Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Deméter

A deusa que também é conhecida por Demetra pertence a mitologia grega e é símbolo da agricultura, das colheitas e das estações do ano, por isso também é retratada com trigo na mão em suas figuras. Conheça as histórias dessa Deusa e saiba todas as suas curiosidades nessa página.

De volta ao Olimpo

Por causa de seu luto, recebeu nomes como “a negra”, por causa de sua ira, alguns a chamavam de Erínia. Cansada da situação, Deméter foi se banhar no rio Ladón, que era o rio que tinha o poder de apagar as mágoas, foi assim que ela se sentiu pronta para voltar ao Olimpo.


Copiar
Compartilhar
Nascida na mitologia grega

Na mitologia grega, Deméter era considerada a deusa da agricultura, era ela quem nutria a terra, tornando-a fértil e produtiva. Ela era filha de Cronos (o rei dos titãs e deus do tempo) e Reia (uma titânide).

Conheça também Atena, a Deusa da sabedoria
Copiar
Compartilhar
Filho de Deméter

O seu filho, Pluto, era o deus da riqueza, conhecido por ser muito caridoso, dizem que herdou a generosidade da mãe. Ele viajou por mares e terras, tornando mais ricos todos aqueles que lhe pareciam merecedores.

Você também pode se interessar por outros Deuses da mitologia, como Zeus. Veja aqui
Copiar
Compartilhar
Fertilidade

Deméter também era considerada protetora do casamento, deusa da gestação e das leis sagradas. O seu mito tem a ver com procriação e fertilidade. Ela teve três filhos com Iásion, dentre eles: Pluto, que veio a sofrer com a ira de Zeus, o deus do céu e rei do Olimpo.


Copiar
Compartilhar
A ira de Zeus

Zeus se incomodou com tamanha generosidade de Pluto, filho de Deméter, não lhe agradou o fato de que o deus só tornasse rico quem era honesto. Irado, jogou um raio nos olhos de Pluto, deixando-o cego permanentemente, assim ele não poderia diferenciar as pessoas.


Copiar
Compartilhar
Não consuma o grão

Diz a mitologia que quando se come algum grão no mundo inferior, não se pode mais sair de lá. E Perséfone acabou comendo romã, por isso, não poderia ir embora de lá, permanecendo no inferno para sempre.


Copiar
Compartilhar
Filha sequestrada

Deméter também foi mãe de Perséfone, deusa das ervas, flores, frutos e perfumes. Ela foi sequestrada por Hades, deus do mundo inferior e dos mortos, e levada ao mundo inferior, onde se casaram.


Copiar
Compartilhar
 
O acordo

A fim de não perder a sua filha, Deméter foi até o mundo inferior em busca dela. Assim, estabeleceu-se um acordo: Perséfone passaria metade do ano junto aos pais e a outra metade com Hades. No período em que ela está com a sua mãe, a primavera reina. Mas quando ela volta para o inferno, o inverno chega.


Copiar
Compartilhar
A tristeza tomou conta

Com o sumiço de Perséfone, Deméter ficou inconsolável e começou a se descuidar de suas tarefas. As terras se tornaram estéreis e houve escassez de alimento por todo lado. Sua filha também sofria com o isolamento, recusou-se a ingerir qualquer alimento e começou a definhar.


Copiar
Compartilhar
Mais um filho

Deméter se transformou em uma égua, mas Poseidon não demorou a descobrir o seu truque. Então, ele se transformou em um cavalo. Assim, eles tiveram uma relação que resultou no filho Aríon, que era um cavalo que podia falar e era mágico. Nada saiu como planejado para Deméter.

Leia também a página do Deus Hades
Copiar
Compartilhar
Adeus, Olimpo

A deusa Deméter ficou inconformada com essa relação com Poseidon e resolveu deixar o Olimpo. Foi aí que a fome se instaurou, todas as terras ficaram improdutivas e estéreis.


Copiar
Compartilhar
Mito romano

Na mitologia romana, Deméter era conhecida como Ceres, deusa das plantas que brotam e do amor maternal. Acredita-se que ela foi adotada pelos romanos em 496 a.C., quando uma fome devastadora os assolou. Tinha um festival em sua homenagem, era chamado de Cereália.


Copiar
Compartilhar
Viagens

Deméter fez muitas viagens com Dionísio, deus dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia e do teatro. Eles ajudavam os homens a cuidar de suas terras e de suas plantações.


Copiar
Compartilhar
Representações

Nas estátuas e desenhos que representam Deméter, é comum encontrá-la com uma foice em uma das mãos, espigas e papoulas na outra. Os objetos refletem o poder dela na agricultura.


Copiar
Compartilhar
Paixão não correspondida

Poseidon, deus supremo do mar, desejava Deméter com todas as suas forças, mas não era correspondido. Buscando se esconder dele, Deméter bolou um plano que lhe pareceu infalível, mas ela não contava com a astúcia de Poseidon.

Depois dessa mensagem, talvez você queira saber um pouco mais sobre Dionísio. Visite sua página
Copiar
Compartilhar
fechar