Mensagens para lidar com agressão verbal
Agressão verbal é quando alguém profere palavras de insulto que manipula ou fere uma pessoa. É o tipo de ataque que pode marcar mais do que uma agressão física, que é quando alguém machuca a outra, ocasionando em problemas corporais e de saúde. É um desrespeito que ataca diretamente o coração, por isso é tão complicado, para algumas pessoas, liberar perdão. Lidar com isso não é uma tarefa fácil, pois, diferentemente dos machucados físicos, que acabam sumindo com o tempo, as palavras podem se tornar feridas incuráveis. É possível contornar a situação e até mesmo perdoar o agressor. Por isso preparamos mensagens para lidar com a agressão verbal para que você reflita sobre o assunto. Confira!
Não à agressão: conceda espaço ao autorespeito na sua vida com esta playlist!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Aonde está o agressorOs agressores verbais podem estar presentes em diferentes âmbitos da sociedade como no ambiente familiar, no grupo de amigos, no espaço profissional e em tantos outros, infelizmente. Essas pessoas, em momentos nos quais se exaltam, tornam os ambientes e as relações conflituosas e não saudáveis, criando medo e machucando pessoas, o que faz com que eles não criem vínculos forte ou duradores.
CopiarCompartilhar
Respire e após demonstreNão deixe que agressões verbais em ambientes familiares, ambientes profissionais, relações de amizades, relações amorosas ou qualquer outra te esgotem mental e psicologicamente ou atinjam o seu físico... Por isso, caso passe por esse tipo de situação, conte até dez, se precisar até cem. Ou, melhor ainda, saia de perto e respire fundo. Ao se acalmar e tomar uma água, não deixe de demonstrar com diálogo e calma sua insatisfação e chateação.
CopiarCompartilhar
As sérias consequênciasA agressão verbal cria uma situação muito desagradável aos envolvidos, abalando psicologicamente o estado das pessoas, além de estremecer relações pessoais e profissionais. Ter que conviver com uma pessoa que apresenta esse comportamento requer uma série de cuidados, incluindo paciência, inteligência emocional e muito autocontrole para evitar que essas agressões não fiquem mais sérias e perigosas!
Reflita com mensagens de combate ao feminicídio
CopiarCompartilhar
Repare e presta atençãoVocê certamente já vivenciou alguma situação em que sofreu uma agressão verbal. Seja em uma briga pequena ou em uma discussão calorosa, é possível identificar as agressões ou ataques. Para se preparar e até mesmo se proteger, repare no comportamento das pessoas em momentos nos quais se sentem ameaçadas ou em que precisam se autoafirmar. O agressor verbal segue um padrão e sempre partirá para essa defesa, já que te falta autocontrole e inteligência emocional.
CopiarCompartilhar
Agressão verbal em diferentes formasAs agressões verbais podem não apresentar o mesmo padrão perceptível a quem está ao redor do agressor. Além de se exaltar e falar palavrões, por exemplo, os agressores parecem estar sempre atacando alguém com as palavras. Argumentar ou aceitar argumentos não é imaginável para eles. As falas são altas, são sequenciais e sem chances de defesa ou debate.
Descubra se você está em um relacionamento abusivo
CopiarCompartilhar
Situações para agir com cautelaVocê já passou por alguma situação em que seu psicológico foi altamente abalado por palavras direcionadas a você de forma firme e agressiva? Se sim, você sofreu agressão verbal, que pode ser caracterizada por indivíduos que impõem seu ponto de vista de forma rude e sem aceitar diferentes visões, alguém que faz suas vontades serem aceitas no grito, nas ofensas, entre outras características que precisam ser trabalhadas de forma cautelosa.
CopiarCompartilhar
Lidando com um agressor verbalQuando uma pessoa te deixa tensa ao interagir com ela ou até mesmo antes de interagir você já se sente desconfortável, quando a relação com o outro, por menor que seja, causa um esgotamento emocional, te suga as energias e quando uma pessoa costuma fazer comentários depreciativos em relação ao outro, sinto em lhe informar, mas você está lidando com um agressor verbal! Cuide-se e se encha de informação e autocontrole para se prevenir!
Frases sobre violência: pondere sobre o assunto
CopiarCompartilhar
Tenha coragem e dialoguePara lidar e se impor com um agressor verbal é preciso muita coragem, uma postura ativa e diálogo de forma franca, paciente e aberta, demonstrar todas as vezes o quanto aquela situação embaraçosa causou desconforto e desagradou os envolvidos. Muitas vezes, virar as costas ou fingir que tal agressão não aconteceu é pior. Os agressores não enxergam seu comportamento de forma tão negativa, por isso o diálogo é preciso.
CopiarCompartilhar
Não troque chumboPara lidar com as agressões verbais, seja com alguém com quem você tenha laços afetivos ou alguém com quem mantém uma breve relação, é preciso ter autocontrole e não reagir às agressões da mesma forma... Aquela frase, "chumbo trocado não dói", na verdade, além de doer, acaba piorando a situação, elevando ainda mais o estresse do ambiente podendo fazer com que as agressões passem para um grau físico.
CopiarCompartilhar
Auxílio no dia a diaPara manter relações com um agressor verbal, não dê a ele o lugar para que use a agressão como forma de conquistar o espaço, pois tal atitude reforça o comportamento agressivo... Para tornar os ambientes mais tranquilos e ajudar o agressor, valorize suas ideias, suas opiniões e seus questionamentos, pois isso servirá de auxílio para driblar as agressões e tornar a pessoa mais aberta a ouvir diferentes opiniões.
Você sabe o que é xenofobia? Entenda!
CopiarCompartilhar