Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Ptah

Mitos egípcios dizem que além de Deus dos artesãos e criador das artes, foi dele que veio a criação do universo através de sua sala. É o deus protetor da cidade de Mênfis, onde ficava o lugar principal de seu culto, porém foi adorado em todo o Egito e Núbia.

Quem foi Ptah

Ptah, ou Ptá (provavelmente vocalizado como “Pitá”, em egípcio antigo) era o deus dos artesãos e dos arquitetos na Mitologia egípcia. Foi o criador primordial do céu e da terra. Entretanto, é geralmente associado às construções de materiais em pedra, sem vida. É patrono dos pedreiros, pintores, escultores e carpinteiros. Além disso, também pode ser considerado como um deus do renascimento.

Conheça Ka, um grande deus da mitologia egípcia
Copiar
Compartilhar
Representação

Geralmente, o deus Ptah é representado como um homem mumificado, segurando um cetro, o qual apresenta os símbolos “ankh”, “was” e “djed”, que significam, respectivamente, vida, força e estabilidade. Seu animal simbólico é o escaravelho, que é um grande símbolo de sorte e da criação no Antigo Egito.


Copiar
Compartilhar
Casamento

O casamento de Ptah não é muito claro. Às vezes, considera-se sua esposa Sekmet, deusa-leoa da guerra; enquanto outras vezes sua esposa seria Bastet, deusa-gata da fertilidade, protetora das mulheres. Além disso, já foi associado como marido de muitas outras deusas menores. Entretanto, é certo que seus filhos são: Nefertem, Mihos e Maahes. É também considerado pai de Imhotep, grande polímata que arquitetou a pirâmide de Djoser.


Copiar
Compartilhar
Culto

Ptah era um deus muito adorado no Antigo Egito. Era considerado deus de todas as coisas, de tal forma que lhe é atribuída a criação dos oito deuses de Ogdoáde de Hermópolis – deuses responsáveis pela criação do Universo. É importante lembrar que o mito de criação egípcia é um dos mais complexos já conhecidos.


Copiar
Compartilhar
Associação com outros deuses

Ptah foi associado a diversos deuses, sendo talvez a mais importante a associação com o deus Tatenen (um deus primordial da criação). Entretanto, também é vinculado a tantos outros, assim como Osíris (deus do julgamento), Hapi (deus do Nilo) , Sokar (um dos deuses funerários do Antigo Egito). Existe também o Ptah-Sokar-Osíris, que seria a fusão dos três deuses.

Veja mais sobre a Mitologia Egípcia
Copiar
Compartilhar
A Tríade de Mênfis

Mênfis foi a primeira capital do Antigo Egito, e também foi o principal local de culto do deus Ptah. Tamanha é a adoração dos moradores da cidade que eles passam a adorar também a família de Ptah, de forma a criar a “Tríade de Mênfis” – formada pelo deus criador, sua esposa (Sekmet) e seu filho (Nefertem).


Copiar
Compartilhar
O deus grego Hefesto

Ptah, por ser sobretudo um deus artesão, grande manipulador de pedra e ferro, é muito associado ao deus grego Hefesto, ou, em sua versão romana, Vulcano. Entretanto, Hefesto, para os gregos, não apresentava a mesma importância que Ptah tinham para os egípcios.

Conheça os Deuses da Mitologia Grega!
Copiar
Compartilhar
 
Salvação de Pelúsio

Segundo a lenda, Ptah salvou a cidade egípcia Pelúsio da invasão dos assírios. O deus ordenou que todos os vermes dos campos devorassem as cordas dos arcos dos inimigos, assim como as alças dos escudos, destruindo todas suas armas, obrigando-os a fugir de pânico. Dessa forma, Ptah era considerado um grande guardião protetor do Egito.


Copiar
Compartilhar
Locais de culto

Apesar de Ptah ser cultuado em todo o território egípcio, sobretudo em Mênfis e Heliópolis, esse deus também era cultuado em outras nações, tal como Núbia e outras terras fronteiriças. Núbia era partilhada entre Egito e Sudão.

Maat, a deusa da verdade e da justiça na mitologia egípcia
Copiar
Compartilhar
Briga entre Hórus e Seth

Segundo a teologia menfita, Ptah é uma peça fundamental na relação entre os deuses Hórus (deus dos céus) e Seth (deus do caos e da guerra). Ptah estabelece Seth como o senhor do Alto Egito, enquanto o deus Geb (deus da terra) determina Hórus como senhor do Baixo Egito, justificando e intensificando, assim, a dualidade entre o Alto e o Baixo Egito.


Copiar
Compartilhar
fechar