Pratique a sororidade com suas irmãs
As mulheres precisam se unir cada vez mais. Pratique isso dentro de sua casa, com suas amigas, mães, ou qualquer pessoa. Acabem com as barreiras que a sociedade cria!
IrmandadeA sororidade nada mais é do que a irmandade entre as mulheres. É deixar de acreditar que as outras são suas rivais, e reconhecer todas nós como companheiras - não apenas no feminismo e na luta por conquistas sociais, mas como mulheres, que são irmãs e que precisam se unir para serem mais fortes. Sororidade é abandonar preconceitos e julgamentos, é alcançar o ideal de mulheres se aceitando e trabalhando juntas.
CopiarCompartilhar
InimigoA rivalidade feminina não é verdade, não é natural às mulheres. Mas princípios opressores colocam essa ideia nas nossas cabeças desde a infância. Pode ver, quantos filmes e músicas não perpetuam a ideia de que amizade de verdade é entre homens e que entre mulheres sempre existe falsidade, que a outra está lá só para puxar o seu tapete? O porquê de a cultura machista perpetuar isso é simples: dificultar que as ideias do feminismo sejam amplamente aceitas, pois leva as mulheres a acreditarem que não podem realmente se unir, já que são “naturalmente inimigas”.
CopiarCompartilhar
Todas as mulheresPor isso é tão importante desconstruir essa noção e praticar a sororidade. Não são apenas fofocas e desentendimentos que esse sistema causa. Ele alimenta a violência e dificulta ainda mais que conquistas sociais sejam estendidas a todas nós. A sororidade implica que não deve haver um feminismo só. Mulheres em situações sociais diferentes precisam derrubar opressores diferentes, e todas devem ser valorizadas e terem o apoio de suas irmãs.
CopiarCompartilhar
DiscórdiaEssa rivalidade criada entre as mulheres em geral coloca o homem como a figura de discórdia. Daí vem a ideia de que se o namorado traiu a culpa é da outra que o seduziu. Isso evolui para julgamentos mais amplos, como reparar nas roupas curtas e no comportamento das mulheres que estão lá “para roubar o seu homem”. Perpetuar essas ideias é tão absurdo quanto comum e, novamente, isso minimiza a importância do feminismo, pois deixa a impressão de que não importa o que mulheres façam, a luta para conquistar um marido ainda será mais importante.
CopiarCompartilhar
Pequenos gestosA sororidade começa por pequenos gestos. Não julgar, nem rotular outras mulheres. Não exigir delas comportamentos diferentes porque você acredita que uma mulher deveria se portar assim ou assado. Não separar o mundo entre nós e as outras. Reconhecer que estamos juntas lutando contra um sistema opressor que está tão enraizado que, por vezes, nem o notamos. Confrontar quem está diminuindo outra mulher, especialmente se alguém está tentando dizer o que ela deve falar ou que tipo de pessoa ela deve ser.
CopiarCompartilhar
Enfrentando a estrutura machistaOutras coisas que devemos fazer: não estimular a competição entre as mulheres; não julgar homens e mulheres de forma diferente; não culpar “a outra” em uma traição, mas sim, o namorado traidor; ajudar mulheres em situações de risco, inclusive em casos de assédio em espaços públicos.
CopiarCompartilhar
SexualidadeOutra coisa que a sororidade luta contra é a condenação das mulheres devido à sua sexualidade. Os xingamentos direcionados a elas raramente são acerca de seu caráter, mas sim, em relação a sua aparência e sexualidade. Não importa o erro que a mulher cometa, isso é irrelevante para quem irá atacá-la com palavras de baixo calão, que se referem ao seu “se dar o respeito” - para usar um termo típico de machistas. Essa violência alimenta uma ainda pior, a que costuma culpar vítimas em casos de violência sexual.
CopiarCompartilhar
Fim da violência e rivalidadeMuitas mulheres repetem ideias machistas, em geral, porque acreditam que serão mais dignas de respeito se assim o fizerem (o clássico “ela tinha que ter se dado o respeito”), mas a verdade é que ser uma mulher machista não protege ninguém dos efeitos mais danosos do machismo. A única forma de quebrar essa violência sistêmica contra as mulheres é mostrando a toda a sociedade que mulheres são sempre dignas de respeito, independente de seu comportamento, e que a rivalidade feminina não está com nada!
CopiarCompartilhar
UniãoA sororidade é isso: é a união entre as mulheres contra um sistema opressor, um sistema que repetidamente busca condená-las, diminuí-las, agredi-las e, no final, ainda dizer que elas são culpadas, porque não sabem trabalhar juntas e que sempre serão inimigas umas das outras. É sempre difícil lutar contra o que está enraizado e é por isso que tantos oprimidos, durante a história do mundo, repetiram as palavras de seus opressores. E é contra isso que precisamos, sempre, lutar.
CopiarCompartilhar
Mais fortesA verdadeira transformação social contra o machismo acontece quanto mais mulheres compreenderem que não há nada intrínseco que as torne incapazes de terem laços de amizade e respeito tão fortes quanto os homens. Tal compreensão, a raiz da sororidade, permite que possamos ser mais fortes quando unidas. O empoderamento feminino, a independência e valorização das mulheres serão conquistados entre nós mesmas, na união feminina.
CopiarCompartilhar
Um mundo melhorPor isso, devemos reconhecer a opressão de gênero que todas as mulheres sofrem e apoiar nossas irmãs nas diferenças, quando mulheres precisarem enfrentar outros opressores que, mesmo que não nos afetem, prejudicam outras, todas elas dignas do mesmo respeito e direitos. Como um grupo unido, devemos lutar por uma sociedade mais igualitária para todas nós. Apoie uma irmã hoje, é com essa união que construiremos a cada dia, para todas nós, um mundo melhor.
CopiarCompartilhar