Receitas sem Glúten
O glúten é uma proteína muito presente no nosso dia-a-dia, mas que não traz benefícios nem malefícios para a maioria das pessoas. Porém, algumas são intolerantes ou alérgicas e precisam de dieta especial. Veja algumas dicas e receitas para variar o cardápio sem glúten!
Bolo de chocolate Sem glútenIngredientes para a massa:
7 ovos
7 colheres de sopa de achocolatado Gold
100g de coco ralado sem açúcar
1 vidro pequeno de leite de coco diet
1 pacote de pó para pudim diet
1 lata de creme de leite light
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de margarina
5 colheres de adoçante à base de sucralose para forno e fogão
Ingredientes para o recheio:
3 latas de leite condensado diet
2 xícaras de castanha de caju moída
6 colheres de achocolatado diet
Modo de preparo:
Bata os ingredientes da massa e do recheio, separadamente, no liquidificador. Unte uma forma com creme vegetal e achocolatado em pó diet e despeje o que foi batido no liquidificador de forma intercalada (uma camada de massa, outra de recheio e mais uma de massa). Asse no forno por cerca de 30 minutos com temperatura entre 180° e 200° graus.
CopiarCompartilhar
O glútenO glúten é uma proteína sem valor nutricional que dá viscosidade e elasticidade aos alimentos. É uma proteína muito presente em nossa rotina, em cereais como trigo, cevada, centeio e aveia. Ou seja, está no pãozinho do café da manhã, na lasanha da vovó, na cervejinha do sábado de sol, no bolo quentinho do café da tarde, na pizza da sexta a noite. Tão presente em nossas vidas que parece difícil tirá-lo de cena... Mas não é!
CopiarCompartilhar
SubstituiçõesOpte pelo macarrão de quinoa ou de arroz integral. No lugar dos molhos e sopas prontas, melhor fazer o seu em casa (sem usar o trigo para engrossar). Substitua a granola por flocos de milho e, na hora de preparar os croutons (pães fritos ou assados para acompanhar sopas e saladas), escolha bolachas de arroz.
CopiarCompartilhar
Não é essencialPara a maioria das pessoas, o glúten não faz mal, mas também não traz nenhum nutriente e, assim, não é essencial a ninguém. Por isso, dar um tempo nos alimentos que contêm glúten ou apenas cortar os excessos pode ser uma boa pedida para aumentar a sensação de bem-estar.
CopiarCompartilhar
Quiche Sem glútenIngredientes para a massa:
200g de fécula de batata
200g de creme de arroz
1 pitada de sal
2 colheres de sopa cheias de creme vegetal
1 colher de sopa de óleo vegetal
Ingredientes para o recheio:
1 copo de requeijão light
1 ricota pequena com sal
300g de alho poró
1 cebola grande
Modo de preparo:
Recheio: refogar a cebola com uma colher de sopa de óleo. Quando estiver dourada, acrescente o alho poró e refogue. Desligue o fogo e acrescente a ricota e o requeijão. Misture bem até ficar homogêneo.
Massa: misture a fécula de batata, creme de arroz, óleo, margarina e sal até formar uma massa. Coloque-a na forma e acrescente o recheio. Leve ao forno até dourar.
CopiarCompartilhar
Bolo de banana com batata-doce Receita sem glúten de Marcelo FaciniIngredientes
6 bananas nanicas maduras
1 batata doce grande cozida
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de açúcar demerara
3 ovos orgânicos
1 1/2 xícara de leite de soja (ou de arroz)
1 colher de fermento em pó para bolo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de cravo em pó
1 colher de café de cardamomo em pó
1/2 xícara de uvas passas
Modo de preparo:
Bater as três claras em ponto de neve acrescentando a essência de baunilha. Reserve
Amasse grosseiramente as 6 bananas nanicas e a batata doce cozida. Reserve
Em uma vasilha colocar as gemas, o leite, a farinha, a canela, o cravo, o cardamomo, o açúcar.
Misture tudo. Acrescente as uvas passas. Coloque as claras em neve e o fermento. Misture gentilmente.
Colocar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 25 min ou até que o bolo esteja totalmente assado.
CopiarCompartilhar
Dicas para o jantar Andréa Santa Rosa, nutricionista- Salada de alface roxa, cenoura, brócolis e maça verde + 1 filé de peixe grelhado + 3 colheres de sopa de arroz integral com lentilhas
OU
- Mix de folhas verdes temperadas com limão e azeite + 3 colheres de sopa de tabule de quinoa + filé de frango assado com ervas desidratadas
OU
- 1 prato raso de salada com atum, vagem, cenoura, tomate, palmito, alface lisa, salsinha, vinagre de maça, azeite e limão
CopiarCompartilhar
ReaçõesUma parte significativa da população apresenta intolerância à proteína. Algumas tem uma reação intensa e imediata ao glúten, a doença celíaca, que ataca o intestino e pode até causar anemia. E há também outras pessoas que sofrem com sintomas mais leves, como perda de peso e diarreia.
