Néftis
Com uma cultura repleta de conteúdo e muita história para contar, o Antigo Egito é um poço de curiosidades até hoje — principalmente pela Mitologia Egípcia. Você sabe quem é Néftis, conhecida também como a Deusa do Pôr do Sol? Venha descobrir tudo sobre essa figura mitológica!
Significado do nome: NéftisNéftis é uma deusa da enéade da cidade de Heliópolis. Ela é uma das principais deusas presentes no panteão dos egípcios antigos. Seu nome significa "a casa onde o sol retorna no fim do seu curso". É chamada de a "Senhora da Casa", a "Deusa do Pôr do Sol", "Deusa dos Túmulos" ou ainda de a "Deusa da Morte".
Conheça mais sobre Mitologia Egípcia
CopiarCompartilhar
RepresentaçãoSua representação aparece em tumbas e sarcófagos do Egito. Sempre feminina, muitas vezes com corpo de mulher e cabeça de serpente ou corpo de serpente com cabeça de mulher. Ás vezes até é associada a um escorpião com cabeça de mulher. De qualquer forma, é sempre uma figura belíssima, sedutora, irresistível e, por vezes, lasciva. Não bastasse isso, Néftis podia assumir a forma que quisesse, e por vezes seduziu homens desta maneira.
CopiarCompartilhar
Árvore genealógicaNa Enéade de Heliópolis, Néftis é filha de Nut e Geb; irmã de Osíris e Ísis. Muitas vezes é difícil diferenciar as duas irmãs, já que a aparência de Néftis é idêntica de Ísis, e as duas distribuíam vida plena e felicidade. Muitos traços de suas características são misteriosos até hoje, mas é possível encontrar descrições das duas. Ambas tinham o mesmo símbolo: na cabeça, um abutre e o disco solar, com chifres do Sol.
CopiarCompartilhar
Diferenciação das irmãsEm algumas representações, Ísis porta na cabeça o trono do mundo, enquanto Néftis, o pilar que sustenta esse trono. Há ainda quem diga que na cabeça de Néftis há um cesto sobre uma coluna, que representaria uma casa. Essa última descrição combina com sua relação com a proteção e o nome "Senhora da Casa".
Leia mais sobre Ísis, a irmã de Néftis!
CopiarCompartilhar
Deusa protetoraComo protetoras dos mortos (múmias), as irmãs eram colocadas juntas em rituais funerários. Ísis na frente, protegendo os pés, e Néftis atrás, protegendo a cabeça. É possível achar menções à Néftis como "deusa das utilidades" ou "deusa da excelência", por conta da associação com a assistência divina e proteção.
CopiarCompartilhar
Metamorfose ambulanteNéftis era esposa de Seth, um deus que ela não amava e era estéril. Ansiando por um filho, a deusa se transformou em Ísis, que era casada com o irmão Osíris, para que conseguisse engravidar. Assim, passou uma noite com o marido da irmã, concebendo Anúbis: o deus da mumificação. Néftis chorou ao lado da irmã quando Osíris morreu.
CopiarCompartilhar
Rituais de morteOs rituais de morte eram muito valorizados pelos egípcios. O elemento central na religião deles era a crença na continuidade da vida após a morte. Por conta disso, não é admirável que Néftis tenha sido muito importante para eles, já que era uma deusa protetora dos mortos, auxiliando-os na travessia para os campos de Osíris. Há também o fato de ser a mãe de Anúbis, o deus da mumificação.
CopiarCompartilhar