Ptah
Mitos egípcios dizem que além de Deus dos artesãos e criador das artes, foi dele que veio a criação do universo através de sua sala. É o deus protetor da cidade de Mênfis, onde ficava o lugar principal de seu culto, porém foi adorado em todo o Egito e Núbia.
Quem foi PtahPtah, ou Ptá (provavelmente vocalizado como “Pitá”, em egípcio antigo) era o deus dos artesãos e dos arquitetos na Mitologia egípcia. Foi o criador primordial do céu e da terra. Entretanto, é geralmente associado às construções de materiais em pedra, sem vida. É patrono dos pedreiros, pintores, escultores e carpinteiros. Além disso, também pode ser considerado como um deus do renascimento.
Conheça Ka, um grande deus da mitologia egípcia
CopiarCompartilhar
RepresentaçãoGeralmente, o deus Ptah é representado como um homem mumificado, segurando um cetro, o qual apresenta os símbolos “ankh”, “was” e “djed”, que significam, respectivamente, vida, força e estabilidade. Seu animal simbólico é o escaravelho, que é um grande símbolo de sorte e da criação no Antigo Egito.
CopiarCompartilhar
CasamentoO casamento de Ptah não é muito claro. Às vezes, considera-se sua esposa Sekmet, deusa-leoa da guerra; enquanto outras vezes sua esposa seria Bastet, deusa-gata da fertilidade, protetora das mulheres. Além disso, já foi associado como marido de muitas outras deusas menores. Entretanto, é certo que seus filhos são: Nefertem, Mihos e Maahes. É também considerado pai de Imhotep, grande polímata que arquitetou a pirâmide de Djoser.
CopiarCompartilhar
CultoPtah era um deus muito adorado no Antigo Egito. Era considerado deus de todas as coisas, de tal forma que lhe é atribuída a criação dos oito deuses de Ogdoáde de Hermópolis – deuses responsáveis pela criação do Universo. É importante lembrar que o mito de criação egípcia é um dos mais complexos já conhecidos.
CopiarCompartilhar
Associação com outros deusesPtah foi associado a diversos deuses, sendo talvez a mais importante a associação com o deus Tatenen (um deus primordial da criação). Entretanto, também é vinculado a tantos outros, assim como Osíris (deus do julgamento), Hapi (deus do Nilo) , Sokar (um dos deuses funerários do Antigo Egito). Existe também o Ptah-Sokar-Osíris, que seria a fusão dos três deuses.
Veja mais sobre a Mitologia Egípcia
CopiarCompartilhar
A Tríade de MênfisMênfis foi a primeira capital do Antigo Egito, e também foi o principal local de culto do deus Ptah. Tamanha é a adoração dos moradores da cidade que eles passam a adorar também a família de Ptah, de forma a criar a “Tríade de Mênfis” – formada pelo deus criador, sua esposa (Sekmet) e seu filho (Nefertem).
CopiarCompartilhar
O deus grego HefestoPtah, por ser sobretudo um deus artesão, grande manipulador de pedra e ferro, é muito associado ao deus grego Hefesto, ou, em sua versão romana, Vulcano. Entretanto, Hefesto, para os gregos, não apresentava a mesma importância que Ptah tinham para os egípcios.
Conheça os Deuses da Mitologia Grega!
CopiarCompartilhar
Salvação de PelúsioSegundo a lenda, Ptah salvou a cidade egípcia Pelúsio da invasão dos assírios. O deus ordenou que todos os vermes dos campos devorassem as cordas dos arcos dos inimigos, assim como as alças dos escudos, destruindo todas suas armas, obrigando-os a fugir de pânico. Dessa forma, Ptah era considerado um grande guardião protetor do Egito.
CopiarCompartilhar
Locais de cultoApesar de Ptah ser cultuado em todo o território egípcio, sobretudo em Mênfis e Heliópolis, esse deus também era cultuado em outras nações, tal como Núbia e outras terras fronteiriças. Núbia era partilhada entre Egito e Sudão.
Maat, a deusa da verdade e da justiça na mitologia egípcia
CopiarCompartilhar
Briga entre Hórus e SethSegundo a teologia menfita, Ptah é uma peça fundamental na relação entre os deuses Hórus (deus dos céus) e Seth (deus do caos e da guerra). Ptah estabelece Seth como o senhor do Alto Egito, enquanto o deus Geb (deus da terra) determina Hórus como senhor do Baixo Egito, justificando e intensificando, assim, a dualidade entre o Alto e o Baixo Egito.
CopiarCompartilhar