CopiarCompartilhar
Hambúrguer de arroz integral Sem glútenIngredientes:
400g de arroz cateto
100g de arroz negro
55g de alho
50g de cogumelo shitake
1 molho de salsa
150g de castanha-do-pará (picada grosseiramente)
160g de farinha de linhaça escura
15ml de azeite
100ml de shoyu
¼ de molho de nirá (cortado em pedaços)
50g de gengibre (ralado)
Modo de preparo:
Cozinhe o arroz negro e o cateto até ficarem bem macios. Reserve e deixe esfriar. Refogue o shitake com o azeite, o gengibre e o alho. Em um bowl grande, coloque o arroz cozido, o refogado, a salsa, a castanha, a farinha de linhaça, o nirá e o shoyu. Misture bem até obter uma massa homogênea e consistente. Se necessário, acrescente um pouco de água para deixar mais macio. Para montar o hambúrguer, faça bolinhos de 150g com a mão umedecida em água, moldando no formato que preferir. Preaqueça o forno e asse a 180ºC por 20 minutos.
CopiarCompartilhar
Bolo de maçã Sem glútenIngredientes:
5 ovos
1 ½ xícara de farinha de arroz
½ xícara de maisena
3 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar ou frutose
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 maçãs pequenas cortadas em cubinhos
Para polvilhar: 2 colheres (café) de canela em pó
Modo de preparo:
Derreta a manteiga e reserve. Na batedeira, bata os ovos por cerca de 5 minutos. Adicione a manteiga derretida, o açúcar ou a frutose, e continue batendo. Acrescente então as farinhas, o fermento, o sal e a canela em pó. Despeje a massa em uma assadeira retangular untada e polvilhada, espalhando a maçã picada. Polvilhe com o açúcar, ou frutose, e canela, levando para assar em forno médio preaquecido até que passe pelo teste do palito. Ou seja, o palito deve sair limpo quando a massa está assada.
CopiarCompartilhar
Dicas para o café da manhã Andréa Santa Rosa, nutricionista- 1 unidade de tapioca com 1 ovo caipira mexido + ½ copo de suco de uva integral
OU
- 1 fatia de pão sem glúten + 1 colher de sopa de geleia de frutas vermelhas + 1 xícara de chá
OU
- 3 torradas sem glúten com pasta de tofu, azeite de oliva e manjericão + ½ papaya + ½ copo de leite de arroz com café
CopiarCompartilhar
Risoto Sem glútenIngredientes:
Abóbora japonesa
Azeite ou manteiga
Cebola
Arroz para risoto
Vinho branco
Caldo de legumes
Alho poró
Queijo brie
Modo de fazer:
Cozinhe a abóbora, mas não deixe que fique muito mole. Tire a polpa e reserve. Em uma panela coloque a manteiga ou o azeite e doure a cebola. Depois coloque o arroz e um pouco de vinho. Mexa e acrescente um pouco do caldo de legumes. Vá acrescentando a abóbora. Conforme o arroz for secando, acrescente mais caldo. O segredo é mexer sempre e o tempo todo. Quando estiver no ponto, acerte o sal, acrescente o alho-poró (previamente puxado no azeite) e o queijo brie cortado em quadradinhos. Sirva imediatamente.
CopiarCompartilhar
Dicas para o almoço Andréa Santa Rosa, nutricionista- Mix de alfaces com tomate cereja e azeite aromatizado com manjericão + 3 colheres de sopa de arroz 7 grãos + 1 xícara de brócolis refogado com alho em lascas + 1 unidade de filezinho de frango na chapa
OU
- Mix de rúcula com tomate cereja + 1 porção de filé de tilápia ou salmão com azeite de ervas e champignon + 3 colheres de sopa de repolho roxo com gengibre + 3 colheres de sopa de lentilha refogada com cenoura em lasca
CopiarCompartilhar
Tapioca Sem glútenIngredientes:
Polvilho doce
Água
Recheio:
Queijo, tomate e orégano
Coco ralado e leite condensado
Modo de fazer:
Umedeça um quilo de polvilho e deixe na geladeira por 12 horas. Depois disso, passe na peneira e misture com uma pitada de sal. Aqueça a frigideira e coloque uma pequena quantidade. Deixe a farinha ficar úmida e vire com uma espátula. Pronto, é só colocar o recheio.
CopiarCompartilhar
AtualmenteHoje já é possível encontrar, em lojas de produtos naturais, alguns alimentos como pães, massas para preparo de bolo, pizza, cereais matinais, doces, que contém glúten em sua composição original, em versões sem glúten, produzidos com alimentos alternativos.
CopiarCompartilhar