Como planejar os próximos cinco anos de sua vida
Pensar sobre o futuro é uma ação que muitas pessoas fazem com frequência. Em geral, pensam em um futuro próximo, como a próxima refeição que farão ou como o final de semana. Porém há aquelas pessoas que gostam de se programar, de se organizar e de se planejar para um futuro mais distante. Se você não se encaixa nesse segundo grupo porque acredita que é muito difícil prever como as coisas irão acontecer e como você pode moldá-las, saiba que isso é mais fácil do que parece! A seguir, você vai descobrir como planejar os próximos cinco anos de sua vida e vai ver que é possível fazer isso! Aventure-se com responsabilidade!
Faça contatosJá dizem por aí que ter contatos é importante, não importa onde. Quando você menos esperar, poderá contar com a ajuda de alguém em algum lugar que for. Manter uma rede forte de contatos só traz benefícios.
CopiarCompartilhar
Coloque tudo no papelO primeiro passo para um bom planejamento é colocar tudo no papel: metas, objetivos, sonhos, pontos fortes e pontos fracos... Assim, fica mais fácil de organizar as suas prioridades e de traçar o caminho para chegar até lá. É importante ser honesto consigo mesmo na hora de criar essa lista, para que você não crie falsas esperanças acerca do que pode ou não ser feito e de como você pode conseguir essas coisas. Pense em todas as áreas da sua vida, pois tudo está interligado!
CopiarCompartilhar
Elimine itensCom o passar de algum tempo, você perceberá que nem tudo o que está em sua lista é extremamente necessário e que algumas irão se concretizar antes. Você irá adquirir maturidade suficiente com o tempo para entender o que precisa ou não continuar em sua lista.
Aprenda a organizar uma viagem internacional e se divirta
CopiarCompartilhar
Pesquise bastantePesquise bastante sobre as coisas que deseja, veja as possibilidades e possíveis caminhos para chegar até lá. Vá tomando nota de tudo e não se esqueça de colocar no papel o resultado de suas pesquisas. Às vezes, precisamos nos apoiar em outras atividades para conseguirmos o que realmente queremos – mas, não considere isso um desvio no trajeto, e sim, como mais um meio de alcançar o que deseja. Caminhos alternativos podem ser muito úteis, não se esqueça.
CopiarCompartilhar
Cuide de sua saúdeDe que vale planejar e não cuidar de você mesmo? Faça check-ups regulares no médico e cuide muito bem de sua saúde. Você precisa estar saudável para curtir todas as suas vitórias e aproveitar a realização dos seus sonhos.
CopiarCompartilhar
Invista em vocêInvestir em você também é importante. Se um dos seus desejos para os próximos anos é um emprego melhor, invista em seus estudos e aperfeiçoamento profissional. Ou, se a vontade for abrir o próprio negócio, procure se qualificar e aprender mais sobre a área desejada.
CopiarCompartilhar
Abra uma poupançaPara garantir um pouco de estabilidade financeira e estar preparado para possíveis surpresas é importante ter algum dinheiro reservado. Você pode fazer do modo mais simples, abrindo uma poupança no banco e separando uma quantia mensal para depositar. Não importa se é muito ou pouco dinheiro, o que vale é depositar sempre. Existem outras formas de juntar dinheiro de forma mais rentável, como o tesouro direto.
Siga 12 dicas para se organizar financeiramente
CopiarCompartilhar
Não se pressioneMais importante do que se planejar, é não se pressionar. São seus sonhos e objetivos e você trabalhará para conquistá-los e tudo irá funcionar. Mas, sob pressão as coisas irão por um caminho não tão legal...
CopiarCompartilhar
Hora da faxinaPara seguir adiante e conquistar novos objetivos, é preciso se livrar do peso de algumas coisas do passado. Faça um balanço dos últimos cinco anos de sua vida, analise o que fez bem e mal, o que você quer que se repita e o que você quer manter certa distância. Para as coisas ruins, não pense duas vezes, se desfaça e abra caminho para novas oportunidades que trarão sentimentos melhores. Quando realizamos uma “faxina” em nossas vidas, as coisas tendem a fluir melhor.
Organize seu currículo em 12 passos simples
CopiarCompartilhar
Seja focadoÉ importante ter moderação e ser focado, seja com dinheiro ou nas atitudes. Tudo o que você fizer agora terá consequências e reflexos em seu futuro. Saiba de seus objetivos e tenha-os em mente em todas as circunstâncias. Não deixe nada atrapalhar seu foco!
CopiarCompartilhar
Corra atrásTambém não adianta nada planejar, colocar no papel e esperar tudo cair do céu. Você precisa correr atrás dessas coisas para que elas aconteçam. É ótimo ter os próximos cinco anos de sua vida planejados, mas tudo isso só sai do papel se você der o pontapé inicial e não desistir no meio do caminho.
CopiarCompartilhar
E se eu mudar de ideia?O seu plano é um plano de longo prazo, não se esqueça. Algumas coisas podem mudar, acontecer de forma diferente e algumas de suas vontades podem não ser as mesmas com o passar do tempo. Por isso, é importante pensar e planejar com calma para não ter que refazer tudo uma vez por ano.
Defina uma rotina de estudos em casa e aumente seu potencial
CopiarCompartilhar
Se permitaSe permita viver um pouco além dos seus planos também... Às vezes, coisas inesperadas podem acontecer e o que você procura pode estar aonde você nem pensou em procurar. São objetivos e sonhos, não transforme em pesadelos.
CopiarCompartilhar
Motive-se com a playlist e corra atrás dos seus sonhos!
Spotify ouça a playlist
CopiarCompartilhar
Você é capazMais do que se focar, você precisa confiar em você e acreditar que é capaz de muitas conquistas! E conseguirá realizar todos os seus objetivos, sim. Não importa o que digam.
Enxergue as coisas de outra forma e tenha otimismo
CopiarCompartilhar
RecomeçarA partir do primeiro passo, tente estabelecer o seguinte: sua vida recomeçará a partir desse ponto. Tudo o que você fizer de agora em diante será pensando em seus planos e em conquistá-los, pois a sua nova meta de vida é conseguir realizar todos os itens da lista, um por um. Para isso, é preciso estabelecer o que será feito em cada ano, uma data “limite” para que certas coisas aconteçam. Trabalhando duro, o resto vem por consequência.
Reflita sobre a importância da organização no cotidiano
CopiarCompartilhar