Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Frases de Nelson Xavier

Interessado pelo mundo da arte desde pequenos, Nelson sabia que precisaria seguir sua vocação para evoluir. Foi isso que buscou! Ator e diretor brasileiro, trabalhou ao longo de cinco décadas no teatro, na televisão e no cinema. Saiba mais sobre o artista que deu vida a Chico Xavier no cinema.

30/08/1941 09/05/2017
Lições de Chico Xavier Nelson Xavier

Os tempos eram outros. Hoje fico com as lições do Chico: a da solidariedade, do amai-vos uns aos outros.


Copiar
Compartilhar
Formação Nelson Xavier

Minha formação é de esquerda, partido comunista, militante, queria fazer a revolução, transformar a sociedade numa sociedade socialista.


Copiar
Compartilhar
Como se considera Nelson Xavier

Me considero uma pessoa muito emotiva. Embora também me considere muito cuidadoso e detalhista; rigorosamente e paranoicamente detalhista.


Copiar
Compartilhar
Escrever Nelson Xavier

Desde menino, eu escrevo. Meu negócio era esse. Nunca fui empresário. Para fazer cinema no Brasil tem que ter algumas coisas de empresário. Mas eu não tenho. Não sei lidar com dinheiro. Não sei administrar. Para mim, é complicado. Por isso não produzi mais filmes na minha vida. Tenho dois, três ou quatro roteiros que tentei fazer. Mas não tenho capacidade. Voltei a escrever agora mais um roteiro.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Famosos que fazem aniversário dia 30 de Agosto

Famosos que faleceram dia 9 de Maio

Brasil na época do golpe Nelson Xavier

Era um país desperto. Exatamente um país como é hoje nas ruas. Greves e reclamação, todo mundo querendo mudar o Brasil, reformas de base, o Jango. Jango foi assassinado. A gente não estava preparado para o golpe. O golpe foi de uma brutalidade…


Copiar
Compartilhar
Teatro antes e depois do golpe Nelson Xavier

A gente queria que o teatro mudasse a consciência das pessoas. Era uma exagero. Mas a gente queria isso. Por isso ia a sindicatos, a diretórios estudantis. A gente observava, nas nossas preocupações de interpretação, o homem da rua, o operário, para se comportar cenicamente como ele. Havia uma busca social de se identificar com as classes excluídas, no sentido de conscientizar. Por isso, depois, foi difícil para mim me adaptar a fazer um teatro chamado burguês ou pequeno burguês, que só divertia. Naquele tempo - e antes do golpe, então - teatro para divertir, para passatempo, eu tinha desprezo; era um sectarismo muito grande. Stalinista até os ossos. Eu não respeitava as pessoas que faziam isso. Eu nem cumprimentava. Era vigente a palavra alienação; os alienados e os comprometidos. Naquele tempo, o preto era preto e o branco era branco. Depois do golpe, ficou meio cinzento.


Copiar
Compartilhar
 
Capitalismo Nelson Xavier

O homem só vai ser feliz quando acabar a propriedade. Acho o capitalismo cada vez pior. Ainda mais agora. A gente vive na periferia do capitalismo. A sociedade de massa com consumo dirigido. O sujeito acabou. A gente vive um momento muito difícil, porque até capitalistas ferrenhos estão admitindo que Marx tinha um pouco de razão. A ideologia dominante continua sendo capitalista, mas estão revirando esse cadáver. A gente está num beco, porque essa previsão de que o consumo é indispensável para manter a produção é um beco sem saída. A gente vive uma coisa que tem a ver com o mercado e não com o homem. Cada vez mais pessoas estão se dando conta disso. É um caminho árduo.


Copiar
Compartilhar
Diagnosticado com câncer Nelson Xavier

Primeiro, você entende o que é abismo. Porque você cai nele. Mas, depois, o fato de encontrar Chico, você passa a entender que isso pode melhorar você. E acho que melhorei por causa disso. Perdi muito de uma incrível arrogância. Só aí tive noção da dimensão da minha arrogância intelectual e psicológica. Então comecei a encarar o fim, porque a noção de finitude te humaniza. Acho que fiquei melhor como pessoa por causa do Chico, mas também por causa do câncer. Descobrir o Chico me deu serenidade.


Copiar
Compartilhar
Personagens Lampião e Chico Xavier Nelson Xavier

Apesar de muito desiguais, comungassem duas características admiráveis: ocuparam posições de liderança e ousaram levar às últimas consequências aquilo em que acreditavam. Curiosamente, demorei para me dar conta de tais similaridades. Quando resolvi interpretar o Lampião e o Chico, mal os conhecia.


Copiar
Compartilhar
Segundo longa de Chico Xavier Nelson Xavier

Temia o risco de ficar demasiadamente marcado pelo papel e, acima de tudo, não desejava me aproveitar do Chico, explorá-lo, usufruir em excesso do carisma e da imagem positiva dele. Mas, conversando melhor com os diretores do longa, percebi que havia espaço para tentar um caminho diferente, que não se tratava de reciclar uma fórmula já testada. O Chico de agora lembra apenas vagamente o que construí no trabalho anterior. Está bem mais idoso, mais alquebrado, quase trôpego.


