Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Expressões que todo brasileiro fala

Em cada canto do país existem termos específicos, de acordo com a cultura e história da região. Mas muito além das particularidades, no Brasil algumas expressões são usadas por todos e mantém a tradição independentemente do tempo. Conheça algumas delas!

Expressões que todo brasileiro fala

Existem algumas expressões que são muito comuns entre os brasileiros, talvez a mais popular entre elas seja o “Eita”. Isso porque ela serve para todos os momentos, tanto os bons, quanto os ruins. Se você estiver passando por um momento em que não sabe o que dizer, encaixe um “Eita” que resolve!


Copiar
Compartilhar
Apenas mais um problema

Entre as expressões brasileiras, uma das mais legais, na minha opinião, é: “O que é um peido para quem está cagado?”. Ela serve para quando nos encontramos em um momento difícil, estamos cheios de problemas e mais um acontece.


Copiar
Compartilhar
Mel na chupeta

Sempre que alguém lhe pedir um favor, ou que você faça algo, que você julga ser fácil, diga a ele: “Pode deixar comigo, isso é “Melzinho na chupeta”. Apenas os brasileiros bem tradicionais falam essa frase, mas ela nunca sai de moda!


Copiar
Compartilhar
Deus é brasileiro

Se existe uma prova de que Deus é brasileiro, basta ver a intimidade com que os brasileiros se referem a ele. “Mano do céu” é um jeito carinhoso com que os brasileiros se referem a Deus, quando acontece algo que os impressiona!


Copiar
Compartilhar
Descascar um abacaxi

Sempre que temos um problema do qual não podemos fugir, ou simplesmente ignorar, é preciso enfrentá-lo. Nessas situações, é preciso se encher de coragem e partir para “descascar o abacaxi”, como todo bom brasileiro!


Copiar
Compartilhar
Nada a ver

Sempre que estamos falando de um assunto e outra pessoa vem com um argumento que não tem nada a ver com a situação, a melhor maneira de questionar, é dizendo: “O que tem a ver o cu com as calças?”.


Copiar
Compartilhar
Não chore o leite derramado

Um dos ditados mais conhecido entre os brasileiros é “não chore o leite derramado”. Ele serve para mostrar que não vale a pena reclamar por algo que já aconteceu e não tem mais volta, nem solução. Não adianta chorar pelo leite que já derramou!


Copiar
Compartilhar
 
Engolir sapo

Algumas vezes em nossas vidas, nós precisamos passar por alguns dissabores, por um bem maior. Esses momentos são também conhecidos como “engolir sapos”. Seja para manter um emprego ou para manter a paz na família, uma vez ou outra isso sempre será necessário.


Copiar
Compartilhar
Ponha a barba de molho

Sempre que estiver em uma situação cuidadosa, ou prestes a entrar em uma, é preciso ter cautela, ser cuidadoso e “pôr a barba de molho”. Esse é o caminho mais certeiro para que você tenha sucesso durante esse período complicado.


Copiar
Compartilhar
Caçar pelo em ovo

Algumas pessoas simplesmente não se contentam com os próprios problemas, e veem problema em tudo. Eles são mais conhecidos como as pessoas que gostam de “Caçar pelo em ovo”. Pessoas que estão sempre procurando problemas onde não tem!


Copiar
Compartilhar
Pessoas inconvenientes

Algumas pessoas são tão inconvenientes e desnecessárias que são mais conhecidas como “Pedra no sapato”. São pessoas que gostam de atrapalhar e causar problemas para os outros. São pessoas que gostam de complicar e atrasar a vida do próximo.


Copiar
Compartilhar
Pendurar as chuteiras

Quando não queremos mais desempenhar alguma função, ou decidimos nos aposentar, costumamos dizer que vamos “pendurar as chuteiras”. Essa expressão é bem popular no país, muito usada por pessoas de diversas idades e por diversos motivos.


Copiar
Compartilhar
Não perder a linha

Muitas vezes, estamos passando por alguma situação complicada, ou estressante, mas uma situação em que precisamos manter a calma. Nessas horas é importante “não perder a linha” e se manter com a cabeça e os sentimentos no lugar.


Copiar
Compartilhar
Dar uma de João sem braço

Tem gente que tem um talento nato para não fazer as coisas, o famoso “João sem braço”. Pessoas que se fazem de incapazes ou distraídas para não realizarem alguma tarefa ou executarem algum serviço. É o que mais tem por aí!


Copiar
Compartilhar
Quebrar um galho

Sempre que precisamos de um favor, ou que alguém facilite alguma coisa para nós, pedimos a essa pessoa que “quebre o nosso galho”. A expressão “quebrar um galho” também serve para quando improvisamos alguma coisa.


Copiar
Compartilhar
fechar