Ártemis
Você já ouviu falar sobre a deusa Ártemis? Além de ter uma forte representatividade feminina nas histórias de mitologia grega, a deusa também é responsável pelos animais da natureza, pela lua e pela castidade. Bastante coisa, né? Confira abaixo muitas outras curiosidades sobre Ártemis!
Ártemis ou DianaA deusa grega Ártemis, também é conhecida como Diana pelos romanos.
CopiarCompartilhar
DivindadeÁrtemis é considerada a divindade responsável pelas atividades de caça, da Luz, da castidade, do parto e dos animais selvagens. Sempre encontrada correndo por bosques, florestas e matas, ensaiando suas coreografias e cantando ao lado das ninfas.
CopiarCompartilhar
Animal sagradoO seu animal sagrado é o urso, mas é bastante retratada segurando um veado também.
CopiarCompartilhar
FamíliaÁrtemis é filha de Latona e Júpiter, irmã gêmea de Apolo e nasceu em Delos.
CopiarCompartilhar
PersonalidadeÁrtemis tinha uma personalidade vaidosa e vingativa. Muitas vezes era amorosa, mas dependendo da situação, agia de maneira raivosa.
CopiarCompartilhar
Rainha das noitesA deusa orgulhosa e altiva, a resplandecente rainha das noites. Era cultuada por aliviar as doenças femininas, proteger as crianças e os jovens. É a representação dos instintos da independência.
CopiarCompartilhar
História da famíliaÁrtemis nasceu a partir de uma história de traição e ingenuidade, quando Zeus, durante seu casamento com Hera, envolveu-se com a sua mãe. Leto foi perseguido por Hera por todo o planeta.
CopiarCompartilhar
Bondade de ÁrtemisApesar de espalhar doenças e morte, Ártemis tinha a bondade de curar e suavizar o sofrimento de quem merecia.
CopiarCompartilhar
Templo de ÁrtemisO templo de Ártemis era localizado na antiga cidade de Éfeso, atual Turquia. O projeto foi inaugurado em 550 a.C., considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. O templo foi destruído em 356 a.C. por Heróstrato.
CopiarCompartilhar
Guerra de TróiaNa Guerra de Tróia, Ártemis foi uma das aliadas divinas dos Troianos e, durante um confronto entre os deuses rivais, ela enfrentou Hera, que infelizmente despedaçou seu arco, atingiu a jovem deusa na cabeça e a enviou de volta ao Olimpo, devastada.
CopiarCompartilhar
Deusa do bemÁrtemis foi considerada uma deusa “do bem”, sempre fazendo justiça quando necessário e sempre querida pelas pessoas próximas a ela.
CopiarCompartilhar
Lado cruel de ÁrtemisÁrtemis matou o caçador Órion; condenou à morte a ninfa Calisto por deixar-se seduzir por Zeus; transformou Acteão em cervo para ser despedaçado por sua própria matilha e, com Apolo, exterminou os filhos de Níobe e Anfião, para vingar uma suposta afronta.
CopiarCompartilhar
RepresentaçãoNa Grécia clássica foi representada com uma longa túnica e um arco retesado; enquanto na época helenística exibia uma túnica curta e uma aljava, seguida por uma matilha ou um filhote de cervo.
CopiarCompartilhar
Arquétipo de ÁrtemisA mulher que se identifica com o arquétipo de Ártemis é competidora e amiga das mulheres.
CopiarCompartilhar
FeiticeiraÁrtemis é a feiticeira que faz a tríade com outras duas feiticeiras: Selene e Hécate. Selene reina no céu, Ártemis na terra e Hécate no inferno.
Você também pode gostar: Musas da Mitologia Grega
CopiarCompartilhar
Órion, um gigante caçadorSegundo a lenda, Ártemis amava Órion, um gigante caçador, e vivia com ele na floresta. Um belo dia, ela sentiu ciúme, por desconfiar que Órion gostava de outra mulher. Como vingança, disparou uma flecha contra ele e o matou. Mais tarde, Órion se tornou uma constelação no céu.
CopiarCompartilhar
Deusa da LuaÁrtemis era irmã gêmea de Apolo, deus da música e da luz. Apolo era associado ao Sol, e Ártemis à Lua.
Clique aqui para conhecer outros deuses mitológicos!
CopiarCompartilhar