Poesias Slam
Você sabe o que é Slam? Nunca ouviu falar? O MCA explica, um pouco, como funciona essa nova mania de fazer poesia. Você vai querer fazer parte desse mundo! Confira!
Esporte da poesia falada O que éBasicamente, slams ou poetry slams são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e a desempenho. Resumindo, o slam é o "esporte" da poesia falada.
CopiarCompartilhar
Caráter comunitário e inclusivo O que éMas além de seu aspecto competitivo, o poetry slam vem ganhando espaço e popularidade mundial e tem conquistando cada vez mais adeptos por conta de seu caráter comunitário e inclusivo.
CopiarCompartilhar
ZAP No BrasilZona Autônoma da Palavra – é o nome do primeiro campeonato ou Slam de declamações performáticas de poemas em território nacional.
CopiarCompartilhar
Slam da Guilhermina No BrasilO Slam da Guilhermina começou no final do mês de fevereiro de 2012 com a proposta de fazer uma Batalha de Poesias na rua. Emerson Alcalde, Carla Soares e Vander xCHEx tiveram a proposta e começaram a divulgar em saraus e também nas redes sociais sobre o evento.
CopiarCompartilhar
Regras No BrasilAs únicas regras são as mesmas dos slams internacionais: os poemas devem ser de autoria própria, com no máximo três minutos, e não pode haver acompanhamento musical, figurinos ou adereços.
CopiarCompartilhar
Juízes RegrasO Slam Poesia parte do princípio de que todo indivíduo é capaz de emitir uma opinião válida sobre arte. Não necessitando de uma formação acadêmica ou técnica para isso. Então, cinco juízes devem ser selecionados entre os membros da plateia. Uma vez escolhidos, eles devem:
- Receber um documento impresso com instruções sobre como julgar cada poema.
- Ouvir as instruções do apresentador que, entre outras coisas, determinará a responsabilidade da plateia e lembrará os juízes das suas.
CopiarCompartilhar
Poemas Regras- Os poemas podem ser de qualquer assunto ou tema e em qualquer estilo. Cada poeta tem que apresentar poemas originais de sua autoria.
- Não é permitido o uso de auxílios visuais ou e fantasias. A regra de auxílios visuais tem o intuito de manter o foco nas palavras (e na performance) e não em objetos.
- Geralmente, é permitido aos poetas o uso do ambiente e de artifícios que este ofereça - microfones, suporte de microfone, o palco, cadeiras e mesas – desde que os mesmos estejam disponíveis para todos os outros competidores.
- Não é permitido o uso de instrumentos musicais, música pré-gravada.
- Sampling: Os poetas podem citar palavras e letras de obras de outros autores.
- Não é permitido a repetição de poemas. Cada poema pode ser usado uma única vez durante as eliminatórias e uma vez na grande final.
CopiarCompartilhar
Dj RegrasO DJ será o responsável por toda a trilha musical do evento. Ele deve interagir como o apresentador e zelar pelo silêncio durante as performances.
CopiarCompartilhar
Tempo poético O que éUma grande celebração coletiva, uma verdadeira "zona autônoma da palavra", onde o sagrado direito à expressão é exercido e o tempo cronológico é suspenso e substituído por um "tempo poético".
CopiarCompartilhar
Diversidade O que éA diversidade é característica marcante em um encontro de poetry slam, onde pessoas das mais diferentes idades, crenças, orientações políticas e filosóficas reúnem-se em comunhão para ouvir e falar poesia.
CopiarCompartilhar
Encontros de poesia HistóriaIdealizado nos anos 80, em Chicago, Estados Unidos, por Marc Kelly Smith, um trabalhador da construção civil e poeta, o poetry slam trouxe uma renovação para os maçantes encontros de leitura de poesia, popularizando-se rapidamente pelo país e logo, se propagando por todo o mundo.
CopiarCompartilhar
Comunidades pelo mundo HistóriaEstima-se hoje que existam pelo menos, 500 comunidades de slam em países como Irlanda, Inglaterra, Austrália, Zimbábue, Madagascar, Israel, Singapura, Polônia, Itália e até mesmo no Pólo Sul e no Havaí, sendo que as maiores comunidades fora dos Estados Unidos estão na França e na Alemanha.
CopiarCompartilhar
Espaço cultural No BrasilO Slam da Guilhermina é o 2º existente no país, e para a galera da Zona Leste de São Paulo, que sofre com ausência de espaços culturais, ter um evento deste porte ao lado do Metrô e próximo à circulação das pessoas que trabalham todos os dias faz a diferença pelo menos uma vez no mês.
O evento acontece sempre toda última sexta-feira do mês.
CopiarCompartilhar
Performances Regras- A regra dos três minutos. Todas as performances não devem ultrapassar três minutos de duração. Cada participante tem direito a alguns segundos para adaptar o microfone e o palco. O tempo começa a ser contado a partir do momento em que o poeta se dirige ao público.
- Depois dos três minutos, existe um período de “graça” de dez segundos (até 3:10.00).
Após este período, penalidades de tempo serão aplicadas seguindo a tabela abaixo:
3:10 e abaixo Não há penalidade
3:10.01 - 3:20 -0.5 ponto
3:20.01 - 3:30 -1.0 ponto
3:30.01 - 3:40 -1.5 ponto
3:40.01 - 3:50 -2.0 ponto
Acima [-0.5 ponto para cada 10 segundos]
- O anúncio de penalidades de tempo será feito pelo apresentador depois que os juízes tiverem atribuído as notas da apresentação do poeta. Os juízes não devem ser notificados sobre penalidades de tempo antes de terem registrado as notas do poeta.
CopiarCompartilhar
Apresentador RegrasO apresentador deverá anunciar ao público o nome e uma leve descrição de cada poeta. Ele também deverá pedir aos juízes que levantem seus cartões com as notas. Ele tem a função de fazer o evento seguir o cronograma e incentivar a plateia interessada na competição. Ele deve ser completamente imparcial, até o entusiasmo espontâneo deve ser controlado.
CopiarCompartilhar
Vj RegrasO VJ terá a responsabilidade de complementar o evento com a projeção de imagens, trabalhos visuais, vídeos informativos e sobre os participantes.
CopiarCompartilhar
Pontuação RegrasOs juízes darão notas de 0 a 10, com a nota 10 sendo a mais alta ou nota perfeita, para cada poema. Eles serão instruídos a usar uma casa decimal para reduzir as possibilidades de empate. Cada poema receberá cinco notas, a mais alta e a mais baixa serão descartadas e as três restantes serão somadas, representando a nota final do poeta.
CopiarCompartilhar