencionado. Seus grandes feitos no conto são conquistados apenas com sua confiança e lábia.
CopiarCompartilhar
A Pequena Sereia Hans Christian Andersen“Ela era uma sereia. Essa princesa era a mais interessada nas histórias sobre o mundo de cima, e desejava poder ir à superfície; queria saber tudo sobre os navios, as cidades, as pessoas e os animais. ‘Quando você tiver 15 anos’ dizia a avó ‘subirá à superfície e poderá se sentar nos rochedos para ver o luar, os navios, as cidades e as florestas.’
A Pequena Sereia é uma princesa do reino do oceano que faz um trato com uma bruxa para se tornar humana. O feitiço, porém, só será permanente se um príncipe humano apaixonar-se pela sereia. Se isso não ocorrer, a sereia transforma-se em espuma, e deixa de existir. O preço pela transformação é a voz da sereia, por isso ela não pode revelar nada ao príncipe. Enquanto na versão da Disney, que acabou tornando-se a mais famosa, a sereia alcança seu objetivo, o conto original guarda um dos finais mais tristes dos contos de fadas.
CopiarCompartilhar
O Rei Sapo ou Henrique de Ferro Irmãos Grimm"– Oh! sim, sim! – retorquia ela – prometo tudo o que quiseres, contando que me tragas a bola.
Divirta as crianças com esses adoráveis contos infantis
Pensava, porém, de si para si: ‘O que é que está pretendendo este sapo tolo, que vive na água coaxando com os seus iguais? Jamais poderá ser o companheiro de uma criatura humana!’
Confiando, pois, na promessa que lhe fora feita, o sapo mergulhou, reaparecendo, daí a pouco, com a bola de ouro, que atirou delicadamente ao gramado. A princesinha, radiante de alegria por ter recuperado o lindo brinquedo, agarrou-o e deitou a correr para casa.
– Espera! Espera! – gritava o pobre sapo – leva-me contigo, pois não posso correr como tu!"
O conto é a história de uma princesa extremamente mimada que sempre brincava com uma bola de ouro no jardim de casa. Porém, em um certo dia, a bola caiu em um lago em meio ao seu palácio. Ao ver que não conseguiria pegar a bola de ouro, começou a chorar, até que um sapo que morava no lago se propôs a ajudá-la em troca de um simples favor: que ela o deixasse ficar ao seu lado. Em um primeiro momento ela disse sim, mas na verdade ela aceitou a proposta simplesmente para recuperar a sua bola. Depois de alguns ocorridos, o sapo conseguiu fazer com que a princesa cumprisse o acordo, tornando-o um rei sapo!
CopiarCompartilhar