Frases de Doidas e Santas
Doidas e Santas reúne uma centena de crônicas da colunista de Zero Hora. Nessa coletânea deliciosa de ser lida, Martha Medeiros lança seu olhar sobre as alegrias e misérias do cotidiano.
Amadurecer Martha MedeirosO fato de transgredirmos nossas próprias regras só demonstra que estamos conscientes de que a cada dia aprendemos um pouco mais, ou desaprendemos um pouco mais, o que também é amadurecer.
CopiarCompartilhar
Quer e não quer Martha Medeiros - Doidas e SantasEu, você e todos nós estamos a procura de algo que ainda não experimentamos, algo que a gente supõe que exista e que nos fará mais felizes ou menos infelizes. Eu, você e todos nós tentamos salvar nossas vidas diariamente (...). A gente quer e não quer, o tempo todo. Será que durante uma caminhada de uma esquina a outra, em um único quarteirão, é possível acontecer uma paixão, uma descoberta?
CopiarCompartilhar
Família de solitários Doidas e Santas - Martha MedeirosO nosso desejo mais secreto quase sempre é secreto até para nós mesmos. Somos uma imensa turma, somos uma enorme população, somos uma gigantesca família de solitários, eu, você, todos nós.
CopiarCompartilhar
Fricote Martha MedeirosPessoas com vidas interessantes não têm fricote. Elas trocam de cidade. Investem em projetos sem garantia. Interessam-se por gente que é o oposto delas. Pedem demissão sem ter outro emprego em vista. Aceitam um convite para fazer o que nunca fizeram. Estão dispostas a mudar de cor preferida, de prato predileto. Começam do zero inúmeras vezes. Não se assustam com a passagem do tempo. Sobem no palco, tosam o cabelo, fazem loucuras por amor, compram passagens só de ida.
CopiarCompartilhar
Quietude Martha Medeiros - Doidas e SantasQue nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor - até que venha a próxima, normais que somos.
CopiarCompartilhar
Sensibilidade Martha MedeirosPorque ficar triste é comum, é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registro da nossa sensibilidade, que ora gargalha em grupo, ora busca o silêncio e a solidão.
CopiarCompartilhar
Tédio Doidas e Santas - Martha MedeirosA cada manhã, abrimos os jornais e é a mesma indecência política. Nas ruas, perdemos tempo com os mesmo engarrafamentos. Escutamos as mesmas queixas no local de trabalho. É sempre o mesmo, o mesmo. Como é bom quando algo nos surpreende.
CopiarCompartilhar
Continuidade Martha Medeiros - Doidas e SantasMelhor do que se preocupar com um happy end (final feliz) ou com um unhappy end (final infeliz) é desejar que tudo tenha uma continuidade, estejamos sós ou acompanhados.
CopiarCompartilhar
Vida Doidas e Santas - Martha MedeirosÉ sempre uma incógnita, portanto não vale a pena tentar fugir das decepções ou dos êxtases, eles nos assaltarão onde estivermos.
CopiarCompartilhar
Vontade de viver até a última gota Doidas e Santas - Martha MedeirosNossa insanidade tem nome: chama-se Vontade de Viver até a Última Gota.
Só as cansadas é que se recusam a levantar da cadeira para ver quem está chamando lá fora. E santa, fica combinado, não existe. Uma mulher que só reze, que tenha desistido dos prazeres da inquietude, que não deseje mais nada? Você vai concordar comigo: só se for louca de pedra.
CopiarCompartilhar
Impossível Doidas e Santas - Martha MedeirosMulher adora um amor impossível.
CopiarCompartilhar
Um pouco de poesia Doidas e Santas - Martha MedeirosA vida e a espera por um telefonema, a vida e seus blefes, e nosso cansaço, e nossos sonhos, e a rotina e as trivialidades, e tudo que parecerá sem graça se ninguém colocar um pouco de poesia no olhar.
CopiarCompartilhar
Interessante Martha MedeirosUma vida interessante é menos burocrática, mas exige muito mais.
CopiarCompartilhar
Coração Doidas e Santas - Martha MedeirosO simples nunca foi fácil, muito menos para quem possui um coração no lugar onde tantos possuem uma pedra de gelo.
CopiarCompartilhar
Nossos sonhos Martha Medeiros - Doidas e SantasQuantos metros precisamos percorrer, quantos dias devemos esperar, em que momento de nossa vida irá se realizar o nosso maior sonho e, uma vez realizado, teremos sensibilidade para identificá-lo?
CopiarCompartilhar
Encantamento Doidas e Santas - Martha MedeirosPodemos viver muito bem sem cultura, mas a vida perde em encantamento.
CopiarCompartilhar
Triste Doidas e Santas - Martha MedeirosEstar triste não é estar deprimido.
CopiarCompartilhar
Erro Doidas e Santas - Martha MedeirosAgora me diga você, que vive contraído por causa das pressões sociais, das expectativas alheias, das ideias absurdas de perfeição que foram colocadas na sua cabeça, como é que ainda não se permitiu a conquista do erro? Está aí a chave para uma vida, senão mais feliz, ao menos mais divertida. Porque é do erro que surgem novas soluções. Os desacertos nos movimentam, nos humanizam, nos aproximam dos outros, enquanto que o sujeito nota 10 nem consegue olhar para o lado, não pode se desconcentrar nem um minuto sob pena de ver seu mundo cair.
CopiarCompartilhar
Agradecendo Doidas e Santas - Martha MedeirosEm tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhes diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo o que nos paralisa, e gastam um pouco da sua energia conosco, insistindo....
CopiarCompartilhar
Gigantesco Martha MedeirosQuem, além de você, vai alcançar a dimensão das suas pequenas vitórias particulares? Contemplar um lago, rever um amigo, rezar para seu próprio deus, ver um filho crescer, perdoar, gostar de si mesmo: tudo isso é gigantesco para quem ainda sabe sentir.
CopiarCompartilhar
Visitas Doidas e Santas - Martha MedeirosPorque através do sonho a pessoa que se foi nos faz uma visita. Pode até ser uma visita aflitiva, mas a pessoa está de novo ali, ela está interagindo, ela está sorrindo ou está calada, ou está dançando, ou escapando de nossas mãos, mas ela está acontecendo em tempo real, que é o período em que estamos dormindo, e que faz parte da vida, e não da morte.
CopiarCompartilhar
Precipício Martha Medeiros - Doidas e SantasEntre sobreviver e viver há um precipício, e poucos encaram o salto.
CopiarCompartilhar
Presente da vida Martha MedeirosNinguém é muita areia pra ninguém. Pessoas aparentemente especiais se apaixonam por outras aparentemente banais e isso não é um trote, não é uma pegadinha, não é nada além do que é: um inesperado presente da vida, que todos nós merecemos.
CopiarCompartilhar
Decisões Doidas e Santas - Martha MedeirosSomos a soma das nossas decisões. Tudo envolve o nosso lado racional, até mesmo escolhas afetivas.
CopiarCompartilhar