Como identificar uma relação abusiva
Infelizmente algumas pessoas acabam se envolvendo em relacionamentos abusivos e nem sempre sabem identificar os sinais. As mensagens trazem algumas características desse tipo de relação, como comportamento controlador, impulsividade, invasão de privacidade e alterações drásticas de humor. É importante lembrar que a agressão não é apenas física, mas também emocional. Seja qual for, nenhum tipo de agressão deve ser tolerada. O abusador tentará fazer com que a pessoa se sinta dependente, para isso ele irá afastá-la das pessoas que ama e também encontrar maneiras de acabar com sua autoestima. Com base nos sinais indicados, tente perceber se você ou alguém próximo está em uma relação abusiva.
Saiba identificarNem toda relação é saudável, muitas vezes a pessoa não percebe, mas está vivendo uma relação abusiva. Esse tipo de relacionamento possui características como excesso de poder, manipulação e controle de uma das pessoas sobre a outra. Atenção aos detalhes, saiba como identificar se está em uma relação desse tipo.
CopiarCompartilhar
Ciúme excessivoQuando o ciúme se torna uma justificativa para controlar a outra pessoa, não é saudável. Um pouco de ciúme é normal, mas não podem acontecer coisas como invasão de privacidade e agressões verbais. Ciúme não é desculpa para controlar a vida da outra pessoa, o respeito pelo espaço do outro é fundamental.
Você não precisa disso! Diferencie ciúme e possessividade
CopiarCompartilhar
Mudanças drásticas de humorEm um momento a pessoa te promete o mundo, diz que faria qualquer coisa por você, mas basta acontecer qualquer coisinha que ela se transforma. A agressão não é só física, mas também emocional. Quem ama de verdade não agride o outro.
CopiarCompartilhar
Assumir o controle da vida da pessoaMesmo vivendo um relacionamento, você tem total direito de fazer suas próprias escolhas. Cuidado com as frases “é para o seu bem”, “é porque eu te amo demais”, pois elas podem ser usadas apenas para te controlar. Se a pessoa toma decisões por você, controla o que você fala e veste ou aonde você vai, é sinal de relação abusiva.
Relação abusiva? Não deixe que esses sinais atrapalhem sua vida!
CopiarCompartilhar
Afasta você das pessoasUm outro sinal de relação abusiva é quando a pessoa tenta te afastar das pessoas que você gosta. Sem perceber, você vai ficando em isolamento, dependente apenas de seu parceiro. Atenção se as críticas às pessoas de que você gosta são excessivas, a ponto de te separar dessas pessoas.
CopiarCompartilhar
Acaba com a autoestimaO abusador sempre encontrará formas de fazer com que a outra pessoa seja dependente dele. Uma das maneiras de fazer isso é destruindo a autoestima do outro. Cuidado com críticas excessivas, se o parceiro está sempre te colocando para baixo, a ponto de te fazer acreditar que ninguém mais vai te amar.
CopiarCompartilhar
Aparições surpresaA pessoa costuma aparecer inesperadamente nos lugares em que você está? Muito cuidado, pode ser mais uma maneira de controlar a sua vida, para ver o que você está fazendo longe dela. Veja com que frequência isso anda acontecendo, se for muitas vezes, provavelmente é sinal de relação abusiva.
CopiarCompartilhar
ChantagemÉ característica de um relacionamento abusivo a manipulação. Se a pessoa usa chantagens emocionais para convencer o outro de não fazer algo, é um forte sinal de relação abusiva, é preciso ter cuidado.
Saia dessa agora mesmo: 15 situações comuns em um relacionamento tóxico
CopiarCompartilhar
Controle financeiroA pessoa que tem uma postura abusiva no relacionamento vai tentar controlar o dinheiro do outro. Se ela está com todo o dinheiro, consequentemente a outra pessoa terá de lhe consultar para fazer uso desse dinheiro. Sendo assim, o abusador tem total controle sobre a vida do outro.
CopiarCompartilhar
Pressão sexualSe a relação sexual não foi consentida, é estupro sim, não importa que seja com o parceiro no relacionamento. As vontades da outra pessoa devem ser respeitadas. O abusador costuma usar de chantagem e ameaças para conseguir o que quer.
CopiarCompartilhar
A culpa NÃO é do álcoolO abusador chega em casa com o humor totalmente alterado, despeja palavras que te fazem sentir mal, é estúpido e muito agressivo. No outro dia ele provavelmente vai se desculpar, te prometer o mundo e dizer que a culpa foi da bebida. Ele sempre vai tentar encobrir os deslizes, não aceite essas desculpas.
CopiarCompartilhar
Diga NÃO ao relacionamento abusivoComportamentos agressivos não devem ser tolerados dentro de uma relação. Ninguém tem o direito de mandar e controlar a vida do outro. Analise os sinais, veja se você - ou alguém próximo - não está em um relacionamento abusivo.
Saiba como fugir de relacionamentos abusivos, você também consegue!
CopiarCompartilhar
Falsas acusaçõesÉ comum em um relacionamento abusivo a pessoa distorcer as palavras do outro e levantar acusações de coisas que não existem. Se o abusador tem qualquer mínima suspeita de alguma coisa, levanta fortes acusações contra a outra pessoa.
CopiarCompartilhar
Violência físicaProvavelmente este seja o maior e mais claro sinal de uma relação abusiva. Qualquer tipo de agressão é inaceitável, não dá para tolerar ou dar chances à pessoa. É preciso colocar um ponto final nessa relação imediatamente.
Relacionamento tóxico: veja como identificar
CopiarCompartilhar
ImpulsividadeO abusador tende a agir muitas vezes por impulso, com base apenas em sentimentos, sem raciocinar sobre o que está fazendo. Após a explosão, ele ainda tenta dizer que a culpa de sua atitude foi da outra pessoa e que ela o levou a agir assim.
CopiarCompartilhar
Invasão de privacidadeA invasão de privacidade acontece de diversas formas diferentes. O abusador costuma mexer nos objetos do outro, buscando qualquer coisa que possa usar contra ele. Ninguém tem o direito de invadir as redes sociais do outro ou controlar e-mails ou ligações, o respeito pelo espaço do outro deve sempre existir.
CopiarCompartilhar