Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dicas para prevenir o câncer de mama

Uma das doenças que mais afeta as mulheres no mundo é o câncer de mama. Os homens também podem ser vítimas da doença, por isso, são orientados a realizarem exames em alguns momentos da vida. O problema do aumento do número de pessoas com a doença pode ser a falta de informação. Mulheres e homens devem procurar saber sobre a doença e seus sintomas, pois, assim, as chances de se deparar com estágios avançados são menores. Por ser uma doença um pouco difícil de detectar de imediato, é recomendado fazer o exame de mamografia. Conheça dicas de prevenção e mantenha-se por dentro de todas as informações.

Autocuidado

O câncer de mama afeta muitas mulheres no Brasil e no mundo todo. Ter uma rotina de autocuidado com o próprio corpo é mais que essencial para prevenir futuros problemas. Não só em relação ao câncer de mama, mas também a diversos tipos de doença.


Copiar
Compartilhar
Faça o autoexame Ilustração de uma mulher fazendo o autoexame de mama.

Realizar o autoexame de tempo em tempo pode ajudá-la a saber se algo está errado ou não. Por isso, ao realizar o autoexame e encontrar algo incomum, procure um médico. Vale lembrar que os homens também podem ser vítimas do câncer de mama, por mais que a grande maioria afetada seja o público feminino.


Copiar
Compartilhar
Não fume!

Essa é uma das maiores causas do câncer em geral, não só o de mama. Evitar o tabagismo pode salvar sua vida e a de muitas pessoas em relação ao câncer de mama e muitas outras doenças. A fumaça dos cigarros e os tabacos possuem muitas substâncias tóxicas e cancerígenas, evitar o tabagismo, portanto, é mais que necessário para uma saúde de qualidade também da mama.

Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama: saiba como apoiar essa luta
Copiar
Compartilhar
Alimente-se de forma correta Ilustração de uma mulher comendo vegetais.

Ter uma alimentação saudável é primordial para manter o corpo longe do câncer de mama. Legumes, cereais, frutas, feijão e verduras são pratos que jamais devem faltar em suas refeições, pois são os melhores alimentos usados para prevenir doenças de diversos tipos e, claro, o câncer de mama.


Copiar
Compartilhar
Alcoolismo pode ser um dos problemas

O excesso, na verdade, é sempre um grande problema na verdade! Mulheres e homens que possuem estágios altos de dependência do álcool correm sérios riscos. Se você, portanto, quer prevenir o câncer de mama e outros tipos de câncer, evite o excesso de álcool. Quando misturado com as toxinas do tabaco, ficam ainda pior. Previna-se.


Copiar
Compartilhar
Pratique exercícios, a vida fica bem melhor! Ilustração de uma mulher se exercitando.

Além de adquirir uma maior disposição corporal, as atividades físicas são ótimas aliadas contra o câncer. Pessoas que praticam alguma atividade física possuem maiores chances de viver sem ter a doença. Os exercícios físicos ajudam a manter todo o corpo em bom funcionamento, pratique!


Copiar
Compartilhar
Busque manter o peso corporal regular

Assim como beber em excesso, as gorduras em excesso também podem dar alguma brecha para que o câncer se instale no corpo. A gordura, por si só, já é um estado de inflamação crônica. Portanto pode afetar alguns hormônios circulantes, podendo desencadear o processo inicial do câncer de mama.

Inspire-se com a força dessas famosas que sobreviveram ao câncer de mama
Copiar
Compartilhar
 
Amamentar é muito bom! Ilustração de uma mulher amamentando.

Para aquelas mulheres que estão amamentando, aproveitem. A amamentação ajuda a fortalecer e a renovar as células presentes nos tecidos das mamas. Dessa forma, a mulher que está amamentando ou amamentou há algum tempo, tem menores chances de ter um câncer de mama.


Copiar
Compartilhar
Contraceptivos hormonais devem ser evitados

É de se compreender que essa é uma das formas mais seguras de se evitar a gravidez indesejada. Os anticoncepcionais de modo geral, porém, são grandes vilões quando o assunto é câncer de mama. A ingestão de taxas contínuas de hormônio sintético pode desencadear a doença.


Copiar
Compartilhar
Permaneça em dia com os exames preventivos Ilustração de uma médica.

Se você é mulher, não pode deixar de fazer os exames preventivos com um ginecologista, pelo menos uma vez no ano. O câncer pode afetar diversas áreas do corpo, inclusive o colo do útero. Além disso, é juntamente com esse exame que acontece a verificação de nódulos nas mamas. Não deixe de visitar seu ginecologista!


Copiar
Compartilhar
Atente-se à sua genética

Bom, se você possui familiares com o câncer de mama ou que já tiveram a doença, fique atento aos cuidados com sua saúde. A herança genética é repassada entre as famílias e, com isso, você possui maiores chances de ter o câncer de mama. O ato mais indicado é cuidar da saúde e manter-se atento aos sinais do corpo.

Sua vida está em suas mãos: a importância do autoexame
Copiar
Compartilhar
Homens também devem se preocupar Homem e mulher segurando uma faixa rosa de prevenção ao câncer de mama.

Os homens também podem ser vítimas do câncer de mama. Mesmo que seja uma situação bem rara, o sexo masculino pode ter a doença. Normalmente, os casos em homens acontecem mais quando há herança genética, em que alguém da mesma família teve câncer. Esses são casos raros, mas os homens também precisam se cuidar.


Copiar
Compartilhar
Evite os conservantes e os alimentos processados

Os conservantes são muito prejudiciais à saúde e podem desenvolver o câncer de mama e outros tipos da doença. Além disso, os alimentos processados também devem ser evitados, já que possuem altas doses de conservantes. Procure alimentar-se de forma bem natural e evite problemas de saúde.

Entre no clima do Outubro Rosa e comece já a se cuidar!
Copiar
Compartilhar
Faça o exame de mamografia Equipamento utilizado para exame mamográfico.

O exame para analisar a saúde da mama é essencial. Todas as mulheres devem fazer o exame de mamografia, principalmente após os 40 anos de idade. Antes de atingir essa idade, um exame a cada três anos é o suficiente. Ao atingir os 70 anos de idade, a mamografia deve ser feita com indicações médicas.


Copiar
Compartilhar
Participe das multidões para a prevenção do câncer de mama

Muitas mulheres não possuem a oportunidade de fazer um exame de mamografia de forma rápida e gratuita. Por isso, existem as multidões todos os anos. O SESC, com sua rede móvel de mamografias, caminha por 22 cidades do País, levando a oportunidade para muitas mulheres.


Copiar
Compartilhar
Conheça seu corpo Ilustração de uma mulher agachada abraçando os joelhos.

O autoexame pode ser um bom método para identificar alterações no corpo. Ter, portanto, o conhecimento sobre seu próprio corpo é muito importante para detectar facilmente eventuais problemas. Crie o hábito de verificar todas as partes do corpo! Isso ajuda a prevenir muitos problemas de saúde e, claro, o câncer de mama.


Copiar
Compartilhar
A mamografia é um exame muito confiável

É muito questionada a eficácia do exame de mamografia pelos pacientes. E, na verdade, esse é o exame mais eficaz para a verificação da saúde das mamas e a prevenção do câncer. Se realizado por um profissional bem capacitado, o nível de acerto pode chegar até 90%, portanto você pode confiar.

Saúde completa: 10 cuidados íntimos essenciais para as mulheres
Copiar
Compartilhar
fechar