Biografia de Príncipe William
Filho do Príncipe Charles e da Princesa Diana. William é casado com Catherine Middleton e é pai de George Alexander Louis e Charlotte Elizabeth Diana. Conheça-o melhor!
Como tudo começou...Nascido no dia 21 de Junho de 1982 no Hospital de St. Mary em Londres, William Arthur Philip Louis Mountbatten-Windsor é o filho mais velho do Príncipe Charles e da eterna Princesa Diana, irmão mais velho do Príncipe Harry de Gales e o segundo na linha de sucessão ao trono carregando assim o peso de se tornar Rei da Inglaterra e mais 15 países que compõem a Comunidade Britânica.
Como é neto de um monarca britânico e filho do príncipe de Gales, seu título completo era Sua Alteza Real, O Príncipe Guilherme de Gales. Quando criança, era afetuosamente chamado por seus parentes da família real de Wombat, um pequeno animal australiano ou de Wills, por sua mãe. Diana referia-se a Guilherme como um pequeno tornado devido a sua intensa atividade. Quando nasceu, seu pai o Príncipe de Gales queria que sua antiga babá, Mabel Anderson, que já conhecia a ritmo da realeza, ficasse responsável pela educação de Guilherme, mas Diana recusou, escolhendo outra babá de confiança dos Spencer.
Uma vez, estando no Castelo de Balmoral, Guilherme teria apertado um botão na enfermaria do castelo, o que disparou um alarme silencioso que trouxe até ao castelo um grande grupo de policiais da cidade, embora o mal-entendido tenha sido esclarecido mais tarde.
CopiarCompartilhar
InfânciaNo dia 1 de Março de 1991, no dia de Saint David, Guilherme fez sua primeira aparição pública oficial durante uma visita à Cardiff, a capital do País de Gales. Depois de chegar por avião, o então príncipe de oito anos de idade foi levado por seus pais para a Catedral de Llandaff. Após conhecer a catedral, ele assinou o livro de visitantes, demonstrando que era canhoto. Fotografias do príncipe durante esta visita estão numa exibição permanente da catedral. Quando ele partiu, muitas crianças de escolas e residentes locais lhe deram presentes, que o príncipe recebeu com um sorriso, sussurrando obrigado.
Em 3 de Junho de 1991, o príncipe Guilherme foi acertado na testa por um garoto num campo de golfe e foi levado ao Hospital Real de Berkshire. O príncipe não perdeu a consciência, mas sofreu uma fratura no crânio e foi operado em Great Ormond Street Hospital. Uma ligueira cicatriz ainda está visível nos dias de hoje. Em maio de 1995, o príncipe Guilherme acompanhou sua mãe, seu pai e seu irmão ao Quinquagésimo Aniversário da Vitória Europeia, comemoração ocorrida em Hyde Park; também acompanhou sua família no Jubileu da Vitória sobre o Japão em frente ao Palácio de Buckingham.
Desde a infância, o príncipe é um fã da tradicional equipe de futebol Aston Villa FC. Afiliado de Constantino II da Grécia, de Laurens van der Post, de Lorde Barbourne e da Princesa Alexandra de Kent, da Duquesa de Westminter e de Lady Susan Hussey, William foi educado em escolas particulares do sul da Inglaterra; essas instituições são conhecidas por serem as melhores do mundo e formarem os maiores líderes mundiais como vários primeiros ministros e membros de diversas famílias reais.
CopiarCompartilhar
Relação maternaNa madrugada de 31 de Agosto de 1997, a mãe do Príncipe William, Diana, foi morta num trágico acidente de carro em Paris, juntamente com seu namorado, Dodi Al-Fayed. Sua morte veio dias depois de ter passado um feriado no Sul da França com seus dois filhos. Ambos estavam no Castelo de Balmoral com seu pai, com a rainha e com o duque de Edimburgo. Na manhã daquele dia, o príncipe Carlos acordou os príncipes para lhes contar a notícia.
No funeral de Diana, aos quinze anos, William, acompanhou seu pai, seu irmão, seu avô paterno e seu tio materno (Carlos Spencer, Conde Spencer IX) no caminho do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster, logo atrás do caixão de Diana. Durante sua eulogia, o conde Spencer prometeu que a família Spencer tomaria ativo interesse em cuidar dos filhos de Diana; porém, tanto Guilherme como Henrique raramente o vêem. Com a mãe de Diana, Frances Shand Kydd, eles sempre tiveram pouco contato.
