Livros para refletir
Livros ajudam até mesmo nos momentos de reflexão. Não fique fora dessa, venha ler você também!
A Culpa é das Estrelas John GreenUm dos livros mais comentados do momento, A Culpa é das Estrelas, de John Green, conseguiu conquistar o mundo todo e em breve estará nas telas dos cinemas.
Na história, Hazel e Gus nos fazem pensar sobre o nosso pequeno infinito e em como gostaríamos de ter mais números em nossa vida, ou de doar nossos números para as pessoas que amamos. Em como a nossa vida pode ser maravilhosa ao nosso modo, e em como não damos conta disso, não agradecemos, nem mesmo dizemos o que sentimos. No final das contas , só nos resta colocar a culpa nas estrelas...
CopiarCompartilhar
A Menina que Roubava Livros Markus ZusakO livro de Markus Zusak mostra como a vida simplesmente acontece e como somos carregados nessa onda.
Seja para refletir sobre os pequenos e bons momentos da vida, ou para apenas enxergar que, no meio de tanta maldade, ainda há bondade nas pessoas, ou para admitir que nossas decisões são importantes, até demais, A Menina que Roubava Livros nos inspira.
CopiarCompartilhar
Ensaio sobre a Cegueira José SaramagoComo já diz o título do livro, a palavra chave neste romance é a cegueira.
Nele, José Saramago retrata a cegueira completa da humanidade, menos a de uma pessoa, a única com o "dom da visão", que consegue captar tudo que está acontecendo, todos os problemas do mundo e das pessoas mas que, no final de tudo, sente-se amaldiçoada por somente ela ser a única abençoada com a visão.
Há diversos modos de se interpretar o Ensaio sobre a Cegueira, mas uma das mais importantes é que a humanidade está completamente cega para o mundo, para a vida, para o que realmente importa: a maldade, a corrupção, as intrigas e a tristeza do mundo.
CopiarCompartilhar
Extraordinário R.J. PalacioO que mais importa nessa vida? A beleza? O dinheiro? Os sentimentos?
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
CopiarCompartilhar
A Lista Negra Jennifer BrownO livro A Lista Negra, escrito por Jennifer Brown, traz um relato intenso e avassalador sobre algo presente na vida de todos: o bullying.
Através da narrativa, Jennifer Brown consegue explorar os mais diversos sentimentos, tristes e dolorosos, e às vezes, até um pouco alegres.
A Lista Negra deve ser adicionado na lista de leitura de todos os amantes de literatura, pela grande lição de vida e pelo impacto de que nem sempre a vida nos dá um final feliz, mas sim o final necessário.
CopiarCompartilhar
A Cabana William P. YoungA Cabana é um livro que gera polêmica: uns gostam, outros odeiam. E tudo isso pode se dar ao crédito de que o mesmo não seja de tão fácil leitura.
William P. Young, em sua escrita, bate de frente com diversas crenças, mas traz críticas construtivas. Ele nos mostra que perdoar o próximo é algo necessário, mostra também como a vida prega peças e tudo de repente muda mas, mesmo assim, ainda há um motivo para tudo.
CopiarCompartilhar
Precisamos falar sobre o Kevin Lionel ShriverPassamos a vida tentando passar o melhor de nós e recolhendo o que no mundo há de bom sem nos preocuparmos com o sentido da vida ou em fazer a diferença.
Precisamos falar sobre o Kevin conta a história (ou tragédia) narrada pela mãe de um assassino adolescente. O livro nos mostra o lado diabólico das coisas, mas ao mesmo tempo nos faz pensar em até onde é capaz de ir a crueldade humana, mas que também é possível existir arrependimento.
CopiarCompartilhar
Gatsby F. Scott FitzgeraldGatsby é um romance publicado pela primeira vez no ano de 1925, mas que arranca suspiros, raiva e reflexões de muita gente até hoje. (Prova disso são os seus três filmes já lançados, o último em 2013).
O livro nos faz refletir sobre a vida, sobre o amor, sobre o poder e o dinheiro, sobre a mediocridade das pessoas ao nosso redor. De que adianta tanto poder, tanto dinheiro, se não temos amor próprio? O que o dinheiro nos traz, se não apenas status?
CopiarCompartilhar
Dom Casmurro Machado de AssisA primeira reflexão desse livro, que gera discussões até hoje, é a pergunta: Capitu traiu ou não traiu?
A qual ponto um amor doentio pode chegar? Seja qual for a sua resposta, nada de bom ou saudável pode acontecer em um amor doentio como o de Dom Casmurro, que não confiava em si mesmo.
CopiarCompartilhar