Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Ensinamentos essenciais Monja Coen

Ex jornalista, palestrante, atual presidente do Conselho Religioso da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e autora de diversos livros, a Monja Coen é referência pelas suas palestras e ensinamentos sobre o budismo, religião e a vida. Confira aqui os ensinamentos e reflexões mais populares.

A luz que vem de dentro Monja Coen

Cada vez que um de nós se torna um ser iluminado, toda a humanidade caminha um passo em direção a iluminação.


Copiar
Compartilhar
Amor Monja Coen

Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independentemente do seu "eu" individual.


Copiar
Compartilhar
Como desenvolver o amor-próprio Monja Coen

Temos uma tendência muito grande de olhar defeitos e faltas. Começa a olhar as suas qualidades, no que que você tem de bom. O que é bom em você? O que que você faz que beneficia a si e aos outros? E onde é que está faltando? Você sente que as pessoas não gostam de você? Você sente que você é menos do que alguém? É porque você ainda está comparando. Então é você deixar de lado as comparações. Você é quem você é! Resultado de todas essas experiências, inclusive da ancestralidade que faz com que você seja quem você é neste momento e perceba que é perfeita(o) como é… Que ao mesmo tempo está em transformação e que pode ser cada vez melhor. É só isto, não é mais do que isto. Eu tenho jeito, porque eu sou ser humano e o ser humano tem infinitas possibilidades. Aprecie a sua vida.

Conheça a filosofia Asiática milenar do Budismo
Copiar
Compartilhar
Se tiver que escolher algo na vida, escolha ser Monja Coen

Estamos o tempo todo fazendo escolhas e não prestamos muita atenção à repercussão que essas escolhas podem ter na nossa vida, porque uma coisa é certa: está tudo interligado, interconectado. Nada existe separado. Tudo o que nós fazemos, falamos, pensamos, como nós agimos no mundo vai transformar coisas à nossa volta. Tinha um grande fotógrafo chamado Cartier Bresson que dizia que existe uma coisa que se chama o momento decisivo. Às vezes ele ficava lá um tempão para tirar fotografia de alguma coisa, mas ele dizia que existia um momento decisivo. Às vezes de repente o pássaro passou. Tava tudo quieto, tudo igual, mas tem um momento que alguma coisa acontece e que transforma a mesma fotografia. Isso é a nossa vida. Tem momentos decisivos, momentos que a gente tem que perceber qual é a decisão correta. Se eu clico na câmera ou não, se eu gravo isto ou não, se eu me manifesto neste momento ou não. É preciso estar desperto, acordado. Se eu estou meio adormecido eu perco o momento decisivo. Eu perco o momento da minha ação adequada no mundo.


Copiar
Compartilhar
A tranquilidade de uma mente vazia Monja Coen

Alguns dizem que é preciso esvaziar a mente. Eu pergunto: como esvaziar o que já está vazio? Basta perceber que nada é fixo, nada permanente – isto é o vazio. A mente vazia é aberta e flexível. Chora e ri. Pensa e não pensa. Não precisa ser esvaziada – já é vazia. Sendo vazia é clara e iluminada, em constante atividade e transformação. Apenas escolha com o que alimentá-la. Você mesma(o) é o programa e o programador, o computador e seus acessórios. Cuide-se bem.


Copiar
Compartilhar
Vida e evolução Monja Coen

A sabedoria não vem do acerto, mas do aprendizado com os erros.

Inspire-se na filosofia budista e transforme sua vida
Copiar
Compartilhar
Quando você olha para dentro, transforma o lado de fora Monja Coen

Nós somos feitos de tudo que existe no universo. Se não cuidarmos de tudo, não estamos cuidando de nós. Quando nós nos engajamos em ações sociais, de cuidar daqueles que precisam sem a intenção de estar sendo bonzinho, mas percebendo que o outro sou eu, que todos os outros que nós encontramos são aspectos de mim mesmo, é que a minha doação é livre e solta de intenções. Ela se torna uma ação efetiva de transformação.


Copiar
Compartilhar
 
Gratidão Monja Coen

Que tal você tirar a palavra limite e pensar o que que é gratidão? O que é conformar-se, o que é aceitar? O que é gratidão verdadeira mesmo sem ter nada? Às vezes tendo nada temos mais, por que não tem nada a perder. As coisas mudam. Não há nada fixo, nem nada permanente. Então não reclame. Quanto mais você reclama mais você entra num círculo vicioso de não poder sair do buraco em que se meteu.


Copiar
Compartilhar
Ensinamentos em forma de vida Monja Coen

Faça o bem, fale o bem, pense o bem. Perceba que cada ser que encontramos é um ser iluminado, disfarçado a nos mostrar o caminho. Alguns nos mostram como não devemos ser. Outros como devemos ser.

Leve algumas reflexões budistas para o seu dia e deixe a vida mais leve
Copiar
Compartilhar
O poder da resiliência Monja Coen

Resiliência é aquela capacidade de não desisto do meu propósito. A vida é cheia de obstáculos, de dificuldades e a grande bênção é que a gente não desiste dela. Eu não preciso lutar com o outro, eu não preciso matar o outro. Eu preciso encontrar o caminho de chegar até lá. Que salto eu tenho que dar?


Copiar
Compartilhar
fechar