Apolo
Apolo está entre um dos principais deuses gregos. Ele ficou conhecido como Deus do sol, do amor e da medicina, mas também tinha influências sobre as artes e a religião. Além disso, era também o Deus da harmonia, perfeição, do equilíbrio e da razão. Descubra mais sobre ele aqui nessa página!
Triângulo amorosoNo jogo de discos, Apolo foi o primeiro a lançar, com força e precisão. Jacinto, com muita vontade de jogar, correu atrás do disco para pegá-lo. Zéfiro, um dos deuses do vento, com inveja da relação de Apolo e Jacinto, mudou a direção do disco para que batesse na testa de Jacinto.
CopiarCompartilhar
As flechas do CupidoNa mitologia grega, acredita-se que o Cupido utilizava dois tipos de flechas: as com ponta de ouro e as com ponta de chumbo. A primeira causava amor em quem era flechado, já a segunda causava a repulsa. O Cupido usou isso contra Apolo.
CopiarCompartilhar
O arqueiroApolo era um arqueiro de grande habilidade. Acredita-se que, com apenas um ano de idade, ele matou a serpente Píton, que era inimiga de sua mãe. Esse ato é o marco que o fez ser reconhecido como um talentoso arqueiro.
CopiarCompartilhar
Apolo X CupidoMuito belo e cheio de qualidades, Apolo queria ser bem mais do que o deus Cupido. Ele dizia que as suas flechas eram bem mais poderosas que as do deus do Amor, mas o Cupido discordava, dizia que as suas eram a de maior poder e poderiam atingir até mesmo Apolo.
CopiarCompartilhar
Atirador letalCom o seu arco, Apolo disparava dardos letais que matavam os homens infestando-os com uma doença ou causando morte súbita. Ele exercia poder sobre os homens e também a natureza.
CopiarCompartilhar
Amor não correspondidoO deus Apolo viveu uma grande história de amor não correspondido com a ninfa Dafne. Esse caso se decorreu de seu desentendimento com o Cupido, que flechou o coração de Apolo, apenas para provar o seu poder.
CopiarCompartilhar
Fruto da mitologia gregaApolo, também conhecido como Febo, é o deus da juventude e da luz. Ele é filho da titã Latona (deusa do anoitecer) e Zeus (rei dos deuses, deus da lei, ordem e justiça). Irmão gêmeo de Ártemis (deusa da caça).
Veja também algumas curiosidades sobre a mitologia grega
CopiarCompartilhar
Lembranças de um amor solitárioDiz a mitologia que Apolo guardou consigo algumas folhas da árvore como lembrança de sua amada. Enfeitou algumas coisas com as folhas da mulher que jamais seria sua.
CopiarCompartilhar
Flechados pelo CupidoA flecha do Cupido com ouro na ponta acertou em cheio o coração de Apolo, que apaixonou-se imediatamente por Dafne. Para provar a força de seu poder, o Cupido flechou o coração de Dafne com uma flecha com ponta de chumbo. Sendo assim, ela rejeitou o amor de Apolo.
Entenda alguns motivos para acreditar na mitologia grega
CopiarCompartilhar
Mudança de planosApolo tinha muita admiração por Jacinto, um jovem mortal muito amado pelas divindades, o seguia aonde quer que ele fosse. Certo dia, eles foram lançar discos, mas as coisas saíram um pouco do controle, para desespero de Apolo.
CopiarCompartilhar
Fruto da traiçãoDiz a lenda que os irmãos gêmeos, Apolo e Ártemis, nasceram na Ilha de Delos, onde sua mãe Latona, também conhecida por Leto, se refugiou para se esconder da ira de Hera, rainha do Olimpo, deusa protetora do casamento e esposa de Zeus. O ciúme da deusa era tamanho, visto que o marido era infiel.
Talvez você queira entender mais sobre a história de Zeus, então veja aqui
CopiarCompartilhar
Justo e puroApolo ficou conhecido como um deus justo e puro, que ajudou diversos doentes, podia curar diversas doenças por meio do sono. Ainda que tenha sofrido muito com o amor, Apolo não deixou de ser um deus poderoso e respeitado.
CopiarCompartilhar
Mais um adeusApolo, desesperado, mas com muita habilidade médica, tentou correr até Jacinto para socorrê-lo, mas era tarde demais para o rapaz. Do sangue que escorria da testa de Jacinto, nasceu uma flor, que recebeu o seu nome. Apolo prometeu que Jacinto viveria sempre em sua memória e em seu canto.
CopiarCompartilhar
Flor de JacintoA flor que nasceu do sangue de Jacinto era semelhante a um lírio, mas roxa. Acredita-se que nela Apolo escreveu o seu lamento e pesar, ela renasce em toda primavera relembrando o destino de Jacinto.
CopiarCompartilhar
Adeus, amor!Dafne ficou muito incomodada com a perseguição de Apolo, então, pediu ao seu pai, Peneu, que mudasse a sua forma para ver se assim o deus desistia dela. Atendendo ao pedido da filha, Peneu transformou Dafne em loureiro. Apolo ficou arrasado e abraçou-se à árvore na esperança de sentir a ninfa.
Conheça uma lista de Deuses mitológicos gregos importantes
CopiarCompartilhar