Mais do que uma mulher
Nós, mulheres, ainda somos alvo de muito preconceito, mesmo depois de muita luta contra umaa desigualdade de gêneros que sempre nos assombrou. Independentemente do que digam, somos capazes de conquistar tudo aquilo que desejamos. Devemos nos aceitar e nunca desistir de lutar pelos nossos ideias.
Como mulherJá ouvi diversos absurdos porque sou mulher, mas sei que sempre vou superar o preconceito, pois tenho muita força e força de vontade.Preciso ter garra, coragem, saber que a luta não será fácil, mas devo me impor e não desistir do que quero. Mesmo que muitos me desanimem - inclusive mulheres, assim como eu -, devo ir adiante, correr atrás do que almejo e mostrar que não preciso parar, mesmo que o mundo ao redor mostre que eu deva desistir.
CopiarCompartilhar
Sou forteE quem disse que as mulheres não são fortes? Tem quem nos julgue por causa do nosso corpo mais delicado, mas não os músculos que qualquer um pode conseguir numa academia que define quem somos. A força de uma mulher vai além de músculos! Temos garra, persistência, determinação e assim seguimos, mesmo em meio a tombos, nunca desistindo daquilo que desejamos alcançar.
CopiarCompartilhar
Não sou obrigadaDefinitivamente não sou obrigada a aceitar calada tudo o que definem que mulher deve fazer, como ter filhos, casar, arrumar a casa, saber cozinhar. Aliás, esse discurso deveria ter mudado faz tempo, mas tem gente que ainda não se adaptou. A questão aqui é que eu sou dona de mim e eu resolvo o que fazer ou não, do que eu devo gostar ou não e quais anseios devo ter.
CopiarCompartilhar
Me aceito assimSofri demais em minha adolescência, porque eu queria ser como os garotos. Eles faziam o que queriam a qualquer hora, não passavam por problemas hormonais como as garotas, não tinham cólicas nem sentiam grandes mudanças corporais como as meninas. Fora isso, eu via como eles tinham privilégios e como impunham mais suas vozes. Depois de tantos questionamentos, comecei a me aceitar como sou, notei que eu tinha que lutar para ter o meu espaço e que nunca deveria existir, pois sempre tive capacidade.
CopiarCompartilhar
Faço minhas escolhasAs escolhas sobre o meu futuro e meus gostos cabem somente a mim e mais ninguém. Após muitos anos sendo obrigadas a seguir o que as ordenavam, nós, mulheres, conquistamos uma pequena parcela de espaço e hoje podemos fazer as nossas escolhas. É terrível ter que lidar com o fato de que muitas mulheres foram consideradas irracionais no passado, só por causa de seu gênero. Agradeço aos anos por terem passado e lamento pelas mulheres que enfrentaram períodos difíceis e sombrios.
CopiarCompartilhar
Meu poderEu, como mulher, vejo que tenho um grande poder: a persistência. Essa é uma característica feminina muito forte. Desde que nascemos, lutamos por milhões de coisas. Tombamos muito no caminho, bastante gente tanta nos derrubar e humilhar, mas, mesmo apanhando, seguimos, unimos forças e vamos adiante, pois sabemos que podemos ir longe!
CopiarCompartilhar
IndependênciaAprendi a ser independente desde que notei que as pessoas vão embora de nossas vidas, porque morrem ou porque decidem nos abandonar. Por isso comecei a me virar sozinha, a seguir meu caminho sem compartilhar meus segredos com ninguém, além de não depositar expectativas em pessoas. Devo conquistar o que quero por meus méritos, não porque alguém me ajudou.
CopiarCompartilhar
Não dependo de ninguémDefinitivamente não preciso depender de ninguém para ser feliz. Posso e devo me sentir bem comigo mesma, devo fazer planos e sempre seguir em frente. Posso estudar um milhão de coisas e ser super intelectual, desde que isso me faça bem. Posso não fazer nada e me sentir contente. Somente eu posso decidir o que vou ser!
CopiarCompartilhar
Sem subestimarNão vejo razões para subestimar uma mulher. A força que elas possuem, a inteligência com as quais exercem suas atividades e a cautela que possuem em escolher o que farão no futuro são nítidas. Mulheres são sábias e não agem sem pensar, por isso é preciso sempre ouvi-las e entender que, se elas estão dizendo que são capazes, realmente o são.
