Tot
Responsável pelo conhecimento, escrita e até mesmo pela magia, Tot foi um dos deuses mais importantes da mitologia egípcia. Quer se aprofundar na história desse deus? Então confira aqui tudo que você precisa saber sobre seus feitos, representações e muito mais!
ImportanteAcredita-se que Tot é aquele que mantém a ordem no universo, ele foi um dos deuses mais importantes da mitologia egípcia. Ele era filho do deus sol, Rá, criado com a ajuda de Atum e Khepri. Diz-se que foi Tot quem inventou a escrita egípcia antiga, e que ele era o deus protetor dos escribas.
CopiarCompartilhar
Braço direito de RáRá estava cansado de tanto trabalho e, por isso, resolveu repartir seu poder entre alguns deuses, Tot seria seu escriba. Ele recebeu a tarefa de manter a ordem na terra e também sobre aqueles que se rebelassem contra Rá.
CopiarCompartilhar
Lidando com o céuOs egípcios viam Tot como o coração de Rá, para eles o coração era como o cérebro de alguém, responsável por toda a sabedoria. Rá deu a Tot a lua para balancear com o sol. Tot usou sua sabedoria para medir as estações e também regular o tempo. A estabilidade do universo dependia de sua matemática.
CopiarCompartilhar
O livro de ThothHá um livro também enigmático de autoria de Tot, “Livro de Thoth”, nele podia-se encontrar suas fórmulas mágicas. Existe um conto egípcio que fala sobre a história de Setna, filho do faraó Ramses, e sua busca pelo livro de Tot. Ao contrário dos demais, ele não buscava poder, mas sim sabedoria, foi um grande estudioso.
CopiarCompartilhar
Autor das inscriçõesComo deus da escrita, Tot é considerado autor do “Livro dos Mortos” e da obra “O livro das Respirações”. Ambos continham inscrições colocadas nas tumbas para guiar os mortos pelo submundo e pelo Julgamento de Osíris.
CopiarCompartilhar
Responsável por tudoOs egípcios também acreditavam que Tot foi o responsável pelo calendário, contendo 365 dias. Eles acreditavam que Tot conhecia todas as fórmulas do universo e que seu poder era imensurável.
CopiarCompartilhar
Poderes medicinaisTot também possuía dons medicinais, e com isso ajudava outros deuses. Acredita-se que ele ajudou a deusa Isis a ressuscitar seu marido Osíris, e assim eles puderam ter um filho, Hórus. Anos mais tarde Tot trouxe outra pessoa de volta à vida, salvou um menino de uma grave picada de escorpião.
Conheça outros deuses mitológicos aqui!
CopiarCompartilhar
Tot por todosAcreditava-se que Tot compreendia todos os mistérios da mente humana. No Egito, ele representava o advogado da humanidade. Em muitas representações ele aparece ao lado de uma balança, era o equilíbrio no momento do julgamento.
CopiarCompartilhar
A balança de TotTot pesava a alma do morto antes de ele ir a julgamento. Em sua balança, de um lado estava uma pena, representando a verdade, e do outro o Ib simbolizando o coração do morto. Cabia a Tot examinar e determinar a dignidade do morto, ele julgava seus sentimentos e propósitos.
CopiarCompartilhar
Quem é Tot?Tot é o deus do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da matemática, do tempo, da música e da magia, segundo a mitologia egípcia. É representado por um babuíno, animal que o acompanha. Tot é o homem com cabeça de íbis, uma ave.
Clique aqui par entender o que é a Mitologia Egípcia
CopiarCompartilhar
Escriba dos julgamentosTot também era responsável por anotar o resultado de cada julgamento. Com base na balança, todo o julgamento determinava se o morto tinha se conduzido bem ou não, e se ele havia tido uma vida digna e honrada.
CopiarCompartilhar
A mente de RáOs egípcios diziam que Tot era a mente e língua de Rá. Era como a expressão do poder de Rá, ele ouvia tudo o que Rá tinha em mente e traçava um objetivo. Tot era de tamanha importância para os egípcios que na antiguidade existia uma casta de sacerdotes seguidores de Tot.
Descubra aqui quem foi Rá
CopiarCompartilhar
Fonte da ciênciaOs gregos viram o deus egípcio Tot como a fonte de toda ciência, tanto humana quanto divina, do Egito. Tot era deus da lua, do conhecimento, da escrita, juiz dos mortos, criador do calendário e o escriba do antigo Egito.
CopiarCompartilhar
Tot e HermesO santuário de Tot era na cidade de Hermópolis, na região do Delta do Nilo. Tot está relacionado ao deus grego Hermes, deus da riqueza, sorte, fertilidade, magia, linguagem e viagens.
CopiarCompartilhar
Tot a aveO bico curvo da cabeça de Tot era visto como símbolo da lua, e sua face era a ave íbis, um animal sagrado. Não se sabe quem era a mãe de Tot, acredita-se que ele não nasceu de uma mulher, pouco se sabe sobre sua família em geral. Tot passou sua vida ao lado de Rá.
CopiarCompartilhar