Aton
A mitologia egípcia é mais antiga que o cristianismo. É uma cultura muito antiga e cheia de lendas sobre deuses que controlam a natureza. Você sabia que eles acreditam em Aton, o deus do sol? De acordo com as histórias, ele já foi representado com uma cabeça de falcão! Conheça mais sobre esse deus!
Filosofia religiosaO culto a Aton se tratava de uma filosofia religiosa "pseudo-monoteísta" (monolátrica/henoteísta), que é a base central da crença monoteísta adotada por diversas religiões como o judaísmo,o cristianismo, o islamismo, entre outros.
CopiarCompartilhar
Deus SolAton é o Deus sol na mitologia egípcia antiga. Ele é considerado masculino e feminino simultaneamente.
CopiarCompartilhar
RepresentatividadeAton é representado pela imagem do sol com mãos humanas na ponta de cada raio. Em algumas imagens, Aton segura a chave da vida, ankh, proclamando que seus raios davam vida aos por ele iluminados.
Você sabe o que é mitologia?
CopiarCompartilhar
Deus do universo visívelAton era o Deus do universo visível, e não apenas daquilo que habitava a região dos vales do rio Nilo.
CopiarCompartilhar
Cabeça de falcãoO Deus do sol, Aton, ganhou grande notoriedade no reinado de Amenhotep III, quando ele ainda era retratado como um homem com cabeça de falcão.
CopiarCompartilhar
Deus SupremoPor um curto momento da história egípcia, Aton foi considerado o Deus supremo e onipotente do Egito.
CopiarCompartilhar
Entidade AtonAton foi a entidade escolhida por Akhenaton para tornar-se o Deus único em seu reinado.
Práticas religiosas da mitologia
CopiarCompartilhar
Horizonte de AtonNo reinado do faraó, ele fundou uma nova capital, Akhet-Aton (atualmente Tell el-Amarna), que significa “Horizonte de Aton”, e mudou-se de Tebas para lá.
CopiarCompartilhar
AkhenatonO termo “Akhenaton” significa “espírito de Deus”.
CopiarCompartilhar
Essência de AtonA essência de Aton foi preservada no hino dedicado a ele, esculpido nas paredes dos túmulos dos nobres em Akhet-Aton.
CopiarCompartilhar
Disco solarNo reino do faraó Aquenáton, o deus Áton era representado como um disco solar, fonte de energia da vida terrena, cujos raios do símbolo terminavam com mãos que seguravam a chave do Ankh.
CopiarCompartilhar
EstátuasA população em geral não venerava diretamente a divindade Aton, mas venerava a imagem do seu filho faraó, sangue do seu sangue. Por isso, no templo existiam milhares de estátuas de Akhenaton.
Leia mais sobre as curiosidades mitológicas
CopiarCompartilhar
Culto de AtonO culto de Aton se alimenta dessa alegria que saúda a beleza da criação talhada pelo divino. Aton afasta a noite e a morte.
CopiarCompartilhar
XII dinastiaAs primeiras menções ao nome do Deus Aton são encontradas por volta da época da XII dinastia egípcia.
Sabia que os vikings têm sua própria mitologia?
CopiarCompartilhar
Deuses egípciosAo contrário dos antigos deuses e deusas egípcios, as imagens do Aton não assumem uma forma humana ou animal.
CopiarCompartilhar