Muitas são as comparações feitas entre William e sua a mãe, Princesa Diana. As semelhanças não ficam apenas nas feições faciais, mas também no empenho em ajudar os menos favorecidos. Admirado pelo trabalho de caridade que desenvolve em organizações nos mais variados países, William deu continuidade ao legado de Lady Di.
CopiarCompartilhar
Carreira militarCumprindo o dever de todo jovem britânico e principalmente com o futuro que lhe esperava, o Príncipe William adentrou no serviço militar em janeiro de 2006 na prestigiada Real Academia Militar de Sandhurst para treinar como um oficial militar, onde se prepara para se tornar piloto de guerra, sendo o primeiro em sua família a alcançar tal patente.
Apesar de ser um oficial do exército, o William também é subtenente da Marinha e se formou como piloto de helicóptero de busca e resgate da Força Aérea Real. Atualmente, ele segue fazendo carreira militar na Força Aérea como piloto e leva adiante seus trabalhos humanitários, além de representar a família real em eventos.
CopiarCompartilhar
EsportesO gosto de William pelos esportes não é segredo para ninguém, sendo ele torcedor do time inglês Aston Villa F.C. e praticante futebol, rugby, pólo e natação, sendo flagrado em diversas competições sempre ao lado de sua noiva Kate Middleton ou de seu irmão caçula, o Príncipe Harry.
Em Ludgrove, ele foi capitão de hóquei e rugby, representando a escola em uma cruzada pelo país. Guilherme é também craque em pigeon shooter e ganhou o torneio escolar em 1994. Além dos desportos, atuou em peças teatrais na escola, gosta de ler e de assistir a filmes independentes.
CopiarCompartilhar
Laços familiaresDesde o dia de seu nascimento, William foi cercado de cuidados, tendo sua primeira aparição em datada no dia 1 de Março durante uma visita à Cardiff, capital do País de Gales, sendo essa reveladora, pois o pequeno já mostrava desenvoltura e simpatia, características essenciais para um futuro Rei. Foi baptizado no 82 aniversário de sua bisavó, a Rainha Mãe, em 4 de Agosto de 1982, na Sala de Música do Palácio de Buckingham pelo Dr. Robert Runcie, Arcebispo da Cantuária. Seus padrinhos são: o rei Constantino II da Grécia, Laurens van der Post, a Princesa Alexandra de Kent, a Duquesa de Westminster, Lorde Brabourne e Lady Susan Hussey.
Pelo lado familiar de sua mãe e do seu avô materno, o príncipe Guilherme descende do rei Carlos II da Inglaterra e do rei Jaime II da Inglaterra. Guilherme, quando se tornar rei, será portanto o primeiro monarca desde Ana da Grã-Bretanha a ser um descendente direto de Carlos I da Inglaterra.
O príncipe tem um irmão, o Príncipe Henrique, conhecido também como Príncipe Harry.
CopiarCompartilhar
Vida acadêmicaEm seus primeiros anos, foi um aluno do jardim de infância Mrs Jane Mynors e da escola pré-preparatória Wetherby School, ambas no oeste de Londres. Em 1987, se juntou a Fun With Music, uma aula de apreciação de música conduzida por Ann Rachlin. Então, foi matriculado em Ludgrove School em Berkshire, uma escola preparatória. Depois de passar no exame de admissão, foi para Eton College, também em Berkshire. Enquanto estava lá, estudou geografia, biologia e história da arte, em nível avançado.
Depois de terminar o Eton College e, como um crescente número de adolescentes britânicos, o príncipe decidiu fazer o ano sabático (gap year, em inglês) antes do ingresso na universidade. Tomou parte de um treinamento do exército britânico em Belize. Passou o estágio final de seu gap year no sul do Chile como um voluntário da Raleigh International. Fotos do príncipe limpando um toalete foram transmitidas em todo mundo. Trabalhou numa fazenda britânica e posteriormente, visitou países na África. Atualmente, realiza trabalhos beneficentes, assim como seus familiares, em apoio de Sua Majestade, a Rainha Isabel II, sua avó.