CopiarCompartilhar
Tenho capacidadeMinha capacidade é enorme; posso fazer o que eu quiser, mesmo que não seja a minha especialidade. Caso eu me dedique, sou capaz de tudo! Toda mulher pode ter o que quiser e alcançar o que desejar. Podemos ser chefes, donas de empresas, a melhor estudante de um curso de exatas e até deveríamos ter salários maiores do que muitos homens, já que enfrentamos muitas dificuldades para subir de patamar.
CopiarCompartilhar
Tenho valorEu tenho um valor imensurável e é por isso que, com os passar dos anos, me tornei ainda mais exigente comigo mesma. Não devo aceitar que qualquer pessoa se aproxime de mim, que não respeite minhas limitações, que não me dê espaço, voz e muito mais. Quero comigo pessoas que vejam além em mim, mas que saibam me valorizar como eu mereço.
CopiarCompartilhar
A felicidadeSabe quem faz a minha felicidade? Eu mesma. Construir a própria felicidade é algo que homens e mulheres devem fazer, mas as garotas enfrentam muitas dificuldades em busca da alegria. A sociedade dita que uma mulher só pode ser feliz ao se casar em uma igreja (e de vestido branco), ao ter filhos e uma linda (e grande) família para almoçar aos domingos, e por aí vai... A realidade é que minha felicidade depende dos sonhos que tenho, dos caminhos profissionais que eu escolher, das minhas viagens ao redor do mundo e do que a vida me trouxer de bom!
CopiarCompartilhar
Meu encantoToda mulher tem um encanto bem particular e eu não seria diferente. Tenho que me valorizar e assim o faço, pois a sociedade já humilha muito as mulheres. Sei que tenho beleza interna e externa, capacidade e uma enorme força. Ninguém pode tirar isso de mim. Ser mulher é uma dádiva!
CopiarCompartilhar
Vou alémQuando duvidam da minha capacidade, provo que posso ir além. Naturalmente, não desisto diante de um obstáculo, mas quando dizem que não vai dar certo, que o caminho não é aquele ou quando sentem pena de mim, faço ainda mais questão de me esforçar e de me superar. Acredito que posso fazer o que quero e que ser mulher só me motiva ainda mais para realizar meus objetivos. No fim, sempre consigo mostrar que meu gênero não me impõe nenhum limite.
CopiarCompartilhar
Sem padrõesEstou cansada de ver que ainda há quem acredite que uma pessoa é perfeita por causa de seu corpo, cabelo, cor de pele ou qualquer outra característica física. Está na hora de as mulheres se amarem de verdade, mas é preciso que se unam de coração! Só assim provaremos que esses limites que nos impõem por aí são mentirosos, porque temos uma força imensurável!
CopiarCompartilhar
A belezaA beleza é algo muito relativo, mas infelizmente a sociedade coloca padrões, tenta estabelecer que há um corpo ideal e que existem regras para que uma mulher seja bonita. Mulheres, acreditem, vocês são lindas! Aceitem seus corpos, cabelos, olhos e todas as características que as tornam únicas. Ninguém tem o direito de tirar de você o seu amor-próprio. Então ame-se acima de tudo e esqueça os padrões.
CopiarCompartilhar
Para me sentir completaNão é um relacionamento que irá me completar. Sozinha, sou inteira. Nunca deixei pedaços de mim por aí, para que alguém me dissesse que sou incompleta. Relacionamentos são bem-vindos, mas jamais devo colocá-los acima de tudo, deixando de lado o que já tenho. Antes de dar amor aos outros, preciso me amar e me sentir bem comigo. Assim, as pessoas que a vida me apresentar não irão me completa, mas me transbordar!
CopiarCompartilhar
LiberdadeSou livre e empoderada. Posso fazer e vestir o que quiser, posso fazer escolhas e ainda assim eu devo ser respeitada. Não são essas coisas que determinam como você deve ou pode me tratar. Sou eu quem define o espaço que você pode ter em minha vida. Saiba entender que tenho liberdade, assim como você, para fazer qualquer coisa.
CopiarCompartilhar
Vou sempre à lutaA luta das mulheres para conquistarem espaços na sociedade está longe de acabar. Querendo ou não, há quem ache que pode dar “pitaco” em suas ações. Querem resolver quando e como devem ter filhos, onde devem trabalhar etc. Por isso sou uma das que vai à luta e que mostra que somos espertas o bastante para fazermos nossas próprias escolhas. Mesmo que demore muito mais anos para termos direitos iguais aos dos homens, deixarei o meu legado.
CopiarCompartilhar