Anúbis
Você já parou para apreciar toda a cultura e curiosidades sobre o Egito Antigo? A Mitologia Egípcia é repleta de deuses e histórias fascinantes para serem estudadas, então venha conhecer aqui sobre o deus Anúbis, uma das maiores figuras dessa crença!
SubmundoAnúbis, também conhecido por Anupu e Anpu, é um antigo deus do Egito responsável pelos mortos e pelo submundo. Normalmente representando por um homem com cabeça de chacal, ele é uma figura muito conhecida até os dias atuais.
CopiarCompartilhar
Guia das almasPara que os mortos pudessem passar para o paraíso, era necessário que, antes, eles passassem por alguns testes. A pena de Maat, por exemplo, era um deles. Caso eles fossem bem sucedidos, Anúbis era o responsável por guiar a alma dos mortos no Além e garantir o seu descanso eterno.
CopiarCompartilhar
Aquele que está no local do embalsamentoEsse título associa Anúbis com o processo de mumificação, que era extremamente importante para todos os egípcios. Assim como outras divindades do Egito Antigo, esse deus assumiu diversos papeis em diferentes contextos, mas ele sempre foi um nome que era associado à morte.
Clique aqui para conhecer mais sobre a Mitologia Egípcia!
CopiarCompartilhar
Aquele que está sobre sua montanhaNo Egito Antigo, Anúbis recebia diversos nomes por conta de suas tarefas e seus poderes. Nesse caso, esse título tão grande e tão importante ressalta o seu trabalho como protetor dos mortos e de suas tumbas. Por causa de suas funções, ele era muito respeitado por todos os egípcios.
CopiarCompartilhar
ProcissõesVocê provavelmente já ouviu falar sobre o deus Anúbis. Se não foi em uma aula de história, com certeza foi em algum filme do Egito Antigo. Essa divindade era extremamente importante para todo o povo da época, tanto que nenhuma procissão pública era realizada sem uma representação sua marchando no início!
CopiarCompartilhar
MumificaçãoVocê sabia que a primeira múmia da história foi criada por Anúbis? Após a morte de Osíris, ele realiza o processo de embalsamento e se torna o deus do procedimento! Os seus sacerdotes utilizavam máscaras chacais durante esses rituais e sempre respeitavam todas as regras criadas por Anúbis.
CopiarCompartilhar
ChacaisConhecidos por perambularem por cemitérios, os chacais eram muito associados ao deus Anúbis, até porque sua cabeça lembrava esse animal. Todavia, nem mesmo os estudiosos têm certeza sobre a espécie que é utilizada em suas representações e, por isso, muitas vezes se referem a ele como o “animal de Anúbis”.
CopiarCompartilhar
OrigemNão se sabe ao certo qual é a origem de Anúbis nem quem são os seus pais. O mito mais popular mostra o deus como filho de Osíris e tem como mãe a deusa Néftis, que se passou por Ísis para gerar o filho. Contudo, também existem outras versões que dizem que ele é o filho de Seth ou de Rá.
CopiarCompartilhar
TutankhamonAnúbis é um deus que tem local de destaque na tumba do importante faraó Tutankhamon. Quando Howard Carter, historiador, abriu a tumba do egípcio, encontrou uma estátua do deus em forma de chacal em posição de proteção e ataque.
CopiarCompartilhar
Protetor das múmiasEra muito comum que as estátuas de Anúbis fossem colocadas dentro das tumbas em posição de proteção. Dessa forma, ele guardava os mortos contra forças que tentassem prejudicá-lo. Muito famoso, o deus poderia ser encontrado em objetos, amuletos, entalhes e pinturas nas paredes de tumbas e sarcófagos.
CopiarCompartilhar
Deus sem lugarDiferente de outros deuses egípcios, Anúbis não possuía um templo em que as pessoas pudesse visitá-lo e cultuá-lo, mas existe uma explicação para isso. Os egípcios preferiam ir adorá-lo nos locais onde sua influência era muito grande – como cemitérios ou necrópoles – e eles pudessem se sentir mais próximos do deus.
Leia também: Motivos para acreditar na mitologia
CopiarCompartilhar
ServosAcredita-se que Anúbis possuía diversos servos ao seu dispor. Eles eram responsáveis por preparar os corpos dos falecidos para que eles atravessassem para o novo mundo, conhecido como o “mundo dos mortos”. Muitas vezes, eles foram considerados seres inferiores e já foram até mesmo chamados de demônios, mas não há nenhuma comprovação sobre isso. O fato é que eles eram extremamente importantes para que o trabalho de Anúbis fosse realizado!
CopiarCompartilhar
BastetExistem relatos de que Anúbis teria se relacionado e até mesmo se casado com a deusa solar Bastet, que era conhecida como a deusa da fertilidade. Isso cria uma dualidade muito poética entre a vida e a morte, a criação e a destruição. É possível encontrar diversas representações artísticas dos dois deuses!
CopiarCompartilhar
NecromanciaPor lidar diretamente com a morte e ter um papel muito importante em todo esse processo – tanto no mundo dos mortos, quanto no ritual da mumificação -, Anúbis é considerado o patrono dos Necromantes, ou seja, de todas as pessoas que buscam energia através da morte.
CopiarCompartilhar
Juíz dos MortosAlém de cuidar dos corpos das pessoas que morriam, Anúbis também os guiava em seu pós-vida. Ele pesava o coração dos espíritos – para os egípcios, o órgão era considerado o lugar da consciência – com a pena de Maat e decidia se aquela pessoa era digna ou não de entrar no paraíso. Por isso, ele se tornou o “Juíz dos Mortos”!
CopiarCompartilhar