Dia de Nossa Senhora das Dores
O dia de Nossa Senhora das Dores é celebrado no dia 15 de Setembro. A Virgem recebe esse nome em virtude dos setes sofrimentos que teve em sua vida, especialmente durante a Paixão de Cristo. Em alguns lugares, a Mãe também é chamada como Nossa Senhora das Sete Dores. Seu dia é uma data em sua memória, para relembrar, orar e agradecer à Mãe Santíssima. Padroeira dos sofredores, Nossa Senhora das Dores intercede por nós nos momentos de dor e desespero, e ilumina nosso caminho com sua luz e paciência. Que nessa data possamos ser agraciados pelas virtudes da Mãe Rainha e orar em sua memória! Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Sete doresA Virgem Maria recebeu vários títulos ao longo da história. Um deles, é Nossa Senhora das Dores, em referência às sete dores que sofreu em sua vida, principalmente durante a Paixão de Cristo. Seu dia é celebrado pelos católicos em 15 de setembro.
Comemore o Dia de Santa Brígida, uma santa devota de Nossa Senhora
CopiarCompartilhar
A festaSeu primeiro culto ocorreu em 1221, quando no Mosteiro de Schönau, na época Germânia, atual Alemanha, houve a primeira festa em homenagem à Nossa Senhora das Dores. Hoje a festa celebrada em 15 de setembro, teve início em 1239, em Florença, na Itália.
CopiarCompartilhar
Três das sete doresPrimeira dor: há a profecia de Simeão sobre Jesus, dizendo que uma espada transpassaria o coração de sua mãe (Lucas, 2, 34-35);
Segunda dor: quando sofreu com a fuga para o Egito (Mateus, 2, 13-21);
Terceira dor: o desaparecimento do Menino Jesus por três dias, e o sofrimento que isso causou (Lucas, 2, 41-51). Oh, Nossa Senhora das Dores rogai por nós, neste 15 de setembro!
CopiarCompartilhar
Você também pode gostarDescubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário
Conheça o santo do dia 15 de setembro
Quatro das sete doresQuarta dor: a caminho do calvário, Maria encontra Jesus com a cruz nos ombros (Lucas, 23, 27-31);
Quinta dor: a morte de seu filho Jesus na cruz ao lado de dois ladrões (João, 19, 25-27);
Sexta dor: Nossa Senhora recebe o corpo de Jesus tirado da cruz (Mateus, 27, 55-61);
Sétima dor: o sepultamento de Jesus e sua solidão (Lucas, 23, 55-56).
Ave Maria, rogai por nós. Viva Nossa Senhora das Dores, cultuada e celebrada em 15 de setembro.
CopiarCompartilhar
Oração 1Nossa Senhora das Dores, celebrada em 15 de setembro, dai-me a paz necessária para compreender a minha vida. Ilumine meus dias, e me faça suportar minhas próprias dores.
"Virgem dolorosíssima, seríamos ingratos, se não nos esforçassemos em promover a memória e o culto de vossas dores, vosso Divino Filho tem vinculado à devoção de vossas dores, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios, e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos, Senhora, de vosso Divino Filho, pelos Méritos de vossas Dores e lágrimas, a graça. Creio, Pai-Nosso, Ave-Maria em honra a Santíssima Trindade."
CopiarCompartilhar
RepresentaçãoNossa Senhora das Dores é representada com uma imagem de dor e sofrimento. Seu imaculado coração é ferido com sete espadas. Por vezes, é possível encontrar imagens onde apenas uma espada fere o seu coração. O dia de celebração dela é em 15 de setembro.
CopiarCompartilhar
Outras imagensEm outros casos, Nossa Senhora das Dores é representada contemplando o filho morto em frente da cruz. Por conta disso, teve origem o hino medieval Stabat Mater Dolorosa, em tradução "Estava a Mãe Dolorosa". Outra famosa representação é Maria segurando Jesus morto nos braços, o que deu origem à escultura Pietá.
CopiarCompartilhar
Força e coragemNossa Senhora das Dores, que celebramos em 15 de setembro, e que sofreu como mais ninguém por seu filho. Que o viu ser crucificado e morto. Que diante de todos ajoelhou pedindo, me guie e me acolha. Me faça forte para seguir adiante com minhas próprias provações. Amém.
CopiarCompartilhar
Mãe de todosNossa Senhora, mãe de todos os homens e de Jesus Cristo. Aos pés da cruz viu seu filho padecer. Hoje, mãe de todos os fiéis também, nos proteja e jogue seu manto sobre nós. Nossa Senhora das Dores, cultuada em 15 de setembro e bendita entre todas. Nos faça aguentar nossas dores como aguentaste as suas.
CopiarCompartilhar
Terço de Nossa Senhora das DoresMuitos conhecem esse símbolo de fé à Nossa Senhora das Dores, chamado de o Rosário das Lágrimas, Terço das Lágrimas ou ainda Terço de Nossa Senhora das Dores. Com 49 contas brancas divididas em sete partes, de sete contas cada uma. Celebramos o seu dia em 15 de setembro.
CopiarCompartilhar
A rezaCada parte do Terço de Nossa Senhora das Dores representando uma dor de Nossa Senhora. Para rezar, é preciso contemplar uma dor e um pai nosso e sete Ave-Marias para cada conta. O culto a ela é no dia 15 de setembro.
CopiarCompartilhar
Oração finalNossa Senhora das Dores, que suportou as mais difíceis provações por seu único filho Jesus Cristo, me faça alguém melhor e benevolente.
Conheça o Dia de Santa Isabel, a santa da caridade
"Daí-nos Senhora, a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de vós a “Mãe das Dores”, para que possamos participar de vossos sofrimentos e vos consolemos pelo nosso amor e nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no céu. Amém."
CopiarCompartilhar