Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Mitologia Celta

A mitologia celta – ou céltica – é bastante conhecida na Europa e existe há muitos anos. Seus mitos nunca foram de fato escritos, passados no boca a boca de geração a geração, sempre valorizando seus deuses e suas crenças. Venha saber mais sobre essa crença e entenda sua história.

Força e inteligência

Espalhados por diversas partes da Europa, os celtas eram conhecidos não só pelo seu orgulho nas lutas e sua grande aptidão nessa área, mas também pela sua grande afeição por poesia, música e filosofia. Construíram uma cultura impressionante que, até hoje, é estudada e apreciada pela sociedade.

Você também pode entender mais sobre o que é mitologia através dessa página
Copiar
Compartilhar
Os druidas

Com um alto poder de influência entre os celtas, os druidas sabiam ler e escrever em grego e latim! Entretanto eles não utilizaram dessa artimanha para documentar a sua cultura, já que isso ia contra a sua mitologia.


Copiar
Compartilhar
O deus dos chifres

Chamado pelo nome de Cernunnos, é associado à vida selvagem e à fertilidade. O mais antigo deus celta pode ser encontrado em diversas representações que o mostram com grandes chifres na cabeça, embora não tenha nenhuma ligação com o diabo.


Copiar
Compartilhar
A deusa dos ferreiros

Uma das deusas mais cultuadas, Brigit é conhecida não só como a deusa dos ferreiros, mas também como a deusa da arte da cura! Na Irlanda, no dia 1º de fevereiro, um festival chamado Imbolc acontece em sua homenagem, marcando o início da primavera.


Copiar
Compartilhar
A divisão Celta

Você sabia que línguas como o alemão e o espanhol possuem forte ligação com o idioma falado pelos celtas? Isso acontece porque esse povo podia ser encontrado em diversos lugares na Europa, desde a Escócia até a Irlanda, o País de Gales e a França! Por isso, há uma divisão no que diz respeito à sua cultura, sendo que os mais conhecidos são provenientes da Irlanda.


Copiar
Compartilhar
A deusa da guerra

Capaz de se transformar em um corvo durante as guerras, Morrigan paira sobre os campos de batalha e tem a capacidade de prever e até mesmo influenciar o resultado dos conflitos.


Copiar
Compartilhar
O bom deus

Deus supremo do panteão celta, Dagda protege tribos e é responsável por trazer abundância e prosperidade. Com o poder de matar o homem e trazê-los de volta à vida, tem ligação forte com uma figura paterna.


Copiar
Compartilhar
 
A rainha das fadas

Originária da Irlanda, Aine é associada à luz e à fertilidade da terra, do amor e sobreviveu às perseguições cristãs. Pode se transformar tanto em um cisne branco quanto em uma égua vermelha e acredita no poder das mulheres.


Copiar
Compartilhar
Tradição passada por gerações

Para os celtas, documentar a sua cultura resultaria no aprisionamento dos seus espíritos e deuses. Por isso, passavam os seus mitos por meio da oralidade, de geração para geração. Atualmente a sua cultura continua viva por meio das tradições populares das terras celtas, principalmente na Irlanda!

Conheça algumas curiosidades sobre todas as mitologias
Copiar
Compartilhar
Transformação e inspiração com Cerridwen

Feiticeira da mitologia celta de Gália, é a deusa do submundo. Com poderes de profecia, ela é guardiã do conhecimento. É considerada também como a deusa lunar da morte e do renascimento, da transformação e da inspiração. Acredita que é na escuridão que podemos encontrar a luz.


Copiar
Compartilhar
O mestre da poesia

Inventor do alfabeto oracular que era utilizado pelos druidas, ele é retratado como um guerreiro. Sempre com um sorriso no rosto, o ancião veste casacos de pele e carrega um arco e bastão.


Copiar
Compartilhar
Deus da juventude

Representando o amor, Aengus é associado ao Rio Boyne, que fica situado na Irlanda. Reza a lenda que ele sempre procurou por uma bela donzela e finalmente a encontrou. Chamada de Caer, o seu destino era se transformar em um cisne. Para que pudesse ficar com a sua amada, ele precisou passar por essa transformação antes dela.


Copiar
Compartilhar
A natureza e os celtas

Os celtas possuíam forte ligação com a natureza e, por isso, adoravam as suas divindades ao ar livre. Construíam altares em bosques e escolhiam certas árvores para se tornarem seres divinos. Apesar de passarem a construir templos após a invasão romana, continuaram com as suas práticas mais libertadoras.


Copiar
Compartilhar
O rei de um olho só

Sempre que Balar abria o seu único olho, destruição assolava a terra. Com ele, conseguia lançar raios mortais que causavam estragos fortíssimos. Sua força também era a sua fraqueza: foi morto por uma lança que acertou o seu único olho.


Copiar
Compartilhar
União de forças

Arawn é considerado o deus da vingança. Ele trocou de corpo por um tempo com Pwyll, um príncipe que buscava por uma forma de derrotar o seu maior inimigo. O que tinha tudo para dar errado, no final, deu certo: quando o tempo de troca chegou ao fim, ambos estavam satisfeitos com os resultados de suas ações.

Você também pode se interessar pela mitologia grega. Conheça suas curiosidades aqui
Copiar
Compartilhar
fechar