Livros de contos e lendas
Contos e lendas são ótimos para nos levar em uma intensa viagem através da imaginação e também pode agregar conhecimento para a nossa vida. Conheça alguns incríveis títulos escritos por autores brasileiros e que estão disponíveis para download.
Contos Gauchescos João Simões Lopes Neto Ler livro"Contos Gauchescos" foi escrito em 1912 pelo escritor gaúcho regionalista João Simões Lopes Neto e é o seu segundo livro. Uma obra composta por dezenove contos com as lendas do Sul do Brasil, a cultura, as tradições, o regionalismo da linguagem é vivo e cheia de dialetismo. Alguns textos são tão bem estruturados que você parece "entrar" no cenário mágico das lendas.
CopiarCompartilhar
O Arco de Santana João Batista Ler livroO Arco de Santana é um romance em dois volumes de Almeida Garrett, publicados respectivamente em 1845 e 1850, baseado na anedota histórica, segundo a qual Dom Pedro I teria açoitado com suas próprias mãos o bispo do Porto, no palácio episcopal.
CopiarCompartilhar
Capítulos de História Colonial II João Capistrano Ler livroOs capítulos, desde sua primeira publicação, tornaram-se referência para todos os interessados no estudo do Brasil colonial. João Capistrano Honório de Abreu nasceu em 1853 e foi um dos primeiros grandes historiadores do Brasil, produzindo também nos campos da etnografia e da linguística.
CopiarCompartilhar
A Alma Encantadora das Ruas João do Rio Ler livro"A Alma Encantadora Das Ruas" é o terceiro livro de João do Rio (assim denominado por sua paixão pela Cidade Maravilhosa) e um dos mais conhecidos do autor. Publicado em 1908 pela Editora Garnier, tornou-se rapidamente um sucesso de vendas.
CopiarCompartilhar
Dentro da Noite João do Rio Ler livro"Dentro da Noite", livro escrito por João do Rio e lançado em 1911, pode ser considerada uma coletânea de contos macabros e de relatos urbanos sensuais, sórdidos e fúnebres, nos quais o autor adiciona elementos bem brasileiros aos seus textos. Já foi considerado como "a maior coleção de taras e esquisitices até então publicada na literatura brasileira".
CopiarCompartilhar
Lendas do Sul João Simões Lopes Neto Ler livro"Lendas do Sul" é um importante livro com lendas vindas do Rio Grande do Sul, contos passados de geração para geração, principalmente no interior do Estado. O mais conhecido deles talvez venha a ser O Negrinho do Pastoreio, sofrido menino escravo que apanha muito de seu senhor e precisa da ajuda de Nossa Senhora para achar um rebanho perdido.
CopiarCompartilhar
Viagens na Minha Terra Almeida Garret Ler livro"Viagens na Minha Terra" é um livro de autoria de Almeida Garrett, publicado em 1846, obra na qual se misturam a viagem real (que o autor fez de Lisboa a Santarém) e a narração da novela em torno de Carlos, Frei Dinis e Joaninha.
CopiarCompartilhar
Capítulos de História Colonial João Capistrano Ler livro"Capítulos de História Colonial (1500-1800)"é constituída de onze capítulos sobre os antecedentes indígenas da terra brasilis e seus descobridores, os conflitos iniciais nas tentativas de colonização, o sistema de capitanias hereditárias, as guerras contra os franceses, espanhóis e holandeses, a descoberta das minas, a ocupação do interior (sertão) e a formação das fronteiras do território brasileiro. Os capítulos, desde sua primeira publicação, tornaram-se referência para todos os interessados no estudo do Brasil colonial.
CopiarCompartilhar
Missal João da Cruz Ler livroMissal, é uma obra escrita por João da Cruz. Neste livro, Cruz e Souza utiliza uma linguagem mais erudita, fazendo todo um jogo de palavras.
CopiarCompartilhar
Momento Literário João do Rio Ler livroO livro "Momento Literário", de João do Rio, demonstra novamente a diversidade de seus estilos literários. Este texto, de 1907, foi organizado a partir de entrevistas realizadas com diversos autores da primeira década do século XX. As entrevistas dão ao leitor uma oportunidade de conhecer sobre os autores, bem como o cotidiano destes escritores brasileiros que são lidos e adorados até os dias de hoje.
CopiarCompartilhar
O Cabeleira Franklin Tavora Ler livroO livro "O Cabeleira", escrito por Franklin Távora e publicado em 1876, iniciou o regionalismo no Brasil. Mostra o ponto de vista de um cangaceiro pobre. E o tom é de desmistificação, de denúncia.
CopiarCompartilhar
A Carne Júlio Ribeiro Ler livroPublicado em 1888 e bastante polêmico na época, trazia assuntos até então ignorados pela literatura, como divórcio, amor livre e um novo papel para a mulher na sociedade. Lenita, vendo-se orfã de pai e mãe aos 22 anos, vai morar com o homem que criou o seu pai. Lá, conhece Manuel, filho do fazendeiro, e a partir daí começa a descobrir sentimentos e sensações que nunca havia sentido na vida.
CopiarCompartilhar