Nut
A mitologia egípcia é cheia de grandes deuses e deusas, sempre muito poderosos. Nut é uma delas! Considerada uma figura maternal e fértil, é conhecida como a grande mãe dos deuses egípcios. Para saber mais sobre essa deusa, leia estas mensagens que separamos!
Céu estreladoMãe dos deuses Osíris, Hórus, Seth, Ísis e Néftis, e, portanto, considerada como Grande Mãe do Egito Antigo, Nut também simbolizava o céu para seus fiéis. Muitas vezes, Nut era retratada pelos egípcios com o corpo alongado – indo de uma ponta a outra na superfície – e coberto por estrelas, representando o céu da noite sobre a terra.
CopiarCompartilhar
Deusa das águasUm elemento muito associado à Nut é a água, pois este componente simboliza o útero e geralmente também está conectado às emoções femininas. Em muitas pinturas, os egípcios antigos retratavam Nut como uma bela mulher carregando um vaso sobre a cabeça, e parte do hieróglifo que forma o nome da deusa é um cântaro cheio de água.
Veja as práticas religiosas da mitologia
CopiarCompartilhar
Grande MãeFilha dos deuses primordiais Shu e Tefnut, Nut se casou com o irmão Geb, dando à luz cinco filhos – Hórus e Néftis, os amantes Osíris e Ísis, e o maldoso Seth, que rasgou a barriga da mãe ainda dentro dela. Por estar associada à maternidade e à fertilidade, Nut é também muitas vezes retratada como uma vaca ou como uma leitoa amamentando seus filhotes.
CopiarCompartilhar
NomesExistem muitas maneiras de escrever o nome da Grande Mãe dos deuses egípcios. Além de ‘Nut’, ela é alcunhada Nuit, Nwt e Neuth. Acredita-se até que Neith, deusa da guerra e da caça, seja um desdobramento da própria Nut. Outra curiosidade é que esses nomes são também a origem das palavras ‘noite’, ‘night’ (em inglês) e nuit (em francês).
CopiarCompartilhar
Lados opostosApesar de serem irmãos – filhos de Shu e Tefnut –, unindo-se também como marido e mulher, Geb é o deus da terra enquanto Nut está no céu. Algumas lendas dizem que os dois enfureceram o avô, o deus-Sol Rá, que forçou Shu a separá-los. Shu elevou Nut para o alto, transformando-a na abóbada estrelada do céu ao passo que Geb ficou na terra, prostrado abaixo da irmã/esposa.
Conheça Geb: o irmão e grande amor de Nut!
CopiarCompartilhar
Conexão com RáMuitas lendas associam Nut ao Rei dos reis, o deus-Sol Rá. Algumas delas dizem que Nut foi esposa de Rá, mas apaixonou-se pelo irmão Geb e, por isso, os dois enfureceram o deus-soberano. Os egípcios também acreditavam que Nut fosse responsável por engolir Rá ao fim da tarde e dar à luz ele pela manhã todos os dias.
CopiarCompartilhar
EpítetosMuitos epítetos (substantivos, adjetivos ou expressões relacionadas a um nome para conceituá-lo) são associados à Nut. A Mãe dos Deuses também pode ser conhecida como ‘Senhora de Tudo’, ‘A Grande Protetora’, ‘Deusa da face estrelada’, ‘Ela que Protege’, ‘Ela que segura milhares de almas’ ou até mesmo ‘O Horizonte Infinito’.
CopiarCompartilhar
CosmosSegundo as lendas mais famosas, a divindade basilar, o deus Khepri, nasceu a partir de matéria primordial ao pronunciar o próprio nome. Ele decidiu, então, procriar Shu (deus do ar e da atmosfera) e Tefnut (deusa da umidade e da chuva), criando assim a primeira trindade. Juntos, Shu e Tefnut tiveram Nut (céu) e Geb (terra), e os quatro representam o cosmos.
Conheça Shu: o deus do ar!
CopiarCompartilhar
TutancâmonAo ser descoberto em 1922, o sarcófago do jovem faraó Tutancâmon possuía, junto à múmia do rei, um peitoral no qual se evocava a proteção de Nut. Outra crença popular no Egito era a de que, quando morriam, as almas dos faraós viajavam dentro do corpo de Nut até que estivessem prontas para ressuscitar.
CopiarCompartilhar
ControvérsiasAs narrativas mais comuns relatam que Nut deu à luz a cinco filhos em um único parto – Osíris, Ísis, Hórus, Néftis e ao impiedoso Seth, deus do caos. Contudo, algumas pessoas acreditam que Hórus é, na verdade, filho de Ísis e Osíris. Hórus teria entrado em guerra com o tio para vingar o mal que Seth causou a Osíris.
Saiba mais sobre Ísis: a deusa maternal e fértil
CopiarCompartilhar
Invocando a energia de NutPraticantes de Wicca acreditam que Nut é responsável por nos proteger, afastando energias negativas. Caso você perceba que muitas coisas ruins vêm lhe acontecendo, evoque Nut através de orações, meditação ou até mesmo ofertando uma dança a ela em uma noite estrelada.
CopiarCompartilhar
ProtetoraMuitos mitos envolvendo Nut afirmam que o formato arqueado do corpo estrelado da deusa, encobrindo a terra de ponta a ponta, é uma maneira de proteger a superfície do caos do universo. Por essa razão, Nut é considerada protetora do mundo, o que a tornou uma das divindades mais adoradas no Egito Antigo.
Motivos para acreditar na mitologia
CopiarCompartilhar
Orientação em sonhosDeusa da noite e da criação, Nut também pode auxiliá-lo através de sonhos. No blog oficinadasbruxas.com, a taróloga Rosea Bellator explica como um chá de canela com anis estrelado e uma vela roxa podem te ajudar a pedir orientação a essa deusa egípcia.
CopiarCompartilhar
Deusa da morteA morte também está muito relacionada à deusa Nut. Muitos acreditavam que a filha de Shu e Tefnut desempenhava um papel importante no submundo, acolhendo as almas dos mortos com um sopro de ar fresco. Os egípcios também diziam que Nut é a responsável por tomar conta dessas almas até que elas estejam preparadas para a ressurreição.
CopiarCompartilhar
RessurreiçãoPor confiarem que Nut fosse guardiã do submundo e associarem-na à ressurreição, os egípcios antigos geralmente usavam imagens dela para decorar as tampas internas de seus sarcófagos e caixões quando morriam. A deusa teria a missão de protegê-los após a morte e, também, de garantir seu renascimento.
CopiarCompartilhar