Como identificar noivados abusivos
Os relacionamentos tóxicos podem se manifestar de várias formas, e em fases diferentes da relação. Você pode até não ter percebido isso durante o namoro, mas pode acabar tendo um "noivado abusivo". Para não passar por essa situação e se livrar antes que o pior aconteça, aprenda a identificá-los:
Não, nenhum relacionamento deve prender as pessoas envolvidas, independentemente da "fase" em que estiver. É claro que em um noivado deve-se ter, ainda mais, senso de coletividade para/com o(a) parceiro(a), mas nunca de propriedade.
Relacionamentos Abusivos: fuja dessa armadilha
CopiarCompartilhar
Estabelecer papéis antes do casamentoNo casamento, os dois devem estar realizados e felizes. Portanto, exigir que seu noivo(a) exerça algum papel que vá contra a vontade dele(a) torna a união injusta e infeliz para uma das partes.
CopiarCompartilhar
"Você tem que mudar seu jeito de ser"Não há problemas em conversar para que a pessoa tente melhorar em algumas coisas que te incomodam, mas não é justo pedir para que ela mude por completo e esqueça a sua essência apenas para te agradar. Até porque não seria mais a pessoa por quem você se apaixonou, certo?
CopiarCompartilhar
Filhos?Quando escolher a pessoa com quem passará o resto da vida, deve-se ter certeza de que ela tem os mesmos planos que o seu - ou você deve estar disposto(a) a, talvez, abrir mão de um desejo seu. Portanto, não exija filhos de alguém que não deseja isso e/ou não os proíba de alguém que tem o sonho de ser pai/mãe.
CopiarCompartilhar
"Temos que fazer tudo juntos"O noivado, e até mesmo o casamento, não tem o poder de transformar duas pessoas em uma. Apesar de ser, obviamente, necessário que o casal pense mais no outro, ainda existe uma pessoa que tem sua própria vida por trás do rótulo de noiva(o). Por isso, é mais do que normal - e até saudável - que o casal faça programas separados. Basta apenas existir conversa e alinhamento de agendas.
CopiarCompartilhar
"Quando nos casarmos não será mais assim"O casamento deve vir para somar, e não para privar. Se o(a) seu/sua noivo(a) já está "impondo" regras antes de começarem, de fato, a construir a vida juntos, talvez seja o momento de repensar sobre o matrimônio.
Tome cuidado com pessoas maníacas por controle!
CopiarCompartilhar
"Você não poderá ter esse emprego depois de casado"Mais uma vez, casamento não deve exigir abdicação de sonhos e prazeres. Se o(a) seu/sua parceiro(a) dizer que o seu emprego não é bom para vocês enquanto você se sente feliz nele, desconfie. Casamento é sobre um apoiar o outro nas escolhas, e não sobre tentar mudar a vida do outro para ficar como uma das partes acha que deve ser.
CopiarCompartilhar
"Você tem que se afastar da sua família para se acostumar"Apesar de o casamento tradicionalmente demandar que o casal não more junto com a família, não há porque se afastar dela. Muito pelo contrário: a família deve estar por perto sempre que houver oportunidade.
CopiarCompartilhar
Padrinhos e madrinhasUma simples formalidade do casamento pode identificar um noivado abusivo. A escolha dos padrinhos e madrinhas deve ser feita em conjunto ou de forma que o casal possa escolher, cada um, a mesma quantidade de pessoas para compor esse time.
CopiarCompartilhar
"Despedida de solteiro(a)"Você ainda não está, efetivamente, casado(a), mas não está solteiro(a). Então, a não ser que seja em comum acordo e saudável para ambas as partes, ficar com outras pessoas para "se despedir" da vida de solteiro(a) não está correto.
CopiarCompartilhar
AmizadesNinguém é obrigado(a) a gostar de todos as amizades de seu/sua companheiro(a), mas deve respeitá-las - até porque muitas delas podem ter começado antes mesmo de se tornarem um casal. Portanto, não permita que sua/seu noiva(o) dê o ultimato de que "certas amizades" deverão deixar de existir depois do casamento.
Sinais de que o ciúme está indo longe demais
CopiarCompartilhar
Acesso a redes sociaisAchar que tem direito de acessar as redes sociais de sua/seu noiva(a) só porque, agora, são noivos é errado e abusivo. A não ser que a outra parte declare não ter problemas com isso (sem ser coagida a dizer isso, claro), esses acessos devem se manter restritos. Isso não é sinal de traição, e sim de privacidade.
CopiarCompartilhar