Frases de Michel Melamed
Poeta desde os 15 anos, Melamed abre as portas de sua vida profissional e também pessoal e nos mostra a sua forma ímpar de enxergar as coisas. Contemple a arte desse homem incrível!
Reflexão Michel MelamedEu tenho vontade, como artista, de olhar o mundo em que a gente vive e dar o meu depoimento após uma reflexão. E acho que, de alguma forma, isso pode ser quase novidadista hoje, porque não é o que está acontecendo. (Eu não sei o que está acontecendo direito, mas não é isso.) A grande parte dos trabalhos artísticos não tem esse viés, de querer parar e pensar "qualé, o que tá acontecendo no mundo?"
CopiarCompartilhar
Verdade Michel MelamedQue peças eles viram? Que vidas eles estão vendo? O único projeto que tem aqui, claro, é esse: de que não existe uma verdade. Essa é política da coisa. Não tem verdade, malandro.
CopiarCompartilhar
Contribuição Michel MelamedIsso aqui é a minha vida, são as palavras que eu escrevi, é como eu penso as coisas, é quem eu sou. Meu maior desafio é estar aqui, sou eu, entendeu, isso aqui existe, é real… é ter gana, vontade de olhar pras coisas e ver qual é. Acho que essa é a contribuição para o momento.
CopiarCompartilhar
Identidade Michel MelamedTeve um período do espetáculo em que comecei a confundir um pouco, e realmente, antes de entrar em cena eu pensava, nossa, quem vai estar aí, o que essas pessoas querem fazer comigo? Mas era uma distorção. Foi um período que eu fiquei meio apavorado, de “que dureza”, que situação grave. Eu continuo achando grave, mas hoje em dia no sentido artístico, metafórico. Ficou claro pra mim o que é um personagem do espetáculo, e o que sou eu.
CopiarCompartilhar
Benefícios Michel MelamedEm "Afinal, o que querem as mulheres?" foi meio maluco. Apesar de saber que faria o André, não deixei isso em perspectiva ao escrever. Não achei correto me beneficiar. Ou até, involuntariamente, me prejudicar, já que poderia ter deixado de fazer algo legal por receio ou medo.
CopiarCompartilhar
Produção Michel MelamedRegurgitofagia é um trabalho de anos. Menos o livro em si; mais o conceito, a ideia, estar pensando sobre antropofagia, contemporaneidade, ser artista, até chegar no ponto de falar, ah, regurgitofagia, vomitar, um tipo de conceituação. Existe minha produção de textos, ao longo da vida, e em algum momento eu tinha um livro.
CopiarCompartilhar
Reciprocidade Michel MelamedSe eu me apaixonar, se um autor ou diretor se apaixonar pelo meu trabalho e a gente estiver numa viagem juntos, vou me amarrar.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Audácia! Michel MelamedNo caso específico de um trabalho em que você tem como base a questão do manifesto antropófago, do modernismo brasileiro, que é o momento auge da produção cultural, eu tô de fato dialogando com a tradição, é lógico que eu espero, eu esperava que as pessoas falassem, porra, esse cara tá pensando alguma coisa! Esse cara tá pensando, que audácia!
CopiarCompartilhar
Fazendo Arte Michel MelamedEstou fazendo arte; não estou fazendo um produto. Não tem público-alvo. Não tem "vamos facilitar aqui", não tem concessão. Tem uma obra, a necessidade de comunicar uma coisa, com a melhor forma de comunicá-la. Ponto. Foi comunicado? Encontrou eco? Bingo! Não encontrou? Foda-se.
CopiarCompartilhar
Divisão Michel MelamedNão existe essa divisão entre obra de arte e entretenimento. Essas coisas estão sempre juntas. Então eu evito fazer a manutenção da ideia de que existe um fosso entre essas coisas. Eu rejeito esse gap.
CopiarCompartilhar
Comunicação Michel MelamedO que eu quero é levar a ourivesaria até os meios de comunicação de massa. O interessante é justamente a união de todos esses lados.
CopiarCompartilhar
Relação Direta Michel MelamedA maioria dos trabalhos que faço, seja em teatro ou como apresentador na televisão, tem texto meu. E isso cria uma relação direta.
CopiarCompartilhar
Paixão Michel MelamedFaço tudo, desde que me sinta seduzido. Se desejar e for desejado também, é claro que topo. Só é preciso ter a mesma coisa que é fundamental em qualquer tipo de atividade na vida: paixão.
CopiarCompartilhar
Desafios Michel MelamedTento pautar meus trabalhos de uma maneira bem esquizofrênica, procurando coisas que não fiz e que me coloquem em situação de desafio.
CopiarCompartilhar
Teatro Michel MelamedNo Brasil quando você fala ‘teatro experimental’, parece que é isso: alternativo, independente. Não é isso, não tem alternativo, não tem independente. Não tem underground, isso não existe. É ground, é real, é obra de arte.
CopiarCompartilhar
Entrevistas Michel MelamedTô preocupado com as entrevistas que eu dou. Quando vou olhar, pô, o leitor deve pensar: "Essa pessoa diz coisas sem nexo!". Porque acaba sendo um discurso de muitas referências, e os istmos entre elas são muito curtos, tênues… então eu acho que tenho que falar mais devagar, sobre idéias mais específicas.
CopiarCompartilhar
Televisão Michel MelamedSou encantado pela televisão. Acho um veículo potente e com um alcance extremo, mas muitas vezes subutilizado. Faço tevê há 12 anos e tenho muito interesse em continuar. Mas ainda não estou fechando nada para o futuro.
CopiarCompartilhar
Saber o que quer Michel MelamedO cerne é o projeto de ser um artista, é ter uma obra. Eu já sei o próximo espetáculo que eu vou fazer, eu sei o próximo livro que eu vou fazer, sei que quero fazer um cd, etc – isso é o que eu quero fazer da vida. O resto tem suas delícias e suas merdas.
CopiarCompartilhar
Supresas Michel MelamedTenho conversado com algumas pessoas e oportunidades surgem. Não sei o que pode acontecer.
CopiarCompartilhar
Primeira Vez Michel Melamed, sobre Regurgitofagia.Na primeira vez, o espetáculo foi apresentado foi numa galeria de arte. Eu não sabia o texto de cor; tinha quatro horas de texto, que a gente botou num teleprompter, e eu ficava lendo, na galeria, parado, com a máquina, as pessoas ficavam em volta, saíam, entravam… era uma instalação.
CopiarCompartilhar
Interlocutores Michel MelamedVocê é um artista, o que você objetiva? Eu entendo que arte é o redirecionamento do olhar, uma re-valoração das coisas… o objetivo é que essas perspectivas que você está propondo encontrem eco, que você possa ter interlocutores e que seja pertinente.
CopiarCompartilhar
De olho Michel MelamedO acesso à tecnologia é uma nota contemporânea que não se restringe mais ao meio artístico. Agora todo mundo divide a vida toda na internet, então sempre tem alguém de olho.
CopiarCompartilhar