Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

10 melhores livros nacionais

Não fazemos ideia de quantos livros existem no mundo, mas sabemos que cada um deles contém uma história marcante ou informações preciosas que podem mudar a vida de quem o ler. No Brasil isso não é diferente. Embora seja muitas vezes menosprezada, a literatura brasileira carrega consigo grandes tesouros com os quais é possível se emocionar e ainda conhecer melhor a nossa própria cultura. Pensando nisso, separamos os 10 melhores livros nacionais para lhe indicar. De romances a dramas, a literatura tupiniquim é capaz de agradar a todos os gostos e temos certeza de que um desses livros conquistará o seu coração. Continue lendo para saber mais!

Nove Noites Bernardo Carvalho Capa do livro Nove Noites, de Bernardo Carvalho.

Um romance-reportagem que combina registros epistolares e relatos de uma investigação acerca do estranho suicídio de um antropólogo norte-americano em terras indígenas. Carvalho usa a ficção como argamassa para casar os fatos desses dois universos distintos: a experiência de um homem solitário no coração da selva e as representações da cultura da tribo. O resultado propicia inúmeras leituras.


Copiar
Compartilhar
Iaiá Garcia Machado de Assis Retrato de Machado de Assis.

Casamentos arranjados, amores proibidos e jogos de interesse, são assuntos que tomam conta desse romance. O livro conta a história de um rapaz, Jorge, apaixonado por uma moça, Estela. Mas a mãe de Jorge não permite o romance, pois acha a moça inferior. O interessante da obra é que Iaiá, a personagem principal, mal aparece nas primeiras 100 páginas, já que no começo da história ela era apenas uma criança. Mas a leitura até o final vale a pena, já que o desfecho é impressionante.

Inspire-se com as mais belas frases retiradas de livros
Copiar
Compartilhar
Embarque no mundo da literatura com esta playlist!

Spotify ouça a playlist

Copiar
Compartilhar
Eles eram muitos cavalos Luiz Ruffato Capa do livro Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato.

O livro narra um dia na grande cidade de São Paulo. Os habitantes seguem realizando pequenos e grandes feitos cotidianos, protagonistas de uma narrativa subterrânea. Ruffato estruturou seu romance em 69 episódios, cada qual com registro próprio, alternando entre poesia, discurso publicitário, música, teatro e prosa, instantâneos de uma cidade que só se move deixando para trás um rastro de esquecidos. Ao jogar luz sobre esses anônimos, o autor iluminou também as circunstâncias em que eles se confrontam, em atos que se alternam entre a solidariedade e a frieza.


Copiar
Compartilhar
Enigma na Televisão Marcos Rey Capa do livro Enigma na Televisão, de Marcos Rey.

Uma série de assassinatos começa a acontecer, nos estúdios da TV Mundial, uma grande emissora de televisão. Em meio aos atores decadentes, atrizes em ascensão e jornalistas apaixonados por livros, um jovem repórter, com muita coragem, segue as pistas da trama sinistra e ameaçadora armada pelo criminoso. Uma história com muita ação, suspense, emoção e romance.


Copiar
Compartilhar
Dom Casmurro Machado de Assis Letícia Persiles e César Cardadeiro na minissérie Dom Casmurro.

O romance é narrado por José Bento, o Bentinho (apelidado, na velhice, de Dom Casmurro, por viver recluso e solitário), que tenta reviver emoções afetivas com o objetivo de reconstituir o passado e sua história amorosa com Capitu. Torturado pelo ciúme, por não saber se Capitu havia ou não o traído com o amigo Escobar, Bentinho não consegue mais suportar a presença da mulher e do filho Ezequiel. Decide, então, separar-se deles.

Saiba quais são os livros de Nicholas Sparks, um marco do romance literário
Copiar
Compartilhar
O Cortiço Aluísio Azevedo Capa do livro O cortiço, de Aluísio de Azevedo.

O Cortiço é um romance de tese que mostra como as pessoas são influenciadas pelo meio, pela raça e pelo momento histórico em que vivem. Conta a história do caminho que João Romão percorre para ficar rico. Para conseguir atingir esse objetivo, ele, que é o dono do cortiço e de uma pedreira, explora os seus empregados e até comete furtos.


Copiar
Compartilhar
 
O Movimento Pendular Alberto Mussa Capa do livro O movimento pendular, de Alberto Mussa.

O carioca Alberto Mussa é um dos mais inventivos escritores do nosso tempo. Dono de uma excepcional habilidade de transformar lances surreais em algo cotidiano, em "O Movimento Pendular", o autor propõe uma teoria universal do triângulo amoroso. Algumas premissas originais são consideradas — o narrador, por exemplo, acredita que um triângulo amoroso pré-histórico originou todas as demais relações do gênero. Com isso, por meio da ficção, Mussa leva o leitor a uma investigação pessoal sobre as razões de amar.


Copiar
Compartilhar
A Marca de Uma Lágrima Pedro Bandeira Capa do livro A marca de uma lágrima, de Pedro Bandeira.

O livro tem como público-alvo os jovens, contando a história de Isabel, uma menina de 14 anos. Ela se acha feia, gorda e, por isso, vive se colocando para baixo. Seu pior inimigo é o espelho, pois ele aponta exatamente cada um de seus “pontos fracos”. Isabel se vê apaixonada pelo seu próprio primo, Cristiano, mas logo descobre que ele está interessado na sua melhor amiga, Rosana. Isabel faz de tudo para ajudar os dois a ficarem juntos, mesmo sofrendo, e não percebe que o seu verdadeiro amor está o mais próximo do que parece. Em meio a tantos sofrimentos, a ideia da morte passa a rondar a mente de Isabel.

Trechos de Augusto Cury, uma inspiração brasileira!
Copiar
Compartilhar
O Tempo e o Vento Érico Veríssimo Thiago Lacerda e Marjorie Estiano no filme O Tempo e o Vento.

O Tempo e o Vento é uma série de romances que narram 200 anos do processo de formação do estado do Rio Grande do Sul. Dividido em 3 partes, O Continente (1949), O Retrato (1951) e O Arquipélago (1961), o romance conta uma parte da história do Brasil vista a partir do Sul - da ocupação do "Continente de São Pedro" (1745) até 1945 (fim do Estado Novo), através da saga das famílias Terra e Cambará. É considerada por muitos a obra definitiva do estado do Rio Grande do Sul e uma das mais importantes do Brasil.


Copiar
Compartilhar
Vidas Secas Graciliano Ramos Capa do livro Vidas secas, de Graciliano Ramos.

O livro conta a história de vida de uma família do Nordeste e toda a dificuldade que enfrentam em meio aos problemas reais e a busca por uma melhor qualidade de vida. O personagem principal, Fabiano, é um homem rude, típico vaqueiro do sertão nordestino. Sem ter frequentado a escola, não é um homem com o dom das palavras, e chega a ver a si próprio como um animal às vezes.

Confira frases dos melhores livros de John Green
Copiar
Compartilhar
fechar