Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Verdades sobre intercâmbio que nem sempre contam

O intercâmbio é o sonho de consumo de muitos estudantes e profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos e conviver em uma nova cultura. Parece perfeito, não é mesmo? Mas existem algumas coisinhas para você se preparar antes de embarcar nessa imersão de sabedoria. Venha descobrir!

Amizades

Fazer amigos pode ser algo complicado e que gera ansiedade em qualquer lugar do mundo e em qualquer momento da sua vida. Em um intercâmbio, isso se intensifica. Além da barreira da linguagem – afinal, por mais que você seja fluente, sempre existem certas gírias e expressões que não entendemos -, também existe a diferença de cultura que pode influenciar muito nas suas amizades. Por mais que os nativos sejam simpáticos, eles não vão entender as suas dificuldades. Por isso, você vai ter que se empenhar muito para fazer novos amigos e ter companhias durante a sua estadia. Mas isso te ajuda tanto a aperfeiçoar a sua linguagem quanto a possuir mais facilidade para se relacionar com as pessoas!


Copiar
Compartilhar
Saudades

Quando a gente está se preparando para um intercâmbio, a gente não para muito para pensar no quão difícil esse desafio vai ser, né? Afinal, nós estamos nos preocupando com a nossa documentação, um lugar para ficar, quanto dinheiro vamos precisar e até mesmo em quais roupas vamos levar... É só quando chegamos ao nosso destino que percebemos que vamos, sim, sentir saudades de casa. E isso, apesar de ser difícil de lidar, é algo normal! No começo, principalmente, ficamos com saudades de tudo, até mesmo das coisas ruins. Mas aos poucos, conforme vamos nos familiarizando com o local e mantendo contato com nossos amigos e parentes, a gente se acostuma!


Copiar
Compartilhar
Fuso horário

Dependendo do local que você for, o fuso horário pode se tornar um grande inimigo para você no começo. Além de se adaptar com uma língua e cultura totalmente novas em um país em que você não conhece ninguém, o seu corpo também terá que se acostumar com o horário do local. Se já é difícil para algumas pessoas se adaptarem com o horário de verão, por exemplo, imagina lidar com horas de diferença? O importante é ter calma nesse processo e saber que é normal ficar um pouco cansado e confuso nos primeiros dias, mas tudo vai dar certo!


Copiar
Compartilhar
Alimentação

Ao escolher o seu destino de viagem, você provavelmente olhou todas as comidas famosas do local para saber com o que você vai lidar, não é mesmo? Mas às vezes a diferença do que a gente está acostumado e do que é apresentado para nós é tão grande que demoramos um tempinho para nos adaptar. É normal, por exemplo, que você encontre comidas enlatadas, o que não é tão comum aqui no Brasil. O importante é ter uma mente aberta e experimentar tudo, afinal, só assim você vai saber o que você gosta ou não!

Dicas fáceis para ter uma alimentação e uma vida saudáveis!
Copiar
Compartilhar
Choque de cultura

Todo país tem suas peculiaridades. Quando chegamos a um local novo, devemos nos preparar para sermos surpreendidos, mas, muitas vezes, o choque de cultura é muito grande, principalmente para nós, brasileiros! Nós somos um povo muito receptivo, mas outros lugares podem não ser assim. Nós nos relacionamos de uma maneira muito calorosa, mas certos países já são mais recatados. É normal ficar receoso e até se sentir um pouco incomodado, mas é importante respeitar as diferenças e não julgar as pessoas. Aos poucos, você vai se acostumando e quem sabe aqueles mais próximos de você não se tornem um pouquinho mais brasileiros?


Copiar
Compartilhar
Clima

Assim como o fuso horário, o clima é algo que demora para você se adaptar, principalmente se você viajar para um local que as temperaturas muito baixas são constantes. O brasileiro está acostumado com calor o ano todo – até mesmo no inverno! – e é normal que 20ºC já seja frio para nós... Por isso, se você for para um lugar em que neva e que ter temperaturas negativas seja algo normal, prepare-se e leve bastante roupas de frio!


Copiar
Compartilhar
Expectativa X Realidade

Viagens pequenas que não precisam de muito tempo de preparação já geram uma expectativa muito grande na gente. Quando tratamos de um intercâmbio, uma viagem que tem duração e preparação estendida, isso se intensifica ainda mais. Porém, devemos tomar cuidado e ficar com os pés no chão! Em um intercâmbio, nem tudo são flores e, muitas vezes, as coisas não vão ocorrer do jeito que a gente espera, afinal, imprevistos acontecem. Por isso, devemos estar preparados para situações assim e lidar com elas da melhor forma possível!


Copiar
Compartilhar
 
Idioma

É normal que as pessoas achem que têm um inglês perfeito, mas, ao chegar a um local, não conseguem se comunicar com as pessoas. Isso pode acontecer por conta do nervosismo, por causa das gírias que não entendemos ou até mesmo por causa de um sotaque mais difícil que não estamos acostumados. No começo, é extremamente normal ter essa dificuldade. Contudo, aos poucos, você vai exercitando o seu próprio conhecimento e vai aprendendo tudo o que você precisa para poder falar com quem você quiser!


Copiar
Compartilhar
Desafios

Por mais que você não pretenda ficar no local por muito tempo e o seu intercâmbio seja limitado, ele não deixa de ser um recomeço para você. Afinal, você está em um lugar totalmente novo, em que você não domina a língua, não está acostumado com a cultura e não conhece ninguém. É normal ter dificuldades e, às vezes, até se sentir desmotivado. Mas não desista! Essa experiência é maravilhosa e ajuda você a crescer tanto psicologicamente quando profissionalmente!

Frases sobre desafios para se inspirar hoje!
Copiar
Compartilhar
Partida

Depois de todos os perrengues que você passou, você deve estar pensando: não vejo a hora de voltar para casa! E, apesar de isso ser verdade e você sentir falta do seu país, de sua família e de seus amigos, você não quer deixar aquele local para trás! Lá, você aprendeu a se virar sozinho, você fez amigos novos e você teve experiências maravilhosas. Então, o adeus é muito difícil e até mesmo doloroso – talvez, o maior perrengue de toda a sua viagem! Chegar ao seu país vai ser outro desafio e você vai ter que se readaptar novamente. Mas eu te prometo: tudo vai valer a pena!


Copiar
Compartilhar
fechar