Frases de Vladimir Brichta
Sinônimo de talento, Vladimir se consagrou com grandes trabalhos na televisão, cinema e teatro. Conheça mais sobre sua história e personalidade.
Peça de teatro Vladimir BrichtaEu tenho a sensação de que uma peça de teatro, dependendo da abordagem, possa conter uma série de aspectos políticos. Ou seja, não ignoro que algumas das minhas escolhas profissionais possam ser, de fato, atos políticos. Tenho essa ambição. Claro, não estou me referindo à política partidária. Além disso, creio que minha primeira função como ator esteja na capacidade de discutir, de refletir e de levantar questões que sejam de interesse público, ou que eu suponho ser.
CopiarCompartilhar
Debate político Vladimir BrichtaNa verdade, lamento que o debate político não seja ainda mais assumido. Quando vejo colegas expondo ideias, posicionamentos e até voto, acho absolutamente saudável. Não temos esse hábito. Menos ainda quando trabalhamos para uma emissora de televisão, e nossa imagem acaba muito atrelada ao canal. Um resguardo, infelizmente, necessário, já que a figura pública se confunde com a pessoal. Mas, volto a dizer, a escolha do meu repertório não deixa de ser uma atitude política.
CopiarCompartilhar
Palco Vladimir BrichtaO trabalho no palco é mais autoral. Temos maior domínio sobre ele. O teatro sempre foi um espaço mais democrático que a tevê, o cinema. Preserva essa legitimidade da liberdade de escolha.
CopiarCompartilhar
Você também pode gostar
Mistura Vladimir BrichtaOlha, sou uma mistura de: baiano, onde cresci e tive minhas principais referências; mineiro, onde nasci e está a cidade (Diamantina) que meu pai não me deixa esquecer; com São Paulo, de onde são meus pais; com Rio de Janeiro, onde vivo há 15 anos… Enfim, sou um pouco nômade e bem misturado, como o resto da minha família e isso diz bastante a meu respeito. A partir disso, o baiano (mineiro) tem orgulho de sua família e profissão, é um otimista visitado por ideias pessimistas, tem ambições reveláveis só na intimidade e tem saudades da Bahia que já não sabe se é real ou imaginária.
CopiarCompartilhar
Espírito crítico Vladimir BrichtaAcho que promover o espírito crítico em casa é o maior benefício que posso dar aos meus filhos, o que vai muito além da política.
CopiarCompartilhar
Importância Vladimir BrichtaNão sou capaz de dimensionar ao certo a importância dela na minha vida. Mas certamente ela me ajudou muito a estar mais próximo do homem que sempre almejei ser.
CopiarCompartilhar
Aprendizado Vladimir BrichtaGosto da ideia de estar aprendendo sempre e especialmente com meu trabalho. Nunca entro sabendo como fazer um trabalho, no máximo sabendo que saberei fazê-lo de alguma forma. Gosto muito de uma frase de Nietzsche que diz que a arte deve nos tornar suportáveis e, se possível, agradáveis uns aos outros. Isso tem a ver com o aprendizado e amadurecimento.
CopiarCompartilhar
Bom humor Vladimir BrichtaSou sim um cara bem humorado. Acredito no humor como forte ferramenta para desarmar a “taciturdez” (“taciturnice”, como preferir) que encontramos frequentemente nos outros e em nós mesmos. Injustiça é de fato o que me enlouquece.
CopiarCompartilhar
Política Vladimir BrichtaNasci em uma época em que falar de política era correr risco de vida. Mas cresci com pais dispostos a correr esse risco e exercitar o pensamento, o espírito crítico. Cresci também amando a democracia, a liberdade de expressão, a liberdade de discordar e isso não ser um toque de guerra, mas um embate de pensamentos. Vibrei criança com a volta da democracia, e fui às ruas acompanhando meus pais nas Diretas Já. Mas na vida adulta nunca tive uma postura política partidária, apesar de, obviamente, simpatizar mais com umas legendas do que com outras.
CopiarCompartilhar
Fama Vladimir BrichtaAcho que o mais difícil na fama não é a falta de privacidade tão comentada, ao menos não só ela. Mas educar os filhos com esse mesmo espírito crítico citado acima e aplicá-lo na relação de seus pais com o mundo e vice e versa.
CopiarCompartilhar
Sorriso Vladimir BrichtaInterpretar me deixa de testa enrugada. Já o sorriso, esse é bem mais fácil. Rio das bobagens que me permito fazer, dizer, pensar, ouvir. Tenho um apreço severo pela bobagem.
CopiarCompartilhar
Elogio Vladimir BrichtaOlha, todo elogio é bem-vindo, mas não posso dizer que me identifico com todos. Reconhecer-me falível, limitado, foi libertador. Quanto aos suspiros, sempre que estiverem a serviço de algum trabalho, vão me envaidecer mais.
CopiarCompartilhar
Universo feminino Vladimir BrichtaTenho aprendido mais sobre o universo feminino conversando com minha mulher, observando minha filha e, quiçá, ouvindo Chico Buarque.
CopiarCompartilhar
Entre Tapas e Beijos Vladimir BrichtaNa verdade ali no seriado o mote, como o próprio nome do programa sugere, são os encontros e desencontros amorosos daqueles personagens. Portanto, eles precisavam dos desencontros para que a série não acabasse ao final do primeiro ano! Mas acho que o êxito do programa, que ficou cinco anos no ar como líder de audiência do horário, foi um acerto minucioso de toda a equipe e a exploração por parte dos autores de um tema tão caro a qualquer indivíduo; amor, paixão.
CopiarCompartilhar
Casamento Vladimir BrichtaCreia, mas não no formato tradicional de casamento. Existem inúmeras formas de amar e viver um casamento. Sou um grande entusiasta de relacionamentos e creio que a cilada é achar que há uma única fórmula.
CopiarCompartilhar
Trabalhos Vladimir BrichtaFarei uma série da Manuela Dias, com direção de Zé Villamarim, chamada "Justiça", que começou agora em abril e deve ir ao ar no início do segundo semestre. Uma série muito interessante que retrata quatro histórias diferentes de pessoas que se envolveram com a justiça e como lidarão com o futuro, suas culpas, angústias… E ainda esse ano lançarei um filme da Claudia Jouvin que se chama Um Homem Só, onde faço um personagem que resolve fazer um clone de si para tentar resolver a sua vida frustrada.
CopiarCompartilhar
Vaidade Vladimir BrichtaAcho minha vaidade legal. Gosto da forma como lido com ela. Envaideço-me muito com o meu trabalho e isso não tem necessariamente a ver com estar com a aparência mais assim ou assada. Hoje, aos 40 anos, cuidar da aparência tem que significar também cuidar da saúde, então optei por uma ginástica que vai diminuir meu risco de problema na coluna. Enfim, estou na fase que ainda chamo fisioterapia de ginástica para soar mais jovial!
CopiarCompartilhar