Curiosidades sobre os contos
Você já parou para refletir quais são as origens dos contos de fadas que ouvíamos quando éramos crianças? Aqui você poderá encontrar respostas para perguntas como essa e muitas outras curiosidades sobre muitas histórias!
Felizes para sempre?Que os contos de fadas são muito antigos, todo mundo sabe. Mas você sabia que nem sempre os personagens tinham um final feliz? Pois é! Na verdade, era muito comum que as histórias fossem extremamente macabras, já que eram contadas para adultos, e tivessem encerramentos bem diferentes e tristes. Quando eles foram transformados em filmes e livros para crianças, isso mudou, é claro, e as versões que conhecemos hoje surgiram!
CopiarCompartilhar
Branca de NeveA primeira princesa a ganhar um filme da Disney teve modificações muito necessárias em sua história. Enquanto na versão infantil a Rainha Má simplesmente desaparece, na versão antiga do conto ela é convidada para a festa de casamento da Branca de Neve e é obrigada a dançar com sapatos de ferro quente até a sua morte!
Leia também: Frases de A Branca de Neve
CopiarCompartilhar
CinderelaVocê provavelmente já sabe que, no conto da Cinderela, o seu sapatinho de cristal é muito importante, certo? Afinal, é por meio dele que o príncipe começa a procurá-la em todo o reino! Nas versões mais antigas dessa história, contudo, a coisa fica muito estranha... Suas irmãs malvadas, por exemplo, chegam a cortar pedaços dos seus próprios pés para que o sapato sirva nelas... E não acaba aí! Depois disso dar errado, os pássaros decidem puni-las pelas mentiras, deixando-as cegas!
CopiarCompartilhar
A Pequena SereiaApesar de não ser muito macabra, a história original da Pequena Sereia é muito triste... No conto antigo, ela odeia suas novas pernas e sente muita dor para andar com elas. Além disso tudo, o príncipe ainda decide se casar com outra pessoa. Por isso, deprimida, Ariel decide que não quer mais viver. Assim, ela volta para a água e vira espuma do mar.
CopiarCompartilhar
João e MariaO famoso conto de João e Maria tem uma história verdadeira muito triste por trás... Entre 1315 e 1317, na Europa, aconteceu a “Grande Fome”. Esse período ficou conhecido como um tempo de extremos: extremos crimes, extremas doenças e extremas mortes em massa. Por falta de comida, muitos pais foram forçados a abandonar os seus filhos e, em muitos locais, o canibalismo foi praticado.
CopiarCompartilhar
A Chapeuzinho VermelhoNo século 19, os Irmãos Grimm tentaram amenizar um pouco a história da Chapeuzinho Vermelho, adicionando um caçador que acaba salvando o dia. Porém, em versões anteriores, o conto dizia que o lobo, após rasgar a avó da menina, serviu as suas entranhas... Chapeuzinho, sem saber disso, comeu sua própria avó!
CopiarCompartilhar
RapunzelNo conto original, apesar de ficar presa em uma torre, Rapunzel consegue sair do local quando quiser, já que os seus cabelos são mágicos! Rebelde, ela realiza essa façanha quase todas as noites, até que conhece um príncipe e engravida dele... Quando a bruxa descobre, ela corta os cabelos de Rapunzel, impedindo que ela saia da torre.
CopiarCompartilhar
João e o Pé de FeijãoApesar de todo mundo conhecer a história de João e o Pé de Feijão, em que o garoto planta uns feijões mágicos que são capazes de o levar até o céu, ninguém sabe que, na verdade, João é um ladrão! Além de roubar uma galinha que bota ovos de ouro, ele também furta um saco lotado de ouro e uma harpa mágica. Parece que o garoto não era tão inocente, afinal!
CopiarCompartilhar
A Princesa e o SapoDe acordo com o primeiro registro do conto, o sapo não se transforma em humano com um beijo de amor da princesa... Na verdade, isso acontece quando ela, em um acesso de fúria, pega o animal e o joga na parede!
CopiarCompartilhar
A Bela AdormecidaA história da Bela Adormecida, no conto original, começa muito parecida com a versão que conhecemos hoje: uma doce adolescente perfura o seu dedo em uma roca e cai em um sono profundo, que só é interrompido pelo beijo de seu amor verdadeiro, um príncipe. O que não se sabe é que, depois disso, ao ser apresentada a sua sogra, descobre-se que a mãe do príncipe é uma ogra que quer, a todo custo, devorar Aurora e seus possíveis netos. Todavia, Philip, seu filho, é mais rápido e descobre as intenções da mãe, que acaba se atirando em um local repleto de serpentes.
Reflexões do filme A Bela Adormecida
CopiarCompartilhar
A Bela e a FeraO conto que foi publicado em 1740 foi inspirado em uma história real: Pedro sofria de uma condição genética rara, que fazia com que seu corpo fosse completamente coberto de cabelos grossos. Por esse motivo, Catherine, sua noiva, não o conheceu até o dia de seu casamento. Apesar disso, o casal acabou tendo sete filhos!
CopiarCompartilhar
FrozenO filme que conquistou o coração de todo o mundo foi baseado na personagem da Rainha da Neve, do conto de fadas criado por Hans Christian Andersen. Na versão original, ela vive em um palácio congelado e chega até a sequestrar um garotinho, encantando-o com um beijo! Apesar de ter um final feliz- uma amiga da criança a salva do castelo da rainha –, podemos perceber que ela não era tão amigável quanto Elsa!
CopiarCompartilhar
Charles PerraultNascido em 1628, foi Charles Perrault que criou o gênero literário que hoje conhecemos como contos de fadas! Por causa disso, ele é considerado o pai da literatura infantil!
CopiarCompartilhar
Os Irmãos GrimmAcredito que todo mundo já ouviu falar dos Irmãos Grimm, certo? Nascidos em 1785 e 1786, Jacob e Wilhelm pegaram os contos mais antigos e substituíram toda a violência por romantismo e humanismo! Além de dedicar suas vidas ao registro de fábulas, eles também criaram um dicionário da língua alemã!
Irmãos Grimm: Conheça tudo sobre os escritores alemães
CopiarCompartilhar
Hans Christian AndersenDinamarquês, Christian era um escritor de histórias infantis que foi responsável pela criação de muitos contos conhecidos atualmente, tais como: o Patinho Feio, a Pequena Sereia, o Soldadinho de Chumbo, entre tantos outros.
CopiarCompartilhar