Mulheres que estampam moedas internacionais
Você já parou para reparar quem são as pessoas retratadas no dinheiro que usamos diariamente? Muitas delas são mulheres que deixaram sua marca no mundo e mereceram de alguma forma ser homenageadas! Venha descobrir algumas dessas mulheres incríveis que estampam moedas internacionais.
Brasil: Marianne, o símbolo da RepúblicaPouca gente sabe, mas quem representa a República nas notas brasileiras é uma mulher. Seu nome é Marianne e ela nasceu na França. Ela surgiu no país durante a Revolução Francesa, em 1789. Apenas no século 19 foi batizada e se tornou a imagem oficial dos movimentos republicanos.
CopiarCompartilhar
Argentina: Evita Perón, Primeira DamaUma das primeiras damas mais famosas do mundo, Evita Perón já foi homenageada em filmes e musicais. Seu rosto foi imortalizado na nota de 100 pesos argentinos.
CopiarCompartilhar
Israel: Rachel Bluwstein, poetaDesde 2013, as notas de 20 e 100 novo shekel têm o rosto de mulheres ilustres da literatura nacional. Rachel Bluwstein é uma delas.
CopiarCompartilhar
México: Frida Kahlo, pintoraUm dos autorretratos mais famosos da pintora, Frida Kahlo, foi escolhido para estampar a nota de 500 pesos do México.
Você também pode gostar: 16 famosos feministas
CopiarCompartilhar
Índia: Indira Gandhi, Maior Mulher do MilênioSem nenhum parentesco com Mahatma Gandhi, Indira Gandhi foi a quarta primeira-ministra da Índia e também eleita a "Maior Mulher do Milênio", pela BBC, em 1999.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Austrália: Dame Nellie Melba, cantoraA primeira australiana a receber reconhecimento internacional como uma musicista clássica, Dame Nellie Melba está na nota de 100 dólares da Austrália.
CopiarCompartilhar
Inglaterra: Elizabeth II, rainhaTodas as notas de libra esterlina têm o desenho da rainha da Inglaterra, desde 1960. Dessa maneira, o país se torna o maior em número de notas com mulheres do mundo. Elizabeth II também está em notas da Nova Zelândia e Austrália.
CopiarCompartilhar
México: Sor Juana Inés de la Cruz, escritoraEscritora do século 17, Juana foi escolhida pelos mexicanos para ilustrar a cédula de 200 pesos.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o feminismo e igualdade
CopiarCompartilhar
Filipinas: Josefa Llanes Escoda, sufragistaAtivista pelo sufrágio universal, Josefa Llanes Escoda está na nota de 1000 pesos filipinos.
CopiarCompartilhar
Suécia: Jenny Lind, cantora de óperaJenny Lind foi uma cantora de ópera muito relevante para a cultura de seu país. É homenageada na nota de 50 coroas suecas.
CopiarCompartilhar
Israel: Leah Goldberg, escritoraLeah Goldberg foi uma poeta, autora e especialista em literatura. Em 2013, ganhou a primeira nota com um desenho seu, após o governo homenagear mulheres de sua literatura.
CopiarCompartilhar
Argentina: Manuela Rosas, ativista políticaEssa importante ativista política é retratada ao lado do pai, o político Juan Manuel de Rosas, na nota de 20 pesos.
CopiarCompartilhar
Nova Zelândia: Kate Sheppard, defensora do voto femininoKate Sheppard foi uma sufragista que ajudou seu país a se tornar o primeiro do mundo a garantir o direito universal ao voto por mulheres e homens.
CopiarCompartilhar
Filipinas: Corazon Aquino, presidenteCorazon Aquino foi a primeira presidente mulher das Filipinas. Dessa maneira ganhou essa homenagem no dinheiro nacional.
CopiarCompartilhar
Suécia: Selma Lagerlöf, escritoraEssa foi a primeira mulher a receber o prêmio Nobel de literatura, nada mais justo a homenagem do governo sueco.
CopiarCompartilhar
Turquia: Fatma Aliye Topuz, ativistaEscritora do livro “Mulheres do Islã”, importantíssimo para que o ocidente conhecesse a cultura muçulmana, com foco nas mulheres. Fatma Aliye Topuz está nas notas de 50 libras turcas.
O feminismo nos livros: 10 obras que abordam o movimento
CopiarCompartilhar