Copiar
Compartilhar
Ser espiritualizado Nelson Xavier

Prefiro afirmar que me espiritualizei. Continuo socialista, mas passei a crer numa força sobrenatural. Só não declaro que acredito em Deus porque a palavra Deus é muito gasta.


Copiar
Compartilhar
Descoberta do câncer na próstata Nelson Xavier

Eu, com câncer?! Em razão de uma onipotência tola, um atrevimento absurdo, sempre me considerei imune às doenças graves e não realizava exames preventivos. Desde garoto, aliás, cultivava a certeza de que atingiria os 100 anos.


Copiar
Compartilhar
Revolução Nelson Xavier

Nenhum dos personagens que fiz mudou minha vida. O Chico fez uma revolução.


Copiar
Compartilhar
Encontro com Chico Xavier Nelson Xavier

Foi meu encontro com Chico que me fez sentir uma coisa tão radical. Eu achei que precisava fazer alguma coisa em troca. Quando eu o encontrei, a ideia que mais me dominou foi: “O que eu fiz para merecer esse prêmio? Eu não fiz nada”.


Copiar
Compartilhar
Interesse pela doutrina espírita Nelson Xavier

Enquanto ele era vivo, nunca tive interesse. Minha mãe tinha me mostrado esse mundo e eu nunca me interessei. Até criticava. Até hoje acho um pouco… Os evangélicos estão enchendo o Congresso. Acho que os espíritas deveriam fazer o mesmo. E não fazem. Eles deveriam ser ativos. Mas não é a orientação deles.


Copiar
Compartilhar
Emoção Nelson Xavier

Eu às vezes choro quando não quero. A emoção me inibe às vezes.


Copiar
Compartilhar
Pernambuco Nelson Xavier

Passei um bom tempo morando em Pernambuco. Foi uma época áurea da minha vida.


Copiar
Compartilhar
Interpretar Chico Xavier Nelson Xavier

Ali também foi essa coisa de o papel tomar posse. Fiquei apaixonado por aquele general do povo. Ainda mais naquele momento do Brasil, alguém ir lá e fazer sua justiça.


Copiar
Compartilhar
Consequências do golpe para a educação brasileira Nelson Xavier

Se o golpe não tivesse prendido todo mundo e acabado com aquilo, hoje o Brasil seria um exemplo educacional planetário. Tenho plena convicção.


Copiar
Compartilhar
Luta contra a Ditadura Nelson Xavier

Eu tentei entrar para a luta armada. Marighella era meu herói. Cheguei até a treinar. Não cheguei a pegar em armas. Comecei a frequentar, mas depois desisti. Vi que não iria dar certo. Não tinha futuro.


Copiar
Compartilhar
Mudança de pensamento Nelson Xavier

Mudei no sentido de achar que a gente morre e desaparece numa totalidade. Hoje acredito que a gente permanece com uma identidade e pode até se comunicar.


Copiar
Compartilhar
Encanto da televisão Nelson Xavier

O encanto de fazer televisão é que você não sabe o destino do personagem. Em todos os outros, você sabe. Então é meio desafiador, excitante descobrir qual é o destino.


Copiar
Compartilhar
Ver um espírito se materializando Nelson Xavier

De formação católica, ela abraçou o espiritismo depois de adulta, não sei dizer propriamente como. Só sei que, certa vez, participamos juntos de uma sessão. Ali, presenciei a materialização de um espírito. Não me esqueço do episódio. Estávamos no escuro quando avistei uma luzinha branca, uma fosforescência. Era a entidade que baixava e, pela boca do médium, pronunciava frases com uma voz sibilada. Embora menino, assisti à cena traquilamente, sem sobressaltos.


Copiar
Compartilhar
Universo dos espíritas Nelson Xavier

Sempre encarei naturalmente o universo dos espíritas. Por influência materna, não duvidava - e não duvido - daquilo tudo.


Copiar
Compartilhar
Transição do teatro para a TV Nelson Xavier

Nunca pensei na televisão como linguagem. No início, tinha muito medo. Me sentia muito mal e muito nervoso. O primeiro trabalho não consegui terminar de tão nervoso. Fui chamado para fazer um galã até. Ainda fazia parte desse troço aí de estar perdido. Com o tempo, fui perdendo o medo, me agarrando aos personagens. E aí surgiu Lampião, em 1982.


Copiar
Compartilhar
Pensamento quando jovem Nelson Xavier

Como tantos jovens daquele período, confiava que, cedo ou tarde, iríamos revolucionar o país e implantar um regime mais solidário, mais justo. Che Guevara e Fidel Castro se tornaram meus heróis.


Copiar
Compartilhar
Perda de tempo Nelson Xavier

Jamais me declarei incrédulo em relação à capacidade humana de dialogar com os mortos. Apenas achava uma perda de tempo me escorar no além.


Copiar
Compartilhar
Religiosidade Nelson Xavier

Declarava-me ateu, claro, e mantinha distância cada vez maior das convicções espirituais de minha mãe. Por décadas, permaneci longe da seara religiosa. Até que, em 2004, caí num abismo horroroso...


Copiar
Compartilhar
fechar