Hel
Você é um fã de mitologia? Então vai se surpreender com essa deusa! Hel é uma das figuras femininas mais interessantes da Mitologia Nórdica, então prepare-se para ficar por dentro de sua história e saber de tudo sobre essa figura que reina o mundo dos mortos!
MensageirosO fato de ser banida para o mundo inferior agradou Hel, pois lá ela governava. Como agradecimento, mandou a Odin os seus dois corvos, Hugin e Munin, que são os mensageiros entre Asgard, terra de Odin, e os outros reinos.
CopiarCompartilhar
FamíliaHel, também conhecida como Hela, é a deusa do reino dos mortos. É filha de Loki, deus da trapaça e da travessura, com a gigante Angurboda, deusa do medo. Os seus irmãos são a serpente Jörmungandr e o lobo Fenrir.
Clique aqui para conhecer mais sobre Loki, o deus da trapaça.
CopiarCompartilhar
Dominando o mundo inferiorA deusa Hel foi banida por Odin, “o pai de todos”, para o mundo inferior, que recebeu o nome de Helheim, localizado nas profundezas de Niflheim, o mundo do frio e da névoa. Ela recebeu o poder de dominar nove mundos, onde distribui todos aqueles que eram enviados a ela, os mortos por doença ou velhice.
CopiarCompartilhar
“Bichinho” de estimaçãoO reino de Hel era guardado por Garm, um gigantesco cão de gelo, com quatro olhos e o peito encharcado com sangue. Ele ficava sempre acorrentado na entrada do reino vigiando todos os que passavam por ali.
CopiarCompartilhar
A casa de HelO palácio de Hel chama-se Elvidner. A fome é a sua mesa, a inanição é a sua faca, o atraso e a vagareza são os seus criados, a sua porta é o precipício, a preocupação é a sua cama e o sofrimento dava forma para as paredes de seus aposentos. O reino de Helheim fica às margens do rio Nastronol, por onde vêm os mortos.
CopiarCompartilhar
Os sem glóriaSó eram enviados a Hel aqueles que morreram sem glória, ou seja, quem morreu por meio de doença ou velhice, os que morriam em batalhas não se tornavam parte do submundo de Hel.
CopiarCompartilhar
Nem boa nem má, justa!Diferentemente dos deuses do mundo inferior de outras mitologias, Hel não era boa nem má, simplesmente justa. Quando os espíritos dos bondosos eram trazidos ao seu reino, ela cuidava deles e dava conforto. Mas aos que ela julgava como maus, sem piedade alguma, os jogava nas profundezas do rio Niflheim.
CopiarCompartilhar
Cuidando das almasHelheim também servia como abrigo e ponto de encontro para as almas que iam reencarnar. Hel guiava as almas que não escolheram o caminho da guerra e da violência por meio do círculo da reencarnação. Ela também cuidava das crianças e mulheres que morriam no parto.
CopiarCompartilhar
Aparência de HelAcredita-se que metade do corpo de Hel era uma mulher linda e a outra parte teria um corpo terrível em decomposição. Era como se metade dela estivesse viva e a outra morta. Essa fisionomia lhe tornava única e reconhecida por onde passava.
CopiarCompartilhar
Fora da guerraSegundo a mitologia, Hel não participou da Ragnarök, uma grande batalha que resultou na morte de diversos deuses, incluindo Odin, Thor e Loki. Esse evento marcou o renascimento do mundo, mas Hel optou por ficar em seus domínios e não tomar partido de ninguém.
CopiarCompartilhar
Poder absolutoDe acordo com a lenda, ninguém podia derrotar Hel em seu mundo, por isso que nenhum deus ousava enfrentá-la, nem mesmo Thor e Odin. Acredita-se que ao contrário de Hades, na mitologia grega, Hel jamais saiu de seu reino.
Descubra quem foi Hades, deus da Mitologia Grega.
CopiarCompartilhar
CuriosidadeA deusa Hel aparece no jogo online Smite, sendo bem fiel à mitologia nórdica, como rainha do submundo. Porém ela tem, no jogo, o poder de mudar de forma, uma delas é uma jovem loira que tem a habilidade de curar os seus aliados e uma outra em que se torna perversa e causa muitos danos aos seus aliados.
CopiarCompartilhar
Transformada em demônioApesar de ser uma deusa neutra, pois não tomava partido das coisas, era apenas justa, Hel foi demonizada ao longo dos séculos pela cultura judaico-cristã. Foi transformada em um ser maligno e horrendo, que fica à espreita esperando o momento de devorar sua alma.
CopiarCompartilhar
Tradição nórdicaNa cultura nórdica, eles colocavam nos pés dos falecidos sapatos pesados e fortes, chamados de “sapatos de Hel”. Isso era para que os seus pés não sofressem com as longas travessias e também para que não voltassem ao mundo dos vivos.
Conheça mais a fundo a Mitologia Nórdica!
CopiarCompartilhar
Histórias de HelAcredita-se que Loki fraudou uma competição para que a morte de Balder acontecesse. A mãe dele pediu a sua alma de volta para Hel e ela concordou, desde que cada ser vivo chorasse por sua morte. Mas Frigga, mãe de Balder, não conseguiu.
CopiarCompartilhar