Depois de concluir o gap year, em 2001, o príncipe foi aceito na Universidade de St. Andrews em Fife, Escócia, graduando-se em 2005. Começou a estudar História da Arte, mas resolveu depois mudar, como matéria principal, para Geografia. Em St. Andrews, era referido como William Wales.
Em janeiro de 2006, o Príncipe Guilherme começou seu curso de cadete na prestigiada Real Academia Militar de Sandhurst para treinar como um oficial militar. Guilherme juntou-se ao seu irmão, que estava lá desde maio de 2005. O Príncipe concluiu seus estudos na renomada Universidade de St. Andrews se formando em Geografia e recebendo o grau escocês de Mestre das Artes com honras acima da segunda classe, a façanha acadêmica mais alta que mais nenhum outro herdeiro ao trono britânico alcançou. A Academia foi o palco do início de namoro com sua esposa Kate Middleton, que foi sua colega de classe quando ele cursava História da Arte.
CopiarCompartilhar
Ascensão do tronoO Príncipe ainda receberá uma formação especial antes de ascender ao trono, William tem a responsabilidade de futuramente tornar-se Rei de Inglaterra, mas para tal, ele terá de passar por um aprendizado intensificado para aprender a desempenhar as suas funções da melhor forma; assim que terminar o serviço militar, ele passará por um programa intensivo. Durante cerca de dois anos, trabalhará como funcionário do Governo Britânico e terá aulas com historiadores de Oxford, para que perceba todo o percurso da realeza inglesa.
William é bastante querido da sua avó, a Rainha Isabel II. Compareceu na Abadia de Westminster, no mesmo ano da morte de Lady Diana, para a celebração do dia de ação de graças às Bodas de Ouro da Rainha e do Duque de Edimburgo, em novembro de 1997. Em 2002, foi a compromissos para oficializar o jubileu de ouro de sua avó. Ele toma conta dos seus compromissos, mas acompanha sempre o seu pai em diversas visitas oficiais ao Reino Unido e ao estrangeiro.
Em 2005, realizou suas primeiras tarefas sozinho representando sua avó quando visitou a Nova Zelândia, e a Escócia, em Julho de 2005. O príncipe também representou a rainha em Greenwich (Inglaterra), Wellington e Auckland em cerimónias comemorativas do fim da Segunda Guerra Mundial.
CopiarCompartilhar
CasamentoNo dia 29 de abril de 2011, William encantou a todos com seu casamento de conto de fadas com a plebeia Kate Middleton. Os dois fizeram o mundo parar para conferir cada passo do jovem casal rumo ao altar e o cortejo pelas ruas de Londres. A cerimônia aconteceu na Abadia de Westminster e a comemoração no Palácio de Buckingham, inclusive o primeiro beijo em público dos noivos. Neste dia, o príncipe e sua noiva receberam os títulos de Duque e Duquesa de Cambridge, além dele ter sido condecorado como Conde de Strathearn e Barão de Carrickfergus.
CopiarCompartilhar
Herança de Lady DiAo fazer 25 anos, William, apesar de não ter feito nenhuma festa, nem confraternização com familiares e amigos por estar treinando com o Exército Blues and Royals em Dorset (no sudoeste da Inglaterra). Sendo o segundo na linha de sucessão ao trono e seguindo as regras da Coroa britânica, ele passa a ter direito à herança deixada pela sua mãe ao assinar o testamento em 1993, Lady Diana. Com o direito a 9,6 milhões de euros.
CopiarCompartilhar
FilhosNo dia 03 de dezembro de 2012, foi anunciado pelo o palácio St. James, um comunicado oficial em que a duquesa estava esperando um bebê. O bebê será o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico. Atualmente, Guilherme é o segundo atrás de seu pai, Carlos, Príncipe de Gales. Na manhã do dia 22 de julho de 2013, Kate Middleton deu a luz a George Alexander Louis.
Em 8 de setembro de 2014, a Casa de Windsor confirmou que os Duques aguardavam a chegada de um segundo filho. Na manhã de 2 de maio de 2015, Kate deu entrada no Hospital de St. Mary, em Londres, acompanhada pelo marido, o Príncipe William e deu a luz a Charlotte Elizabeth Diana.
CopiarCompartilhar