O que é Carimbó?
O Carimbó é uma dança que combina influências indígenas com traços das culturas africana e portuguesa. O ritmo é típico da região Norte, em especial do Pará e, graças à banda Calypso, se tornou mais conhecido no país. Saiba mais sobre esta rica manifestação cultural de nosso país.
O que é carimbóCarimbó é um estilo de música e dança típicas do norte brasileiro, sobretudo do Pará, de origem indígena, mas com fortes traços da cultura africana e portuguesa. É patrimônio cultural imaterial do Brasil desde setembro de 2014, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), cuja lei foi aprovada unanimemente.
Dançar faz bem para a alma! Frases sobre dança
CopiarCompartilhar
Principais instrumentos do carimbóObviamente, o instrumento principal do carimbó é o próprio carimbó, um tambor feito de madeira, encapado com couro animal, o que caracteriza propriamente a música. Além dele, no entanto, são utilizados pandeiro, flaura, fochê, maracá, banjo, ganzá e reco-reco. A partir da década de 70, guitarras elétricas passaram a ser incorporadas ao gênero musical.
CopiarCompartilhar
De onde veio o nomeO nome carimbó veio do tupi “korimbó”, que significa “pau que produz som”. A própria palavra “korimbó” vem da justaposição das palavras “curi”, que significa “pau”, e “mbó”, que significa “furado”. Esse seria o instrumento, um tambor feito de tronco de árvore e encoberto com couro animal que produz o som para a música de mesmo nome. Antigamente, também era chamado de curimbó.
CopiarCompartilhar
Outros nomes para carimbóO estilo musical carimbó também pode ser chamado de Samba de roda do Marajó, Pau e Corda, Baião típico de Marajó ou até mesmo corimbó.
CopiarCompartilhar
Origem do carimbóNão se sabe muito bem de onde veio o estilo musical (provavelmente de Marapanim ou da Ilha de Marajó), mas sabe-se que surgiu por volta do século XVII pelos índios tupinambás, influenciado por africanos e ex-escravos no nordeste do Pará. No século XIX, como entretenimento, era comum pescadores e agricultores se reunirem com amigos e família para cantar o carimbó. Assim, o estilo passou dominar cada vez mais espaço nas festas da região, tornando-se marcante e até essencial.
CopiarCompartilhar
Vestimentas do carimbóAs vestimentas para as danças do carimbó são bastante características e marcantes. As dançarinas usam saias longas, de muitas rodas, e bastante coloridas; as blusas, normalmente, são monocromáticas. São utilizados muitos acessórios, como colares, brincos e pulseiras. Os dançarinos se vestem de forma mais simples, o que lembra o estilo de vida humilde de pescadores e agricultores. Assim como as mulheres, os homens também se apresentam descalços.
CopiarCompartilhar
Subgêneros de carimbóO carimbó também tem seus subgêneros, que vão se diferenciar por meio de seus temas, suas regiões e até de instrumentos. Os principais subgêneros são: carimbó rural, carimbó praieiro e carimbó pastoril.
Frases sobre cultura. Por um mundo com mais manifestações culturais!
CopiarCompartilhar
Coreografia do carimbóA dança do carimbó é feita em pares, como se fosse uma quadrilha: o moço convida a moça para dançar, batendo palmas para ela. A moça, por sua vez, ao longo da música, vai fazendo movimentos com a saia, de forma a tentar cobrir o rosto de seu parceiro. Algumas vezes, fazem imitações de animais.
CopiarCompartilhar
Dia Municipal do Carimbó em BelémDia 26 de agosto é comemorado o aniversário de Augusto Rodrigues, o Mestre Verequete, um dos maiores compositores do ritmo. Em 2004, em seu centenário, a cidade de Belém, capital do Pará, reconheceu a importância desse estilo e estabeleceu aquela data como Dia Municipal do Carimbó. A lei foi elaborada pela ex-vereadora Marinor Brito, porém aprovada pelo prefeito Edmilson Rodrigues.
CopiarCompartilhar
Dia Estadual do Carimbó no ParáEm 2010, foi aprovada pela governadora do Pará, Ana Julia Carepa, o Dia Estadual do Carimbó, comemorada no dia 3 de novembro, já que o grande compositor Mestre Verequete morreu naquela data em 2009.
CopiarCompartilhar
Perseguição do carimbóPor sua grande influência africana e sua presença em festivais mais humildes da região, o carimbó logo ficou conhecido, pelos escravocratas, como “festa de preto”, sendo perseguido e criminalizado, no ano de 1880, por meio da Lei nº 1 028, denominada “Código de Posturas de Belém”. A multa, para quem desobedecesse, era de 30 mil réis. Entretanto, em 1960, por ter letras que não iam de encontro à Ditadura Militar, o gênero musical voltou a ter terreno fértil para crescer, mantendo-se firme até hoje.
CopiarCompartilhar
Banda CalypsoProvavelmente, a banda mais conhecida do ritmo, que espalhou o carimbó pelo país, foi Calypso, originalmente formada por Joelma e Chimbinha. A banda, apesar do preconceito em relação ao gênero musical, conseguiu conquistar o Brasil e o mundo.
Saiba mais curiosidades sobre a cultura brasileira
CopiarCompartilhar